[ editar artigo]

O mundo virou de cabeça pra baixo. E eu também.

O mundo virou de cabeça pra baixo. E eu também.

“O que está acontecendo? O mundo está ao contrário e ninguém reparou. O que está acontecendo? Eu estava em paz quando você chegou. “

Essa é o início de letra de uma música muito conhecida da Cassia Eller e do Nando Reis. Cantada por nós e agora nesse momento em que vivemos, sentida por nós.

Pandemia era algo que só tínhamos conhecido nos livros, nas histórias e parecia muito distante e logo, aquilo que sempre achávamos, "nunca vai acontecer comigo"  aconteceu e agora está aí e não adianta ficar chorando as pitangas ou achando injusto, que não é verdadeiro ou mesmo impossível de lidar.

Hoje mais do que nunca, terá que surgir dentro de cada um de nós esse líder que incentiva a criatividade, a inovação e que faz desse limão uma tremenda limonada.

Influenciar para o bem, esse é o nosso legado. Ter determinação, mostrar brilho nos olhos e acreditar. Nada acontece por acaso, então essa geração (eu, você e todos), tínhamos que passar por isso e continuar nossa jornada.

Seja você empresário, empreendedor, funcionário e líder do seu território, todos precisam olhar para dentro, fazer uma autoavaliação e buscar a força que está faltando para continuar seguindo sempre.

Aí vem o desafio da liderança, ser o espelho que vai refletir aos demais com efeito dominó, aumentando o otimismo, o empoderamento e crença “que isso vai passar”.

Posso ajudar a mim mesma e posso contribuir com o crescimento das pessoas que me rodeiam. Estão com dúvidas? A pergunta é como fazer isso?

  • Planeje sua empresa – onde estou agora e onde posso chegar.
  • Planeje sua vida e, novamente – onde estou, quem eu sou e o que quero ser.
  • Busque mais do que nunca informação
  • Tenha humildade – e essa verdadeira, integra – do não sei e preciso de ajuda.
  • Afetividade com as pessoas – elas fazem nosso mundo
  • Seja um protagonista dessa história
  • Faça algo por ti, pelas pessoas que estão contigo e pela sua comunidade.
  • Só traga para as conversar aquilo que pode enriquecer seu dia.

Não é tão difícil, apenas uma questão de hábitos a serem buscados, aprimorados e cultivados.

Propósito, crença e valores todos temos e muitas vezes deixamos esquecidos. Então agora é hora de buscar neles a nossa finalidade, objetivo e inspiração.

Não existe fórmula mágica ou receita pronta, o que se tem é a certeza que a busca do equilíbrio é a melhor saída.

 

Maria Auria Mülhmann

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você