Muitas vezes, incentivar uma equipe parece uma tarefa impossível. Projetos para serem entregues em cima da hora, demissão de algum colaborador ou mesmo a falta da presença contínua do gestor: são vários os motivos que fazem com que o colaborador se sinta ou não motivado. Mas saiba que existem caminhos para contornar a ansiedade generalizada. Em meio a este cenário, confira alguns pontos-chave para motivar seus colaboradores.
Primeiro vale lembrar que um colaborador satisfeito executa melhor suas atividades e consegue ir além do que é pedido. Ele está disposto a investir seu tempo para pensar em formas de melhorar os processos da empresa e veste a camisa do time. Por isso, a motivação faz com que todos saiam ganhando. Ganha o funcionário, que se sente feliz ao trabalhar, e a empresa, que consegue crescer com base na boa entrega feita.
Você conhece as válvulas de motivação?
É baseada nela que está a motivação dos colaboradores! Então, de forma geral, podemos separar em quatro pontos as válvulas de motivação. Veja quais são elas e como funcionam:
➡ Reconhecimento: esse ponto está ligado, praticamente, ao feedback. O colaborador tem a necessidade de se sentir valorizado, por isso qualquer elogio ou reconhecimento deve ser feito sempre que possível.
➡ Segurança: a estabilidade no emprego é uma das prioridades dos colaboradores. A motivação, neste caso, cresce por meio de ações que demonstrem a segurança no emprego e na empresa.
➡ Aprendizado: se você já prioriza cursos e treinamentos, saiba que está no caminho certo! Invista no aprimoramento dos funcionários, delegue funções e ofereça desafios.
➡ Dinheiro: plano claro de cargos e salários podem fazer toda a diferença na motivação dos colaboradores. Aqui entram não apenas um plano de carreira, mas também gratificações extras, caso seja possível.
Uma dica importante é fazer pesquisas de clima interno e com isso gerar um levantamento do seu público, identificando quais frentes são consideradas mais importantes.
1 - Estabeleça um propósito que seja claro à equipe
Incentivar funcionários é fazer com que eles saibam sua importância e propósito na equipe. Por isso é tão importante dar sentido às suas ações do dia, e isso pode ser feito por meio de uma causa maior. Quando o colaborador não se sente motivado, ele não entende como a sua parte afeta o todo.
Outro importante ponto em relação à isso são os tão sonhados briefings. Sabemos que o mercado se move muito rápido e as demandas aparecem de forma inesperadas e com prazos curtíssimos para a execução. Mas tenha em mente que isso não pode ser regra. Um caminho é tentar estabelecer o briefing. Com informações mais detalhadas sobre o que, por que, quando e quem, pode resultar em uma entrega mais assertiva e evitar o clima de desespero entre os funcionários. Organização e objetivos claros motivam a equipe!
2 - Seja um líder
E não apenas mais um chefe. Mostrar que a palavra final é sua nem sempre pode ser um bom caminho. Por isso se defende muito a ideia da hierarquia pela rede. Isso significa dar autonomia ao colaborador e mostrar que todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um projeto. Se todos são autônomos, sua função como gestor é ajustar o trabalho.
3 - Valorize o feedback positivo
Normalmente a reunião de feedback é prioridade para dar broncas. Evite isso. Reuniões para falar de bons resultados e elogiar os projetos entregues é um grande reconhecimento - essencial para as equipes. Isso é muito positivo para que a equipe esteja engajada e possa contribuir com novas ideias e metas. Reconhecer o bom trabalho é essencial!
4 - Cursos e treinamentos
A empresa deve mostrar que se esforça para fornecer todas as condições para que os colaboradores tenham pleno domínio técnico e teórico para executar suas funções. Por isso, uma forma de incentivá-los é atrelar o desenvolvimento da empresa com seu desenvolvimento pessoal. O trabalhador estagnado também fica desmotivado!
5 - Espaço adequado e comemorações
A infraestrutura é um dos fatores-chave para os colaboradores. Manter um ambiente alegre e organizado pode contribuir para as entregas e fazer com que os funcionários trabalhem mais dispostos e motivados. Também vale destacar a importância das comemorações e convenções. Proporcionar momentos de descontração e de interação entre a equipe faz com que os profissionais estejam mais engajados. Já pensou em promover uma atividade completamente diferente para a equipe? Pense nisso!
E você, o que está fazendo para motivar os colaboradores? Apesar de parecer fácil, a motivação pode estar relacionada a diferentes motivos. Então, não esqueça que grande parte das ações influenciam no ambiente do trabalho. Se você aplica esses itens acima na sua gestão, compartilhe conosco aqui nos comentários!
🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail
Mestre em administração. Cursos de liderança na American University e Babson College nos Estados Unidos e OIT na Itália. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, UNAT e Rosa Krauz. Consultora no SEBRAE-PR