Como gravar um podcast? ūüéß

O podcast nunca esteve t√£o em alta no mundo, ouvir o que gosta enquanto trabalha, enquanto faz as tarefas de casa tem trazido audi√™ncia para este formato de conte√ļdo.

Se voc√™ pensa em iniciar a produ√ß√£o de podcasts, a primeira coisa √© ter um objetivo pois n√£o adianta gravar por gravar. Ent√£o importante se perguntar: qual ser√° o p√ļblico dos meus podcasts? Que dor eu irei curar com estes conte√ļdos? Quais temas irei abordar? E a seguir, veremos outros pontos essenciais na hora de planejar sua s√©rie de podcasts.

1. Crie um Roteiro

Tenha clareza sobre os seus objetivos com aquele conte√ļdo. Saiba qual √© o p√ļblico que voc√™ quer atingir, qual a melhor linguagem utilizar e quais os temas de maior interesse.

Antes de gravar elabore pautas e roteiros de uma série de episódios que irão se complementar. Lembre-se que independente da duração o podcast precisa ter começo, meio e fim em cada episódio, já que geralmente eles serão ouvidos separadamente. Por isso também é interessante fazer uma abertura, ou seja, uma breve introdução sobre o tema do episódio e antes de finalizar também um fechamento, uma conclusão.

2. N√£o se estenda para n√£o perder o interesse do p√ļblico

Prefira programas curtos, de at√© 20 minutos. Assim eles se adaptam √† momentos de tr√Ęnsito e academia, por exemplo, e por isso podem atingir cada vez mais ouvintes. Se necess√°rio se estender opte por disponibilizar mais informa√ß√Ķes em materiais complementares para que quem tiver interesse possa se aprofundar.

Tamb√©m √© importante ficar de olho nas prefer√™ncias do seu ouvinte e em como as palavras e express√Ķes impactam a sua audi√™ncia. Ao prestar aten√ß√£o nesses detalhes, voc√™ consegue se comunicar de maneira mais direta e eficiente com o seu p√ļblico, se aproximando do ouvinte por meio do tom de voz. A ideia √© criar um relacionamento ainda mais pr√≥ximo e, mais importante, natural.

3. Defina os papéis

Convidados e entrevistados são sempre muito bem vindos. No entanto, mesmo que você não tenha um jornalista para realizar estas entrevistas ou até mesmo um apresentador profissional, defina quem das pessoas envolvidas na conversa irá conduzir o episódio para evitar fugas ao tema. Esta pessoa é quem deve ser responsável também pela abertura e fechamento já citados.

Ouça os podcasts do Sebrae, clique aqui!

4. Equipamentos de gravação e edição

Atualmente, o gravador do Iphone por exemplo, apresenta uma qualidade muito alta. Ent√£o voc√™ pode utilizar o pr√≥prio celular para realizar as grava√ß√Ķes. O lado positivo desta op√ß√£o √© que √© poss√≠vel at√© mesmo editar o √°udio durante a grava√ß√£o, ou seja, caso algum dos participantes erre alguma fala voc√™ tem a op√ß√£o de voltar a grava√ß√£o e recome√ßar do ponto escolhido.

Além disso, através de uma plataforma para a web chamada Anchor (que pertence ao Spotify) você possui acesso fácil à edição e hospedagem dos seus episódios nos principais tocadores de podcasts, como é o caso do próprio Spotify, do Itunes, do Deezer e do SoundCloud.

Voc√™ pode utilizar o Anchor inclusive para a grava√ß√£o dos epis√≥dios se quiser faz√™-lo pelo pr√≥prio computador e ent√£o no modo de edi√ß√£o voc√™ tem a possibilidade de adicionar vinhetas e efeitos sonoros para deixar o seu conte√ļdo ainda mais profissional.

Depois de finalizado, como j√° mencionado, atrav√©s do Anchor, voc√™ pode criar o seu perfil e hospedar o seu conte√ļdo nos principais tocadores de podcasts de maneira f√°cil e √°gil. E ap√≥s algum tempo at√© mesmo acompanhar as m√©tricas dos seus conte√ļdos, ou seja, acompanhar quantos pessoas ouviram os seus epis√≥dios at√© o final, por exemplo.

5. Trabalhe a divulgação

Divulgue o lan√ßamento dos epis√≥dios atrav√©s de email marketing, postagens nas suas redes sociais ou at√© mesmo envio de mensagens no whatsapp  e mais do que isso, busque os feedbacks dos seus ouvintes, tanto sobre o formato quanto sobre o conte√ļdo. √Č atrav√©s destes feedbacks que voc√™ ir√° conseguir revisar e aprimorar o seu processo para desenvolver os novos roteiros que vir√£o em seguida.

6. Produza com frequência

Como todo outro conte√ļdo que √© disponibilizado no mundo digital, para se ter bons resultados √© preciso ter frequ√™ncia na produ√ß√£o e na publica√ß√£o. Defina um dia por semana, ou ent√£o a cada duas semanas e se comprometa a divulgar um epis√≥dio novo naquele per√≠odo. Isso faz com que os ouvintes aguardem pelos seus novos epis√≥dios, divulguem os seus conte√ļdos para amigos e se tornem engajados com a sua marca/perfil.

7. Ofere√ßa conte√ļdos pagos e exclusivos

Ao analisar que os seus podcasts est√£o fazendo sucesso com o seu p√ļblico voc√™ pode tamb√©m pensar na possibilidade de oferecer conte√ļdos pagos, mais aprofundados e exclusivos, aos ouvintes que tiverem o interesse e estiverem dispostos a pagar por isso. E, acredite, eles est√£o dispostos!

A PodPesquisa 2019, mostrou para se ter uma ideia que 50% dos ouvintes de podcasts pagariam entre R$5,00 e R$50,00 por mês para ter acesso a materiais exclusivos.

ūüĒī PODcrer - a nova s√©rie de Podcast do Sebrae

O Podcrer traz entrevistas com pequenos empres√°rios paranaenses, dos mais diversos setores, que est√£o se reinventando neste momento de crise para dar a volta por cima e mais ainda, fortalecer os seus neg√≥cios durante este per√≠odo t√£o turbulento.

‚Ěó Para acompanhar os epis√≥dios j√° gravados basta clicar aqui!

Um abra√ßo,
Bianca Becker.