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Descomplicando a Transformação Digital para a sua empresa!

Descomplicando a Transformação Digital para a sua empresa!

A maioria de nós já ouviu falar que as empresas que estão presentes digitalmente, estão sentindo menos impacto financeiro, pois mantiveram suas vendas.

Você quer saber como implantar a transformação digital (TD) na sua empresa? E Como preparar sua equipe para esse processo? Então leia esse artigo até o final!

Transformação digital é o processo de melhorar a experiência dos clientes por meio do uso de recursos digitais, ou seja, adaptar a estrutura e a estratégia da empresa para captar as vantagens que as tecnologias digitais podem proporcionar.

Um dos mitos que existem é pensar que a transformação digital só acontece por meio de mudanças radicais. De fato, muitas vezes ocorrem trocas radicais de processos de fabricação, canais de distribuição ou modelos de negócios. Mas pesquisas demonstram que em empresas tradicionais, uma implantação por partes pode ser mais bem sucedida do que mudanças radicais.

Com base nisso, confira a seguir 6 passos para você conduzir a transformação digital na sua empresa:

1. PREPARE AS PESSOAS DA SUA EMPRESA – a grande maioria das tecnologias digitais oferecem possibilidades de ganho de eficiência e maior proximidade com o cliente, se as pessoas não estiverem preparadas para essas mudanças e se as práticas atuais forem imperfeitas, a TD fará essas falhas aumentarem. Para que seu processo de TD seja bem sucedido você precisa ter na sua empresa pessoas com habilidades em quatro áreas chaves:

            1. Tecnologia – pessoas capazes de entender e adaptar as tecnologias disponíveis às necessidades específicas do negócio, integrando-a aos sistemas já existentes. Isso só é possível com pessoas com conhecimento tecnológico e conhecimento do negócio da empresa.

            2. Dados – a realidade de muitas empresas é que a maioria dos dados não está dentro do padrão (faltam informações, sem linha histórica, etc). Você precisa de pessoas com grande conhecimento na extração, estruturação e análise de dados e também com capacidade de ajudar os funcionários a criarem dados corretamente.

            3. Processos – um processo de TD bem sucedido precisa de pessoas com visão sistêmica dos processos da empresa, sem isso você terá uma série de melhorias isoladas sem o potencial de realmente realizarem uma transformação. Procure pessoas com capacidade de alinhar os vários setores da empresa e com senso estratégico para saber o que funciona ou não na sua empresa.

            4. Capacidade de mudança – aqui se incluem pessoas com capacidade de liderança, trabalho em equipe, coragem, inteligência emocional e outros elementos do gerenciamento de mudanças. Uma alternativa são pessoas capazes de trabalhar em ambos os lados – técnico e habilidades com pessoas.

2. ENTENDA A SUA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO – a transformação digital deve ser guiada pela estratégia. Quais processos te impedem de executar sua estratégia eficientemente? Descubra o que não funciona bem na sua empresa. Quais são as situações em que você precisa com frequência de soluções alternativas ou tem de parar um processo inesperadamente para buscar ajuda ou mais informações? Provavelmente, essas são as áreas que a digitalização pode melhorar. Em seguida pense em como a tecnologia pode agregar valor nessas áreas.

Exemplo: Você pode ter como prioridade ajudar os clientes a se comunicarem com facilidade e eficiência com a sua empresa.

Depois de estabelecer seus objetivos, é hora de escolher quais ferramentas digitais são mais adequadas e definir os projetos de TD.

3. DEFINA INDICADORES CLAROS PARA OS PROJETOS – tente identificar indicadores relacionados com as melhorias específicas que deseja promover com as iniciativas digitais. Você pode utilizar uma tabela “de/para”, que identifica o problema, descreve o que se espera com a solução e propõe uma maneira de medir o progresso dessa solução.

Exemplo: no objetivo de ajudar os clientes a se comunicarem com mais facilidade e eficiência com a sua empresa, você pode medir o tempo de resposta e o número de etapas necessárias para concluir um pedido.

4. ANALISE SUA CONCORRÊNCIA: AMPLIE A REDE – com a TD os limites entre os setores ficaram imprevisto, por isso você deve pensar na concorrência não somente como empresas do mesmo ramo que oferecem serviços/produtos semelhantes, mas sim em potenciais empresas e tecnologias emergentes que podem sanar as necessidades do seus clientes. Reflita se a sua categoria de negócio está perdendo participação de mercado para outros atores ou está se mantendo? Neste ponto do processo, você deve voltar e determinar se os resultados e métricas de sucesso que você detalhou nas etapas 1 e 2 são razoáveis

Exemplo: a Netflix não compete apenas com a televisão ou com o cinema por tempo de audiência, mas sim com todas as atividades de lazer possíveis, como revistas, livros, podcasts e competições esportivas.

5. AVALIE A POSSIBILIDADE DE PLATAFORMA – nessa altura, sua equipe já terá adquirido conhecimento e capacidade para entender se existe uma oportunidade de plataforma para o seu negócio. Uma plataforma realiza intermediação entre compradores e vendedores de mercadorias e é uma estratégia muito popular na economia digital. Uma plataforma permite aumento de escala praticamente ilimitado com pouco capital investido.

Exemplo: Para administrar um hotel convencional é necessário ter imóveis, quartos que precisam de cuidados, sistemas de reserva, funcionários e assim por diante. O Airbnb, por outro lado, aproveita o ecossistema de anfitriões e de visitantes, para fornecer tudo isso, as atividades que controla diretamente se resumem a intermediar essa relação e garantir as transações, que ocorrem na nuvem.

6. TESTE SUAS SUPOSIÇÕES: FALHAS SÃO TAMBÉM LIÇÕES – crie uma tabela de checagem de suposições. Listando os marcos pelos quais o seu projeto vai passar, as premissas que precisam ser testadas em cada um deles e, se possível, o custo do teste. Utilize sistemas que ajudam a obter feedback rápido de clientes potenciais sobre produtos/processos antes de tomar decisões caras ou irreversíveis.

Enfim, esses são os passos para você realizar transformação digital na sua empresa. Começar pequeno, gastar pouco em um portfólio contínuo de experimentos e aprendizado.

Para cada uma dessas etapas existem ferramentas que auxiliam a chegar nos resultados, mas isso é assunto para um outro momento.

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Patricia Cantieri
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Engenheira de Produção, mestranda em Inovações Tecnológicas (UTFPR), MBA em Gestão Estratégica (FIA/USP) e Black Belt (PUC). Consultora de empresas na 3W Inteligência Empresarial.

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