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Quando o intervalo acabar, você estará pronto para jogar novamente?

Quando o intervalo acabar, você estará pronto para jogar novamente?

Esta pergunta é séria: você e sua empresa estarão preparados para a próxima pandemia? Na média uma tem acontecido a cada 28 anos:

  • 2020 - Corona COVID-19
  • 2010 - H1N1  
  • 1980 - HIV / AIDS
  • 1922 - Tifo
  • 1917 - Gripe Espanhola
  • 1896 - Varíola  
  • 1850 - Tuberculose
  • 1824 - Cólera
  • 1353 - Peste Bubônica

Entretanto, a atual pandemia revoluciona tudo no mundo corporativo. Somente restarão empresas líquidas. Eu explico, o conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. 

E eu acredito que isso se aplica também as empresas, suas tecnologias, processos e profissionais. 

Diante dessa premissa, qual é o tipo de perfil de profissional para as empresas que irão se preparar para o segundo tempo desse jogo do mundo dos negócios?

No meu humilde palpite, eu tentaria montar o seguinte time que as empresas devem buscar. Logicamente que, o cachê e o salário desses jogadores pode ser caro, mas busque as características deles então em seus processos de recrutamento.

 

Na área de defesa do time

✔ John Luongo, co-inventor do Customer Success na indústria do CRM.                            Se preocupe com o que a platéia do jogo ganhar e não somente a empresa.

✔  Don Peppers, o pai do CRM.                                                                                                           Cuidando da retenção e que nenhum churn, quer dizer, nenhum cliente se perca. 

 

Na área do meio do campo do time

✔  Sérgio Moro.                                                                                                                                       Toda empresa deverá jogar limpo e honestamente em qualquer tipo de partida. 

✔  Papa Francisco.                                                                                                                                  Muitas corporações antigas relutam em mudar, pois estão viciadas em culturas  que não se justificam mais. 

 Charlie Chaplin.                                                                                                                                    Este jogador é essencial para fazer que o jogo seja alegre e descontraído. A empresa tem que se mostrar humana. E ao errar, peça desculpas e não esconda. A empresa deve rir de si mesma. 

✔ Mahatma Gandhi.                                                                                                                               Ele tem a habilidade mais importante do que é negociar, e melhor ainda, sem violência e maldade. Habilidade essencial dentro das corporações, evitando que apenas um ego vença, mas de todos os profissionais. 

 

Na área de ataque do time

✔  Muhammad Yunus.                                                                                                                           Ele não pensou apenas na sua partida, mas ele acredita que todos e de todas as classes devem participar do jogo empresarial. 

Bill Gates.                                                                                                                                               Existe uma expressão chamada "amarrando as chuteiras" que significa estar se aposentando, mas isso não impede que a empresa pare e fique preguiçosa. Ele preparou seus substituto e está doando dinheiro para que novos jogadores do mundo empresarial se formem.

✔ Jeff Bezos.                                                                                                                                            A melhor opção para o ataque é marcar os gols, pois não interessa o que ficou para trás. Faça gol com "bico", mas faça. Pare de enfeitar e passe a bola para outro marcar se for preciso.

✔ Steve Jobs.                                                                                                                                            O melhor inventor de passes do jogo para que outros possam jogar bonito. Inovando e se reinventando sempre que tentaram derrubá-lo durante o jogo.

Tim Berners Lee.                                                                                                                               Ao inventar que as empresas deveriam derrubar suas fronteiras e ir para o mundo, ele acabou por obrigar que não existe mercado e jogo seguro. O jogo agora não é mais apenas num estádio fechado, mas é aberto e para todos assistirem e participarem.

Coordenação e treinador do time

Peter Drucker                                                                                                                                     Ainda tem muito a nos ensinar, contudo, não temos praticado.

Vamos jogar ?

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O Cara do CRM é como é conhecido o Heverton. Isso após vários livros, projetos no Brasil e Exterior, além de palestras e treinamentos.

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