[ editar artigo]

Mudanças nos negócios: a transformação digital nos bares e restaurantes

Mudanças nos negócios: a transformação digital nos bares e restaurantes

Todas as empresas precisam realizar mudanças nos seus negócios para sobreviverem a tempos difíceis, como este de pandemia, principalmente os bares e restaurantes que tanto dependem da presença de pessoas.

Devido ao fechamento de bares e restaurantes em todo o país, observa-se um expressivo aumento dos negócios atuantes com o ambiente digital. O uso de diferentes aplicativos como ferramentas para comercialização (delivery), a estratégia de marketing digital para divulgar produtos/serviços, as campanhas promocionais para alavancar as vendas, são alternativas para manter a sobrevivência dos negócios.

Os aplicativos de delivery tiveram expressivo salto (em torno de 77%) desde o início do período da quarentena. Isto deve-se à mudança no comportamento do consumidor, motivados pelas medidas de isolamento. Desta forma, empresários foram impulsionados a agregar estes mecanismos aos seus negócios, bem como, tornou-se para muitos, o principal canal de venda. Portanto, mesmo que os restaurantes estejam com as portas fechadas para receber as pessoas, continuam as atividades através de entregas em domicílio ou take away.

Mais do que uma tendência, a transformação digital está influenciando radicalmente o relacionamento com o cliente, o comportamento das pessoas e empresas. Ainda, ter estratégia digital se tornou essencial para as empresas do setor de alimentos, proporcionando melhor experiência ao cliente.

Existem diversas formas de manter e atrair novos clientes utilizando o ambiente digital ao seu favor. Para isso, seguem algumas dicas práticas para você ser mais assertivo no marketing digital da sua empresa, além de gerar relacionamento com o cliente:

  1. Redes sociais personalizadas: Instagram, Facebook e Whatsapp são as principais redes utilizadas pelas empresas. Independentemente de qual rede social utilizar, é necessário personalizar com a “cara do seu negócio”, e, atualizar com frequência tornou-se essencial para gerar relacionamento com o seu cliente.
  2. Promoções e fidelização: essa estratégia gera atração e retenção da clientela, afinal, quem não gosta de uma promoção, né? Criar promoções em datas comemorativas, um desconto especial, sorteios para quem curtir a publicação e marcar amigos, descontos para clientes fidelizados, são truques utilizados para gerar engajamento e atrair clientes.
  3. Crie um diferencial: inove no seu negócio. Crie experiências atreladas ou não a tecnologia. Aposte em um cardápio diferenciado, atrativo, com combos, disponibilize dicas e entretenimento para o seu cliente utilizando as redes sociais.
  4. Aposte no marketing de indicação: essa é uma das estratégias mais utilizadas para atrair clientes em escala. A indicação de um produto ou serviço ocorre por clientes satisfeitos que divulgam a empresa, para isso, é possível colocar em prática esta estratégia com desconto, cupom ou vantagem para clientes que divulgarem a marca nas redes sociais.

Além dos aplicativos de entrega e redes sociais, a transformação dos negócios poderá ocorrer em outros formatos. Para isso, donos de restaurantes e bares, estão se reinventando para sobreviver a crise, ao agregar valor aos serviços, produtos e tecnologia aos processos, bem como, explorar novos mercados.

Separei alguns exemplos de mudanças de negócios, do ramo de alimentos:

  • Garrafas diferenciadas para drinks, aposte no design e em rótulos;
  • Rodízio de pizza delivery;
  • Rodízio de cachorro-quente delivery;
  • Comidas requintadas nas marmitas;
  • Chopp em garrafas pet;
  • Drive thru em fábrica para venda de bebida;
  • Embalagens diferenciadas atreladas a sustentabilidade.

Associe as redes sociais com estratégias de comercialização digital e a criatividade para inovar seus produtos e serviços. Nunca foi tão importante ser criativo!

_____________________________________________________________________________

Empresário, você não está sozinho! Com a preocupação de manter a sobrevivência das empresas do setor, a Abrasel disponibilizou, de forma gratuita e facilitada, a Rede Abrasel. Este local é destinado para empresários do setor de alimentos, para acesso aos conteúdos sobre a retomada econômica e dicas práticas para manter os negócios, utilize o link:

 https://www.redeabrasel.com.br/

O SEBRAE criou diversos conteúdos importantes para você, clique no link abaixo e conheça pílulas de conhecimento úteis para ajudá-lo a enfrentar esse difícil momento de pandemia:

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/alternativas-para-bares-restaurantes-e-afins-em-tempos-de-crise,f18eee1b30d11710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Gostou? Deixa um like 😊

Até a próxima!

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Juliana Julio Chaves
Juliana Julio Chaves Seguir

Economista e especialista em Gestão Financeira e Gestão Pública

Ler conteúdo completo
Indicados para você