[ editar artigo]

Negócios com Propósito: Valor e Bem Estar

Negócios com Propósito: Valor e Bem Estar

 

Você com certeza já ouviu falar sobre negócios com propósito. Se ainda não, vou compartilhar com vocês minha visão sobre este tema, em uma série de 4 textos, disponibilizados aqui em nossa comunidade.  O termo negócios com propósito surgiu em minha vida após a leitura de um livro lançado em 2018 chamado “Capitalismo Consciente” dos autores Jonh Mackey e Raj Sisodia. Para os autores, criar negócios com propósito está além de ser apenas uma ação virtuosa ou trabalhar para fazer o bem. Um negócio com propósito requer uma visão e consciência maior de nosso papel, e sobre os impactos que geramos sobre o mundo e sobre as pessoas. Nosso objetivo aqui é levar você empresário ou futuro empresário a refletir a respeito da razão de existir da empresa e como ela pode criar não só valor, mas experiências relevantes para todos os stakeholders do negócio.

Assim gostaria aqui, de convidá-los para uma reflexão:

 

Qual é a razão de existir de sua empresa? Por que ela existe?

 

Pense sobre as perguntas acima e tente definir qual a essência do seu negócio. Para ampliar e contribuir com a nossa reflexão gostaria de apresentar 4 princípios elencados pelos autores John Mackey e Raj Sisodia que apresentam uma filosofia empresarial a respeito de negócios com propósito.

Assim ao adotarem sistematicamente estes princípios as empresas criam uma relação mais próxima com os interesses da sociedade como um todo, nos levando a construir uma condição de entender e acompanhar as evoluções que o ser humano vem sofrendo. O que quero dizer aqui, é que devemos observar e refletir sobre os impactos que nossos negócios deixam sobre o mundo e as pessoas. Estou falando da real contribuição que entregamos, a fim de melhorar a vida das pessoas e da sociedade em que vivemos.

Estamos falando aqui de organizações feitas de pessoas para pessoas.

Mas como construir tais organizações? Como podemos ter negócios feitos de forma mais humana?

O segredo talvez seja evidente e a resposta esteja presente na própria pergunta. O segredo está nas pessoas, as empresas precisam olhar para as pessoas não com recursos, mas como fontes criativas, pois empresas conscientes são capazes de preparar pessoas para a geração de impactos profundos e positivos no mundo. Assim nossos negócios poderão atender sociedades mais prósperas e de maneira mais sustentável. E como podemos criar uma empresa com Consciência e propósito? Este é um assunto para o nosso próximo post aqui na comunidade.

Até lá !!!

Tiago Correia da Cunha - Consultor SEBRAE/PR - Mestre em Administração e Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing  e Inovação e Gestão de Negócios 

Saúde é nosso negócio

Comunidade Sebrae
Tiago Cunha
Tiago Cunha Seguir

Mestre em Administração Pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Consultor do SEBRAE/PR - Atuando na Regional Norte - Escritório de Apucarana e Vale do Ivaí Professor Universitário Apaixonado por livros e Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você