[ editar artigo]

Líder de transformação mais necessário do que nunca - reflexões

Líder de transformação mais necessário do que nunca - reflexões

 

        Ouvindo noticiários de TV o que percebemos são mensagens e imagens tristes e desanimadoras, desafios imensos se apresentam neste momento que vivemos.

         Temos uma crise com proporções em várias áreas, como saúde, econômica, social, psicológica, tecnológica, etc. O "CoronaCrise" - como muitos vêm chamando- está fazendo estruturas balançarem, ruírem e desmontarem.

         As organizações (empresas, famílias, instituições oficiais, órgãos públicos e privados) estão em meio a toda esta devastação e precisam rever suas bases e sua edificação. Uma reinvenção parece inevitável.

         E como fica o Ser Humano em tudo isso? Como ficam as equipes de trabalho? Pessoas que precisam produzir com medo, com incertezas, com angústias e estresse? E as preocupações com saúde, com família, com futuro incerto? Num mundo onde do dia para noite a única certeza é a confirmação da incerteza de tudo!

           Shawn Achor em seu livro, "O Jeito Harvard de ser Feliz" expõe que a capacidade do ser humano de encontrar oportunidade na adversidade é uma condição única. Os melhores líderes são aqueles que mostram do que são feitos não durante os anos de vacas gordas, mas em momentos de dificuldades, "as crises podem ser catalizadoras da criatividade"... Quando nos vemos diante de obstáculos ou fracassos, sucumbir ao desamparo nos mantém caídos no chão, ao passo que buscar o caminho da oportunidade nos ajuda a nos levantar.

         

         Imagino que esta passagem do livro seja altamente inspiradora. O que podemos fazer de diferente nestes momentos? Como o líder pode se fortalecer e assim impulsionar sua equipe para novos caminhos?

         Os estudiosos afirmam que as adversidades são fatores externos que chegam e causam mudanças - muitas vezes fortes, porém nosso sistema de crenças e nossas reações a estes eventos precisam ser observados, ou até mesmo resignificados, pois somente assim podemos ter condições de alterar a rota e nos conduzirmos para horizontes mais satisfatórios.  

         Precisamos não nos deixar levar pela onda e mergulhar de cabeça em mensagens e imagens que afetam poderosamente nossa mente- nosso cérebro. Temos que lutar para analisarmos de outras maneiras este cenário e assim abrir espaço para as oportunidades.

         Um presente de esperança e um futuro melhor dependem de líderes fortes, capazes de conduzir equipes e assim juntos com muita sinergia, amor e sensibilidade transformar o mundo em um lugar mais ético, justo, com resultados compartilhados e sustentáveis.

         E você é um líder de transformação? O que tem feito para fortalecer-se, inspirar e construir um futuro melhor?

Ingrid Cristina Robaszkievicz

 

 

 

 

Liderança

Comunidade Sebrae
Ingrid Cristina Robaszkievicz
Ingrid Cristina Robaszkievicz Seguir

Consultora, Autora, Mentora e Facilitadora de Projetos relacionados a Estratégias Empresariais, Liderança e temas de Gestão de Pessoas. Credenciada Sebrae/PR. Movimento Tava Pensando. Mestre © e Especialista na Área de Gestão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você