[ editar artigo]

BARBEIROS PELA VIDA

BARBEIROS PELA VIDA

 

Atualmente criar estratégias de prevenção ao suicídio é um desafio para a Organização Mundial de Saúde.

Globalmente, alguém morre por suicídio a cada 40 segundos.

Tom Chapman é um barbeiro que mora em Torquay, Inglaterra e tem como missão impulsionar o estigma da doença mental entre os homens.
Chapman conta que perdeu um grande amigo, que se suicidou, “eu não imagino que ele faria algo assim, isso me fez pensar que podemos identificar os sinais e fazer algo voltado a prevenção ao suicídio”.

Em 2015 identificou a oportunidade e fundou o The Lions Barber Collective, que por meio de treinamento gratuito e através de parcerias com redes de saúde oferece aos barbeiros o aprendizado de como reconhecer os sintomas de alguém que pode estar em sofrimento. Fazendo as perguntas certas, ouvindo com empatia os sintomas da depressão e direcionando-os para serviços de apoio a saúde mental.

 O grupo ajuda a aumentar a conscientização sobre a doença mental e tem como objetivo despertar da consciência e prevenir o suicídio.

“Creio que precisamos deixar de nos preocupar com doenças mentais e começarmos a preocupar-nos com a situação humana” diz Chapman.

Para Chapman o atendimento entre o barbeiro e o cliente é o momento de proximidade íntima entre a necessidade e o objetivo do demandante, na qual é um nível de intimidade muito raro, onde surgem as oportunidades de desabafo, permite o relaxamento e a confidencialidade entre o profissional e o cliente.
 

Ao examinar os dados, o número de países com estratégias de controle ao suicídio soma apenas 38 países, sendo que 79% dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda, onde apresentam uma taxa de 3 vezes mais suicídios do gênero masculino.

Ao tomar conhecimento e examinar estes dados a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan Americana de Saúde entende que o suicídio é um grave problema de saúde pública.

Para tanto o registro e o monitoramento regular de suicidas em nível nacional são a base para estratégias nacionais eficazes de prevenção ao suicídio.

Conheça mais sobre o Projeto do Tom Chapman, acesse o link baixo.

https://revistacabelos.com.br/barbeiro-cria-protocolo-de-prevencao-do-suicidio/

Dados informativos  da OMS e OPAS: https://bit.ly/3j5g5lu 

OMS – Organização Mundial da Saúde OPAS – Organização Pan Americana de Saúde

Um abraço, 
Sonia Dos Santos

Serviços de Beleza

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você