[ editar artigo]

A história de grandes líderes empresariais para te inspirar

A história de grandes líderes empresariais para te inspirar

O que define um líder? Essa é uma questão mais complexa do que imaginamos, pois existem muitos aspectos que ajudam a moldar o comandante ideal para uma equipe, empresa e até mesmo um país.

O princípio de liderança está muito ligado a comportamentos, ações e crenças, a forma de cativar e inspirar os outros, a capacidade de prever o futuro e a persistência e determinação em chegar no objetivo. Aliado a tudo isso, um grande líder precisa saber se adaptar ao ambiente, seja dentro da empresa, na sociedade ou no mercado de atuação.

Por mais que não exista uma fórmula mágica para se tornar um grande líder, existem bons exemplos a serem seguidos. O Sebrae vai promover um evento online nos dias 27, 28 e 29 de Outubro para disseminar ideias e ampliar a troca de experiências entre os principais speakers do cenário nacional e internacional!

Para se inscrever, basta clicar aqui.

E não podemos deixar de falar de grandes líderes mundiais que conseguiram construir grandes impérios, muitos do zero, para que você possa se inspirar e extrair o que cada um tem de melhor para aplicar diretamente na gestão do seu negócio. Vamos lá?

 

Walt Disney

Uma das maiores referências de um líder visionário e com muita resiliência e persistência. Walt Disney mesmo com muitas dificuldades, guerra mundial, fez com que a Disney se tornasse uma referência mundial para todas as empresas. Seu foco sempre foi na excelência em tudo o que era produzido pela empresa, fazendo com que seus consumidores tornassem grandes fãs e admiradores. Outra questão revolucionária imposta por Walt Disney como um exemplo de grande líder foi o de valorizar os seus colaboradores, construindo uma cultura organizacional positiva e que serve de referência para muitas empresas.

 

Steve Jobs

Não temos como falar de grandes líderes da história sem citar Steve Jobs. Ele foi uma referência de superação. Muito visionário, de uma genialidade indiscutível, porém, de um temperamento de tamanha igualdade Jobs acabou sendo afastado por seus acionistas da própria empresa. Isto não o desestimulou, pelo contrário, ele foi em busca de novos horizontes e reiniciou sua carreira na Pixar, participando de um de projeto como o primeiro longa-metragem feito por computação gráfica, o Toy Story. Como sabemos, o sucesso foi tamanho que a Pixar foi comprada posteriormente pela Disney e o fez, na época, o maior acionista.

Steve Jobs acabou retomando o comando dos negócios da Apple quando estava a beira da falência, perdendo mercado para seus concorrentes como Microsoft e iniciou uma verdadeira revolução. Propôs então que a Apple tivesse apenas um produto extremamente diferenciado e “matador”. Daí veio o Machintosh, um computador com design diferenciado e sistema operacional próprio, bonito e com ótimo desempenho. Depois disso muitas inovações como iPod, iPhone e iPad.

 

Angela Merkel

Angela Merkel foi a primeira mulher e primeira representante da Alemanha Oriental eleita pelo parlamento. O reconhecimento no entanto foi um caminho difícil, quando ingressou na carreira política, muitos consideravam sua falta de carisma um grande problema. Com o passar do tempo, no entanto, sua competência e seriedade foram reconhecidas. Hoje uma das mulheres mais poderosas do mundo e uma grande líder.

 

Jorge Paulo Lemann

Hoje o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 91 bilhões, Jorge Paulo Lemann, costuma falar que “sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”. Podemos dizer que dinheiro nunca foi problema na vida dele, porém, isso não fez com que ele se acomodasse. Estudou Economia na conceituada Harvard, tentou atuar no mercado brasileiro e no exterior, quebrou e nunca desistiu. Com uma excelente habilidade de negociação, diversificou seus negócios e hoje é o maior empresário no setor de alimentos e bebidas do mundo.

 

Larry Page e Sergey Brion

Criadores da maior ferramenta de busca do mundo. Quando eles criaram o Google, já existiam muitas ferramentas de pesquisas na internet e eles poderiam ser só mais um deles. Porém, o poder visionário destes líderes revolucionou o modo como pesquisamos e divulgamos na internet. Eles viram a oportunidade de ganhar dinheiro, e desenvolveram uma ferramenta de anúncios customizadas de acordo com as buscas dos usuários (tão comum hoje para nós, não é?). Esse formato chamou a atenção de diversas empresas que queriam ter seus produtos anunciados também na plataforma, tornando o Google uma das empresas mais valiosas do mundo.

Como podemos observar, não existe um segredo para se tornar um grande líder empresarial, porém há de se notar que muitas atitudes se repetem entre eles, como resiliência, persistência, poder de inspiração e persuasão e capacidade de inovação.

Criar um negócio de sucesso requer muito suor!

Assista nossa live esquenta para o evento LÍDERES EM MOVIMENTO 👇🏼

Gostou deste artigo? Então você não pode perder o evento online Líderes em Movimento! Clique aqui e se inscreva!!!

 

Liderança

Comunidade Sebrae
Rosangela Angonese
Rosangela Angonese Seguir

Coordenadora estadual da estratégia de educação empreendedora no SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você