[ editar artigo]

Empreendedorismo feminino inovador

Empreendedorismo feminino inovador

Após décadas marcadas pela luta de igualdade de gênero, as mulheres conquistaram independência e vêm ocupando espaços que antes eram exclusivos dos homens.

O empreendedorismo feminino está em evidência por conta do processo de feminização do mercado de trabalho, ocorrendo assim, um aumento gradativo de empreendimentos organizados por mulheres demonstrando sua importância no cenário econômico.

Porém, mesmo com o aumento do número de mulheres atuando no mercado, o mundo dos negócios ainda impõe alguns obstáculos a elas.
 

Protagonista de seu lar

No Brasil, existem 9,3 milhões de empreendedoras, correspondendo a 34% dos donos de negócios no país. Essa baixa proporção tem a ver com a nossa realidade sociocultural. Durante muito tempo, acreditava-se que “lugar de mulher era em casa”, cuidando dos filhos e afazeres domésticos. Até 1962, mulheres que queriam trabalhar, precisavam ter a autorização do marido.

Hoje, a quantidade de empresárias chefes de família chega a 45%, superando o número de mulheres que dependem do cônjuge. 

Empreendedoras têm qualificação

O empreendedorismo feminino também se caracteriza pela qualificação. 16% das donas de negócio têm maior grau de escolaridade. Além disso, apresentam menores taxas de inadimplência (3,7% para elas contra 4,2% para eles).

Transformação social

Estimular o empreendedorismo feminino favorece a igualdade de gênero, uma vez que as tarefas são equivalentes. Além disso, quanto mais pessoas estiverem envolvidas com um negócio próprio, mais a economia cresce.

O empreendedorismo feminino é mais do que mulheres abrindo empresas, trata-se de uma transformação social.

A importância de inovar e acompanhar as tendências do mercado

Fazer uma gestão de qualidade é importante para o sucesso do negócio, mas uma pitada de novidade, atualização e relevância também é necessária para garantir a performance desejada. Por isso, inove e acompanhe as transformações do mercado.

Mantenha o negócio relevante

Uma empresa que fica parada no tempo tem menos chances de ser bem-sucedida, não é mesmo? A inércia é garantia de deixar de ser interessante para quem compra. Quando a empreendedora acompanha as tendências de mercado, ela consegue criar soluções condizentes com a necessidade do seu nicho, não deixando que o seu negócio caia no esquecimento.

Invista na diferenciação

Quando você se arrisca em algo que ninguém faz, normalmente, ganha a atenção, interesse e decisão de compra do público. Além disso, torna-se referência no assunto.

Aumento da competitividade

Empreendimentos inovadores atraem a atenção do público, melhorando suas vendas e desempenho. Isso faz com que aumente a competitividade, algo favorável para os resultados, uma vez que é mais fácil adquirir clientes. Dessa forma, a empresa consegue se manter em atividade por mais tempo.

Sozinhas vamos mais rápido, juntas vamos mais longe

Agora que você já sabe a importância da inovação no empreendedorismo, busque empresas parceiras que ajudem as empreendedoras a tirar o projeto do papel. O próprio Sebrae oferece consultorias para quem está começando. Além disso, mantenha-se informada com conteúdos relevantes, conheça outras empresárias e fortaleça parcerias.

Quer conhecer o trabalho que o SEBRAE desenvolve no Empreendedorismo Feminino, entre em contato com nossa equipe, através dos canais digitais abaixo.

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵

WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail  ou 0800 570 0800


Dianalu de Almeida Caldato

dalmeida@pr.sebrae.com.br

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Dianalu de Almeida Caldato
Dianalu de Almeida Caldato Seguir

Empreendedora e Consultora de Negócios - SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você