[ editar artigo]

Série Histórias que Inspiram - Silvana do Carmo de Moraes Cruz

Série Histórias que Inspiram - Silvana do Carmo de Moraes Cruz

 

SUPERANDO AS DIFICULDADES, AMPLIANDO NOVOS OLHARES.

Passei a infância e parte de minha vida morando no sítio e estudando em uma escola rural, mas nunca parei de sonhar em um dia trabalhar na área da educação. No ano de 2008, iniciei minha graduação de pedagogia, o que resultou na nomeação como regente de turma do maternal. Naquele mesmo ano, ingressou uma aluna nova na turma, e algo me chamou atenção quanto ao seu comportamento, já que ela não desenvolvia como as demais crianças. Com o tempo, notei que o progresso dela também era diferente da grande maioria. Após pareceres para a mãe, esta deu início ao processo de avaliação com vários profissionais, foram dois anos para chegar no diagnóstico de TEA- Transtorno do Espectro Autista.

Ao longo do meu trabalho percebi em algumas crianças dificuldades em relação ao desenvolvimento no aprendizado, principalmente na fase de alfabetização onde elas ficavam mais em evidência. Sempre ajudei da melhor forma para que avançassem, porém, sabia que necessitavam de algo a mais, já que naquela época não se falava muito dos transtornos de neurodesenvolvimento.

Ao concluir a graduação, decidi me especializar na área da educação especial, visto que, são inúmeras dificuldades enfrentadas pelas famílias e crianças que apresentam transtornos. Com meus estudos, identifiquei a oportunidade de ter um centro de apoio multidisciplinar para tratamento das crianças e famílias para melhorar a qualidade de vida e orientação para um desenvolvimento integrado do tratamento.

Dentre as especializações, fiz a psicopedagogia, para realizar avaliações e intervenções com as crianças. Foram oito anos trabalhando na educação e cada ano que passava surgiam mais desafios. A minha visão ampliava cada vez mais, e o desejo para abrir o centro de apoio multidisciplinar era cada vez maior.

Em 2016, nasce o Espaço Saber, foram muitas incertezas por abrir algo que na região não ofereciam, e nada visto em cidades próximas. Pensei em um diferencial que abrangessem várias áreas para que pudéssemos contribuir para o tratamento das crianças com transtornos e também para aquelas que apresentam alguma dificuldade dos conteúdos nas disciplinas escolares.

Para iniciar a empresa, aluguei um local que havia uma recepção e uma sala, onde eu e mais três profissionais, uma fonoaudióloga, psicóloga e uma terapeuta ocupacional, revezávamos para realizar os atendimentos. O mais surpreendente foi que em seis meses já tínhamos demanda em todas as áreas, e tivemos que locar um espaço com mais salas. Ficamos um ano nesse local, e mudamos pela terceira vez para um espaço maior, ampliando o quadro de profissionais e adaptando os serviços conforme a demanda.

Uma das maiores dificuldades que encontrei, foi formalizar a empresa, pois, tinha as ideias e não sabia ao certo como organizar a parte burocrática.

Os desafios que hoje encontro é ter profissionais capacitados que visem acima de tudo as diversidades que atendemos e procurem se capacitar. Ter empatia, para que possamos cada vez mais fazer a diferença na vida de nossos pacientes/aprendizes, pois trabalhamos com uma margem de valores, de acordo com nossa região, abrangendo todas as classes sociais. Para que a maioria das famílias tenham o acesso, promovemos eventos sociais para a comunidade em geral, a respeito do autismo e dos demais transtornos.

Com o passar dos dias, estamos percebendo ainda mais, a necessidade das pessoas buscarem informações, tanto educadores, como famílias, de forma que contribuam para o desenvolvimento dos portadores dos diversos transtornos.

Nossa missão é levar informação e intervir com atendimento de qualidade baseado em evidências científicas para as crianças que apresentam transtornos de neurodesenvolvimento. Foram muitas lutas, e sempre crescendo de acordo com a demanda, nos aperfeiçoando e buscando conhecimentos, através de cursos e investindo em materiais pedagógicos, que visam o desenvolvimento daqueles que chegam até nós, trabalhando de forma individualizada, de acordo com a necessidade de criança.

Vale ressaltar, que o Espaço Saber é formado por profissionais especializados, contamos com: fonoaudiólogas, professores, psicólogos, psicopedagoga, nutricionista, terapeuta ocupacional, médica pós graduada em psiquiatria, médica pediatra e médica endocrinologista e comemoremos cinco anos de muitas lutas e conquistas visando nossos pacientes/aprendentes sempre superando as suas dificuldades.

Sandra Trujillo Costa

Consultora Sebrae

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, Empreendedorismo pela Universidade Positivo e Gestão de Negócios pela FGV. Consultora de negócios e gestora de projetos no Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você