[ editar artigo]

Marketing verde: entenda a importância para as estratégias da sua empresa

Marketing verde: entenda a importância para as estratégias da sua empresa

Não é novidade que o mundo tem sofrido constantes alterações com os avanços tecnológicos. Entre as mudanças mais significativas, pode-se destacar o fácil acesso à informação.

A facilidade ao acesso de informação, trouxe à tona, temas que em outros tempos não eram discutidos ou possuíam pouca visibilidade. A questão da sustentabilidade sem dúvidas é uma delas.

O aquecimento global e diversas consequências produzidas pelo desgastes aos recursos naturais estão cada vez mais em pauta e dessa forma, muitas pessoas têm buscado um consumo mais consciente e menos agressivo ao meio ambiente. 

Motivados com esse novo cenário, marcas e empreendimentos de diversos segmentos estão se movimentando para atender esse mercado. Até mesmo a busca por serviços de reciclagem de lixo eletrônico aumentou.

Esse serviço proporciona a reutilização de acessórios poluentes e o descarte consciente. Uma simples caminhada pelo mercado e será possível encontrar produtos identificados como “ecológico”, “vegano”, “100% orgânico ou até mesmo “produto verde”.

De modo geral, todas essas campanhas que visam expor a preocupação com o meio ambiente podem ser definidas como marketing verde. Como citado antes, esse mercado tem crescido demasiadamente nos últimos anos. 

Pensando nisso trouxemos passos de como usar essa estratégia e a importância dela para alcançar ainda mais clientes. Vamos lá?

O que é marketing verde?

Também conhecido como "ecomarketing” o marketing verde é uma estratégia que visa a comercialização de produtos e serviços que sejam ecologicamente sustentáveis e não agridam o meio ambiente.

Ou seja, o ecomarketing é o posicionamento favorável das empresas em relação às questões ambientais, que pode e deve ser implementado em organizações de qualquer setor, como uma fábrica de lavadoras de alta pressão profissional, por exemplo.

A imagem consciente e atitude ecológica da empresa, pode agregar valor à marca e fazê-la obter recompensas, já que a atratividade ambiental pode despertar a simpatia das pessoas e conquistar mais consumidores.

Boa reputação

A maior vantagem do marketing verde é a melhoria da reputação da marca. Já que as estratégias de marketing ecológico vinculam os produtos ou serviços da organização a uma visão ecológica e socialmente consciente.

Aumento do público Alvo

Com o marketing verde, é possível expandir seu público alvo, só durante a pandemia, por exemplo, o setor de produtos orgânicos e veganos ampliou as vendas em mais de 50% no varejo, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis).

E a expectativa é que o consumo consciente cresça cada vez mais. Isso não significa que os clientes de baixa consciência ecológica vão deixar de comprar seus produtos ou serviços. 

Mas se esse novo público estiver entre adquirir serviços/produtos com você e com outra organização, ele irá optar pela sua.

Otimização dos processos e redução de custos

Com a otimização de processos gerado pelo marketing verde os custos fixos diminuem, os preços de venda diminuem e as margens de lucro para empresas sustentáveis ​​aumentam. 

Um grande exemplo é a reciclagem de matérias-primas, você pode reduzir o custo de compra do item. Isso deixa espaço para o uso de material desperdiçado. Outros exemplos da melhoria sustentável na otimização de processos, são: 

  • Reutilização de água;

  • Coleta e descarte adequado do lixo industrial;

  • Reciclagem de materiais;

  • Utilização de energias mais limpas;

  • Redução da emissão de gases tóxicos e uso eficiente de matéria-prima.

Dessa forma, é possível enxergar com maior clareza a facilidade e o custo benefício de implementar o ecomarketing no seu empreendimento apenas investindo em reciclagem e o reaproveitamento de materiais. 

Como na economia de água no processo produtivo, apostando em serviços em estação de tratamento de água industrial, por exemplo, outras atitudes a serem tomadas poderiam ser a eliminação ou substituição de produtos poluentes da sua produção.

Isso além de ambientalmente correto, irá gerar economia e admiração dos consumidores. Você imaginava tantas vantagens com o marketing verde? Comente o post e nos deixe saber.

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você