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O que eu aprendi com a Apple que você também deveria aprender?

O que eu aprendi com a Apple que você também deveria aprender?

Vou resumir o problema que fez chegar na diretoria da Apple.

Fui passar as férias na praia e com a maresia grudando tudo eu resolvi num dia qualquer, lavar o meu XS em água corrente da torneira (ele é a prova de água).

E, misteriosamente, ele começou a falhar e logo coloquei dentro do saco de arroz para ver se resolvida. E nada!

Então fui numa autorizada Apple em Florianópolis e o diagnóstico foi: dano causado por mau uso. Então, passei aproximadamente 30 dias envolvido neste problema.

Mas não é a prova de água? Pois a qualidade era expressada tanto na publicidade técnica como também na televisão e todo meio de marketing envolvido com pessoas pulando na piscina.

E agora?

Fui então numa outra autorizada Apple (haja fé). Lá, o rapaz me atendeu e trouxe o mesmo diagnóstico. - Você foi o responsável por estragar o Iphone.

E então ele me explicou os motivos que são questionáveis também.

Porém! Diferente da outra autorizada, o rapaz me disse:

- Mas! Vou te passar o telefone direto da Apple para você tentar a sorte! Explica a situação e veja se eles possam resolver, porque eu só consigo te ajudar até aqui.

Olhei para ele imaginando um anjo, o cara realmente se importou comigo.

Foi então que eu liguei e quem me atendeu foi a Bia, da qual eu expliquei tudo, exatamente o que aconteceu, sem poupar detalhes.

- Numa autorizada anterior, fui mau atendido, sendo constrangido em público...

- Eu realmente coloquei o aparelho na água, porém como todo mundo sabe…

- Eu utilizo ele como a minha ferramenta principal de trabalho

- Etc.

E dois dias depois, eu recebi uma autorização direta da Apple para retirar um novo aparelho, com a ligação da Bia; - William, conversei com a diretoria e eles concordaram em ceder um novo aparelho e mantê-lo como um cliente da casa, pois apesar de você realmente ter estragado o aparelho, e eu quero que você entenda isso, contudo, ter você conosco é mais importante do que encerrarmos esse contato como uma experiência negativa. - Eu quase chorei.

E que eu aprendi com a Apple?

  1. Fale a verdade, doa o que doer, a verdade é o que encanta.
  2. Trate as pessoas como pessoas e não como cliente.
  3. O problema do meu cliente, sempre será o meu problema.
  4. O meu papel é de ser um facilitador de resolução e não um complicador.
  5. A minha mentalidade precisa ser aberta e não preconceituosa.
  6. Se precisar, deixe de ganhar agora e não perca um cliente para sempre.
  7. Seja gentil.

William Borba • Digital Coach

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