[ editar artigo]

Novo Consumo

Novo Consumo

A jornada do consumidor durante a pandemia foi afetada, antes tínhamos uma pequena parcela nas compras virtuais, que era facilmente identificada, estava mapeada, com dados de faixa etária, tipo de consumo,  e o pós pandemia, como ficará? Quais as tendências de comportamento do consumidor, as novas tecnologias indispensáveis.

Estamos iniciando um novo ciclo de consumo e organização das empresas.  O consumo on line mudou, a faixa etária foi ampliada, o tipo de produto e oferta foi ampliado, novos tipos de negócio surgiram. A necessidade do consumidor está em constante mudança, como os presentes que estão sendo comprados de forma on line e entregues de forma terceirizada (transportadoras, tele entregas), o consumidor não perdeu seus hábitos, inovou na forma de presentear e se fazer presente em ocasiões especiais. Setores de alimentos, farmacêuticos, de higiene, que conseguiram se adaptar rapidamente e inovar sua forma de atuação, estão conseguindo se manter bem no mercado e ampliar suas vendas.

A mudança aconteceu do dia para a noite, decisões que estavam sendo adiadas e organizadas de forma passiva, tiveram que ser tomadas rapidamente, adaptando as empresas e trabalhadores para a nova realidade, modificando os planos dos negócios e até de carreira.

Como as empresas eram vistas, a imagem que passava aos seus clientes, já não é igual, o que era importante para a imagem antes, agora se transformou, ou terá que se transformar para ficar compatível ao novo tipo de consumo, o clientes está valorizando atitudes diferentes e será necessário pensar diferente, para se adequar a esses novos valores.

Os meios de pagamentos estão sendo amplamente divulgados e modernizados, de forma ágil, empresas do setor estão focando em novos produtos, que facilitam e dão segurança ao consumidor e as empresas.

Empresas que perceberam essa mudança de consumo, estão pesquisando novas plataformas, soluções tecnológicas, acessando pesquisas sobre tendências e comportamentos, verificando as tendências e estratégias para os próximos anos, essa década já começou diferente e tem tudo para não voltar mais ao nosso antigo normal.

Mais otimistas dizem  tudo será diferente e melhor, o novo normal está só começando, muitas novidades ainda aparecerão, ninguém vai conseguir ficar de fora dessa grande transformação, por mais planejamento que a empresa execute, a rapidez das mudanças não permitirão planos engessados a longo prazo.

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você