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Análise SWOT: Saiba como analisar estrategicamente o seu negócio.

Análise SWOT: Saiba como analisar estrategicamente o seu negócio.

Sabemos que dentro das organizações algumas decisões são difíceis de tomar. Nem sempre conseguimos analisar os fatos racionalmente, principalmente quando emoções estão envolvidas. Muitos são os casos de empresas que faliram por decisões equivocadas. Principalmente, por não saberem analisar corretamente o ambiente externo e interno. 

Sendo assim, a análise SWOT é uma ferramenta essencial para o seu negócio. Saiba como ela pode afetar suas decisões e o passo a passo de como criar uma, entendendo suas vantagens, e importantes pontos de atenção.

O que é a Análise SWOT?

A análise SWOT, é uma metodologia de planejamento estratégico que analisa alguns cenários para ajudar na tomada de decisões. É uma forma de enxergar as possibilidades de maneira analítica, com dados e embasamento a respeito de uma possível decisão. Dessa forma, as chances de algo dar errado são muito menores. Essa metodologia, incorporada do meio corporativo, serve para dar direções em qualquer situação, como em decisões pessoais, em oportunidades de investimentos e até no marketing digital. 

Características da Análise SWOT

A matriz SWOT trabalha fatores internos e externos aos negócios. Entenda o que significa cada letra que dá origem ao nome da matriz SWOT:

Desenhos de análise swot

O ambiente interno

Do ambiente interno, são levantadas as forças e as fraquezas.

Forças

São as vantagens da empresa sobre a concorrência, elementos que beneficiam o empreendimento, diferenciais competitivos e aspectos fortes do negócio, que conseguem destacá-lo e sobre os quais se pode ter controle.

Você pode identificar as forças de seu negócio, fazendo perguntas como:

  • Qual minha melhor ou maior vantagem competitiva?

  • Quais diferenciais meu produto oferece?

  • O quão satisfeitos estão meus clientes?

Fraquezas

São os pontos nos quais o negócio não está bem. São coisas que podem interferir negativamente no desenvolvimento dos processos organizacionais ou prejudicar o negócio.

Você pode identificar as fraquezas de seu negócio, fazendo perguntas como:

  • Por que a empresa não consegue engajar os clientes?

  • A equipe está desempenhando bem o seu trabalho?

  • Por que perdi para meus concorrentes?

O ambiente externo

Do ambiente externo, são analisadas as ameaças e as oportunidades.

Ameaças

São forças externas que influenciam de forma negativa o seu negócio. Por exemplo: o que você teme que aconteça? Se isso acontecer realmente, já sabe o que fazer? Aqui, se pensa em possíveis eventos que possam prejudicar os negócios. Outras vezes, sequer se imagina que estão por acontecer. A pandemia do Coronavírus é um bom exemplo de tipos de eventos que não foram previstos. 

Oportunidades

As oportunidades são também forças externas, só que trazem coisas boas, ou seja, possibilidades de aumentar os lucros. Exemplos de oportunidades: um modismo passageiro ou uma parceria com outra empresa.

Quem deve usar a Análise SWOT?

Você já entendeu a importância de fazer uma Análise SWOT e sabe que essa é uma metodologia que deve ser praticada por todo o tipo de empresa, nas mais variadas situações. A Análise SWOT é tão versátil que qualquer pessoa pode utilizá-la, independente do seu objetivo. 

Como funciona a análise SWOT no marketing digital?

O SWOT pode ser utilizado como estratégia de Inbound Marketing. Exemplo disso é o trabalho feito com um blog, em que são repensadas estratégias a todo momento. A estrutura de um site, a atualização de personas ou a criação de novas são outros exemplos. 

Para tomar as melhores decisões em relação a esses pontos, a matriz SWOT pode ajudar. Através dela é possível obter insights ricos, que farão muita diferença na implementação e desenvolvimento de novos processos.

Conclusão

A Análise SWOT, é uma das mais completas ferramentas de gestão para análise de cenário e planejamento estratégico voltado à maior competitividade. Reflita sobre a sua empresa, busque a essência daquilo que oferece e de como oferece. Adotar uma postura questionadora é o que o conduzirá até as respostas que precisa. Não perca a oportunidade de evoluir e fazer o seu negócio crescer. Garanto que os resultados o motivarão a adotar essa ferramenta muitas outras vezes.

 

Vida de MEI

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Fernando Castellon
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Publicitário de formação, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup! CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupo

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