[ editar artigo]

Empresários especialistas em crises e COVID-19!

Empresários especialistas em crises e COVID-19!

No Brasil, as características essenciais para ser um empresário, como, planejamento, estabelecimentos de metas, poder de persuasão, entre outras, não bastam. É necessário desenvolver outros comportamentos como amplo poder de resiliência e muita capacidade e velocidade de mudança.

Neste momento de Corona Crise, todo know how adquirido em anos e anos de gestão, é posto a prova, e uma grande carga de responsabilidade é colocada sob a classe empresarial.

Os empresários brasileiros estão se transformando em especialistas em crises. Converso constantemente com empresários e o que vejo são pessoas especialistas em economia, política, saúde, sociologia, tendências, tecnologia, enfim, se tornaram “super” empresários. Alguns destes com capacidade até de dar informações técnicas de como operar um respirador hospitalar, sem nunca ter realmente visto na sua frente.

Acredito que estes comportamentos e acumulado, ao longo do tempo, nos dará uma grande capacidade de transformar este país numa potência econômica. Nunca se houve falar tanto em transformação digital e uso de tecnologia, desde o pequeno produtor rural, autônomos até pequenas, médias e grandes empresas.

Para quem ainda se sente perdido ou isolado neste momento, não tenha receio de mergulhar no desconhecido.

Segue abaixo algumas dicas para se informar, filtrar e incorporar novos conhecimentos neste momento de isolamento social:

  • Estabeleça horários para se dedicar a leitura e interação nas redes sociais, crie esta rotina. Procure não acessar as redes sociais constantemente ao longo do dia, isso pode dispersa-lo e fazê-lo e perder produtividade;
  • Participe ou crie um grupo nas redes sociais de empresários do seu setor e de outros setores também, utilize este ambiente para analisar as boas práticas e comportamento dos demais empresários e suas empresas;
  • Acesse sites de jornais, blogs e revistas de outros países, além se sermos muito influenciados, principalmente pelo mercado americano, são ótimas fontes de ideias e tendências. Os tradutores de sites, são ótimas ferramentas para facilitar estas leituras;
  • Procure sempre diversas fontes de notícias, e analise o que faz sentido para você, ter somente uma única fonte de informação é arriscado e pode lhe influenciar negativamente nas suas opiniões e tomadas decisões;
  • Abuse das transmissões nas redes sociais de conteúdo relevantes para o seu negócio, siga pessoas relevantes para o mercado (nacional e internacional) e faça cursos EAD (on-line), aproveite, há muito conteúdo disponível ao seu alcance.

Nos próximos posts falaremos de como colocar estes conhecimentos em prática, até lá, vá “afiando o seu machado”.

O Sebrae pode lhe ajudar nestas e outras dicas para melhor atender seu cliente. Estamos com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Rubens Negrão

Consultor Sebrae

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você