[ editar artigo]

Processo decisório com base nas margens de contribuição e de segurança

Processo decisório com base nas margens de contribuição e de segurança

A instabilidade financeira gerada pela pandemia mundial afetou muitos ramos de atividades, e empresas que já não tinham controles financeiros se viram mais fragilizadas nesse período de incertezas. Nessa perspectiva surgem alguns conceitos essenciais para começar a administrar a empresa com foco em desempenho.

O primeiro item que vamos abordar aqui é a margem de contribuição ou ganho bruto da empresa, que é a diferença entre as vendas e os custos e despesas variáveis. Esse indicador é importantíssimo porque a empresa pode estar vendendo bastante, mas mesmo assim tendo prejuízo.

Conhecendo essa margem pode-se criar várias estratégias como, metas para os vendedores, ações promocionais de determinados produtos, atualização de tabela de preços e outras estratégias relacionadas a precificação.

A fórmula é bem simples, mas a informação que ela gera é excepcional MC = valor da venda – (custos variáveis + despesas variáveis).

Nesse mesmo sentido, temos a margem de segurança que é todo faturamento que ultrapassa o faturamento no ponto de equilíbrio.

Mas o que seria o ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio é o valor mínimo de faturamento para cobrir custos e despesas. Para as empresas que tem só um produto é importante conhecer essa margem, mas as que tem um mix de produto grande analisar quanto cada um colabora para o resultado final é muito relevante. Isso porque as vezes um produto é como um parasita que suga a lucratividade de outro e analisando apenas o montante fica difícil perceber.

Essa deve ser atualizada e analisada constantemente afim de melhorar a performance dos processos, reduzir custos, descontinuar ou substituir produtos.  MS = vendas totais realizadas ou projetadas – vendas totais no ponto de equilíbrio.

Curta esse post e conte para nós o que achou 💙

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente

 

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você