[ editar artigo]

Empreender ou MORRER - Você decide!

Empreender ou MORRER - Você decide!

O rel√≥gio marcava exatamente 23:48 quando, por causa da ins√īnia, resolvi verificar uma caixa de e-mail pouco acessada e estes foram alguns dos assuntos das 183 mensagens n√£o lidas...

"N√£o vou suportar sequer +1 semana..."

"Minha família depende de mim! Não sei como eles vão ficar..."

"Não vejo saída, vou desistir!"

"Preciso de ajuda URGENTE ou n√£o sobreviverei"

Fechei a tampa do notebook com for√ßa (para n√£o dizer raiva) l√° pela oitava mensagem quando  li "...ou voc√™ me ajuda ou meus filhos v√£o passar fome..."

Voltei pra cama e tive uma das noites mais produtivas da minha vida! 

Apenas 6 dias ap√≥s a decreta√ß√£o do primeiro lockdown no Brasil e estas mensagens j√° mostravam que n√£o apenas pessoas morreriam, mas tamb√©m milhares de pequenas empresas.

Foi nesta noite que surgiu a ideia do Movimento #SOSMPEBRASIL que tinha data de início e término, mas um início que não podia esperar nem mais 1 dia.

Seis meses em imers√£o para "salvar a vida" de centenas de empreendedores que estavam com suas empresas na UTI at√© que o primeiro "moribundo" abriu seu cora√ß√£o e fiquei chocado com sua declara√ß√£o!

Sua declaração se repetiu com diferentes palavras e em diferentes vozes por muitos outros empreendedores que também estavam prestes a perder tudo que construíram em anos de dedicação aos negócios.

O que me chocou foi perceber que, mesmo sendo empres√°rios, haviam se esquecido (muitos sequer sabiam) do empreendimento mais importante da vida deles!

Voc√™ sabe qual √© o empreendimento mais importante da sua vida? √Č VOC√ä!

Foi na falta de brilho em seus olhos que entendi que eles estavam morrendo muito antes de seus neg√≥cios.

Assustadoramente, construíram um negócio que seguia na direção oposta a que eles desejavam para suas vidas!?

EMPREENDER ou MORRER é uma maneira simplista de resumir em 2 palavras a seguinte reflexão que fui levado a fazer neste período do projeto:

N√£o importa se voc√™ √© ou n√£o empreendedor, se quer ou n√£o ter um neg√≥cio pr√≥prio... Existe uma forma de empreender que podemos dizer ser obrigat√≥ria para todos, por se tratar do empreendimento mais importante da vida de qualquer indiv√≠duo. √Č t√£o relevante para sua vida este tipo de empreendedorismo que voc√™ pode estar correndo "risco de morte" se ainda n√£o tem consci√™ncia disso.

Caso queira se aprofundar neste assunto, recomendo que assista este v√≠deo abaixo, pois lhe ajudar√° a descobrir se voc√™ faz parte do grupo que ainda n√£o assumiu a gest√£o do empreendimento mais importante da sua vida! 

‚ö†ÔłŹ O v√≠deo acima foi uma esp√©cie de desabafo e publicado direto do meu celular, sem qualquer corte ou produ√ß√£o e linguagem totalmente informal.  S√£o 36 minutos de v√≠deo "com emo√ß√£o".

Dica: D√° para assistir tranquilo em velocidade 1.5x ūüėČ

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ricardo Majela
Ricardo Majela Seguir

Graduado em Administra√ß√£o de Empresas e com MBA em e-business pela FGV. √Č Empres√°rio, Investidor-Anjo e Mentor de neg√≥cios do programa Inovativa Brasil (Governo Federal + SEBRAE) e no Programa Corredores Digitais da Secretaria da Ci√™ncia, Tecnologia.

Ler conte√ļdo completo
Indicados para você