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Dia do Cliente -Você sabe o que é Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Dia do Cliente -Você sabe o que é Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Ou melhor, você já se perguntou se há realmente alguma diferença entre essas duas definições de marketing?!

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Umas das datas mais importante está chegando, Dia do Cliente💎, um momento em que os empresários buscam opções e inspirações para ficarem mais próximos dos seus clientes. E além da oportunidade de vender é também a hora de conquistar a satisfação do seu consumidor👍🏽.

Como estamos praticamente 100% digital👩🏽‍💻, saber quais estratégias de Marketing iremos utilizar para alcançar os nossos clientes é fundamental, pois, esses consumidores podem colaborar com a divulgação do nosso negócio com o marketing boca a boca 🗣.

A presença do cliente em nosso negócio é de extrema e fundamental importância! Então, porque não aderir o Marketing Inbound e/ou o Marketing de Conteúdo a data 15 de setembro!?

Com isso, é muito comum ouvir dúvidas sobre essas duas estratégias e, por mais que elas estejam presentes em nosso dia a dia, às vezes, elas podem ser confundidas e dificultando o entendimento de que tipo de ação podemos adotar junto com o cliente.

E atualmente, as empresas têm investidos em novas formas de atrair clientes e, automaticamente, são direcionadas as divulgações online que a cada momento cresce mais, portanto, saber se tem ou não diferença e algo que precisamos esclarecer.

O que veremos nesse post é que esses conceitos não devem ser tratados com “diferenças” nem como “sinônimos”, mas sim, complemento um do outro. Ou seja, Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing?!. Mas, não há Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo, entendeu?

Vem comigo, vou te explicar melhor esses dois conceitos!

 

Inbound Marketing

O Marketing de Atração - traduzido para o português -, é uma abordagem de marketing que vem proporcionando grandes resultados. Baseia-se na criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico, conquistando o espaço de comunicar-se com o seu potencial cliente de forma direta, para criar um relacionamento duradouro 🤝🏽.

A partir daí fica mais fácil apresentar soluções e transformá-los em clientes e até promotores da nossa marca, trazendo benefícios para o nosso negócio, independente, se é grande ou pequeno, B2B ou B2C.

O Inbound Marketing é uma estratégia de alto nível e amplo, que engaja os visitantes e os direciona ao seu negócio quando busca soluções para os seus problemas. O objetivo é fazer com que os visitantes venham conhecer, gostar e acreditar na nossa empresa, preparando um caminho onde se sintam confortáveis para contratar ou comprar nossos serviços/produtos 🛒.

E falando de Inbound, vale dizer que essa metodologia se baseia em quatro ações principais que traz mais eficiência no processo, como um todo! Na imagem abaixo – de forma resumida - mostra o processo de atrair, converter, fechar e encantar o nosso cliente com o Marketing Inbound.

OBS.: Não podemos deixar de mencionar sobre o Outbound Marketing, também chamado de Marketing Tradicional. A principal diferença entre eles é que, o Inbound, não usa a interrupção para comunicar-se com o cliente, e sim atraí-lo.

Essas ações são feitas através de processos – como apresentado na imagem –, que torna possível mensurar e analisar os resultados para que as táticas sejam aprimoradas frequentemente.

Vamos conhecer um pouco mais dessas ações, que são:

↪ Atrair

Publicando o conteúdo certo no lugar no certo, o Marketing se torna útil ao nosso cliente e não interruptivo. Dessa forma, as divulgações ganham a atenção dos potenciais clientes e os conduzem ao nosso site.

↪ Converter

Precisa conhecer o seu público e em qual estágio do funil de compras ele se encontra, assim, não desperdiça tempo produzindo conteúdos que não serão atraentes.

↪ Fechar

Nessa ação, utilizar e-mails personalizados, reuniões e ligações, claro que na etapa certa da jornada do seu cliente, ajuda o time de vendas a não perder tempo e muito menos, perder um lead ainda não maduro.

↪ Encantar

Após a compra de serviço/produto, é preciso encantar os clientes para que eles continuem comprando e divulgando nosso negócio, seja nas redes sociais ou diretamente para as pessoas de seu convívio.

📌Lembre-se: O funil de vendas não termina na compra!

 

Agora que sabemos um pouco mais de Inbound... vamos para o próximo, vem 😃!

 

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia encontra-se com a primeira, porém, tem a finalidade de transformar os negócios em um canal de comunicação com nossos clientes, com conteúdo de qualidade e relevante 👍🏽.

 A essência é produzir conteúdo útil e informativo, porque quando o cliente busca soluções que nosso negócio oferece, encontra nossa empresa através do que publicamos. Criar conteúdo para atrai-los é uma ótima ação, mas não podemos esquecer que esse conteúdo deve ser de qualidade e ser de real interesse do nosso público-alvo🎯.

No Marketing de Conteúdo, não há um padrão, mas não pode faltar criatividade 💡, pois, inclui diferentes formatos, como vídeos, webnars, e-mails, eBooks, infográficos, podcasts etc., usados em blogs, sites, redes sociais... e muito importante, é saber usar o conteúdo dentro de cada plataforma para iniciar o processo de aquisição e comunicação com o cliente.

Percebemos que o Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não vai gerar grandes resultados. Precisa de tempo para planejar e criar uma estratégia sob aonde queremos chegar .

Assim, existem várias formas de aplicarmos uma estratégia de conteúdo, nós podemos até conhecer, mas temos informações para executar?!. Vem comigo, vou lhe falar sobre algumas 👇🏽!

↪ Blog

Criar um blog para o nosso negócio é primordial para uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz. O blog não é ultrapassado – caso já tenha ouvido isso – , mas uma forma comum de atração na internet, com bons conteúdo e otimização em SEO, com essa ferramenta você consegue tráfego e tem uma porta de entrada para futuros clientes.

↪ Conteúdos ricos

São materiais educativos que trazem valores para os nossos visitantes. Com esse conteúdo nossa empresa educa os potenciais clientes e prepara-os – no momento certo –, para fazermos uma abordagem de venda. Mas fique atento, fazer esses conteúdos educativos ajuda a educar os prospects e torna nossa empresa referência no mercado, porém, é preciso divulgá-los de forma certa e eficiente para conquistar leads e criar um relacionamento com eles.

↪ Vídeos

 Quando aplicado dentro da estratégia de conteúdo é extremamente valioso para nossa empresa. É um formato muito popular e hoje, tem uma grande facilidade de criação podendo ser por câmeras profissionais, webcams ou nosso próprio celular. E ter vídeos em nossa página empresarial aumenta a porcentagem de intenção de compra, pois, reforça a confiabilidade do produto para o nosso cliente.

↪ Redes Sociais

São ótimos canais para fazer marketing de Conteúdo e, usados tanto para atração como para relacionamento, em alguns casos, fecham várias vendas. E para muitas pessoas é o único canal de consumir conteúdo. Redes sociais tem alto poder de viralizar conteúdo, interagir com nossos clientes, uma poderosa fonte de tráfego e geração de leads para o nosso site.

↪ E-mail Marketing

Tem sido o carro chefe de várias empresas, pois, não é apenas enviar mensagens ou notificações e sim, uma ferramenta de espalhar conteúdo, atrair novos visitantes e criar relacionamentos com base de contatos.  Por ter baixo custo e ser ágil, se encaixa em vários tipos e tamanhos de negócios para quem deseja trabalhar com o Marketing de Conteúdo.

 

Agora que sabemos um pouco sobre as duas estratégias, existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo 🤔?

O Inbound está ligado em atrair pessoas para uma oferta, e troca essa oferta por seus dados e educa o visitante a ser tornar cliente 👑.

Mas, esse processo de Inbound entra em contato direto com Marketing de Conteúdo, porque não há como gerar Leads sem conteúdo de qualidade ✔.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de relacionamento com o consumidor e o Inbound Marketing é uma estratégia de conversão de vendas. Com a combinação dessas duas estratégias, o seu negócio oferece um serviço mais completo e conquista o consumidor do começo ao fim e, de forma “inconsciente” o torna embaixador da sua marca 📢

Conhecemos um pouco das características específicas dessas estratégias, mas, uma sem a outra, não funciona, são uma parceria em tanto, não é?!.

Por fim, agora sabemos que não existe Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, e sim, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Nenhum sobrevive sem o outro!

Então vamos aproveitar e investir tempo nessas estratégias e com publicações nas plataformas corretas.

O nosso negócio agradece!

Até breve!

Cynthia Nascimento.                                                                                                                           Empresária | Planejamento e Curadoria de Conteúdo | Marketing de Conteúdo.

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Empresária | Consultora em Curadoria de Conteúdo | Atuante no Planejamento e Produção de Conteúdo | Gerente de Comunidade. Mãe da comunicativa Rebeca e do Pedro, que adora montar coisas!

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