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08 Passos para planejar uma promoção.

08 Passos para planejar uma promoção.

Preto e Branco é uma loja de moda feminina bem estabelecida no comércio de Lages, mas com o decorrer da crise sofreu muito com a redução na frequência de vendas e na quantidade de clientes que visitavam a loja. Fatos que demonstram as dificuldades da empresa foram a perda brusca de faturamento e a redução de 04 para 02 colaboradores. Com as dificuldades impostas pelo ambiente externo as empreendedoras procuraram o ALI para encontrar alternativas de solução aos problemas que assombravam a empresa.

Em uma análise criteriosa chegamos à conclusão de que as promoções e a comunicação da marca com suas potenciais clientes não estavam sendo chamativas o suficiente, sendo a razão da redução nas visitas à loja. Considerando as dificuldades de comunicação e as consequências de não conseguir novas clientes, a solução escolhida foi de aplicar a ferramenta de promoção.

O que é uma promoção?

A maioria das pessoas acredita que uma promoção existe apenas no sentido de oferecer desconto em determinado produto, porém, ela está muito mais voltada para promover, anunciar e divulgar a mercadoria com a intenção de enfatizá-lo e torna-lo mais atrativo aos clientes.

Uma boa campanha pede um planejamento que analise várias características do ambiente e possibilite uma visão geral da ação. Portanto, definir quais os objetivos, público-alvo, tipo da ação, mecânica da ação, comunicação, parcerias, período de realização e indicadores para sua promoção, faz a diferença e melhora as chances de sucesso.

Características de uma promoção.

Objetivo – O objetivo de uma promoção está relacionado ao problema que pretende solucionar no momento, ou seja, se a empresa está com excesso de estoque e quer reduzi-lo, a liquidação deste pode ser um objetivo para a campanha. Há vários tipos de objetivos e é importante que cada empresa encontre aqueles que melhor atendem suas necessidades. Por exemplo, alguns objetivos que costumam aparecer corriqueiramente, tais como, liquidar determinado tipo de produto, divulgar segmento, apresentar coleção, aumentar faturamento, aumentar a quantidade de vendas, aumentar o conhecimento da marca, impulsionar a experimentação e ampliar o cadastro de clientes.

Público-Alvo – Esta definição não precisa ser necessariamente de todo o público-alvo da empresa, é possível diferencia-lo e cogita-lo apenas para a promoção planejada. Podem ser definidos em relação a região geográfica, idade, produtos e perfil de compra.   

Tipo da Ação – O tipo da ação diz respeito a técnica que será utilizada para oferecer os benefícios aos clientes. Algumas utilizadas são: descontos, informativos, sorteios, vale-brindes.

Mecânica da Ação – Nesta característica é onde o empresário pode investir bastante criatividade e inovar nos modelos de promoções. A mecânica é como a ação funcionará e o que o cliente precisa fazer para ganhar o benefício. Por exemplo, o cliente precisa mencionar o nome da campanha no caixa para ganhar um desconto ou deve levar um amigo junto para então receber um brinde.

Comunicação – É muito importante a divulgação da sua promoção, para que as pessoas saibam da existência da ação e possam aproveitá-la, tanto pelos meios tradicionais quanto pelos digitais. É necessário que sejam comunicados aspectos como o período de realização, os benefícios e as regras para que sua campanha não tenha problemas. Uma vitrine e fachada decoradas e com chamadas para a promoção atrai a curiosidade das pessoas que desejarão conhecer sua loja.    

Parceiros – Envolver fornecedores e parceiros na ação pode alavancar ainda mais a sua campanha. Um modo de envolve-los é pedir materiais de divulgação para a promoção ou brindes que serão entregues aos clientes.

Período de Realização – As datas em que serão realizadas as promoções devem ser bem definidas, sendo possível realizar durante um dia, uma semana ou até um mês, observando que não é aconselhável a repetição da promoção várias vezes no ano, pois o cliente pode perceber tal situação e esperar para comprar apenas durante os períodos de promoção. Diversifique a mecânica e os benefícios, assim evitará as repetições; seja criativo.

Indicadores – Depois de todo o trabalho e promoção realizada, é hora de saber os resultados, por isso é necessário definir anteriormente uma forma de medir o sucesso da sua promoção. Por exemplo, se o objetivo era liquidar o estoque de determinado produto, meça quantas peças você vendeu e quantas sobraram. Se o objetivo era cadastrar novos clientes, verifique no seu cadastro quantos novos clientes conseguiu registrar no período da promoção. 

Promovendo a Preto e Branco.

Ao analisar o calendário de feriados, datas comemorativas e datas importantes para a empresa, como o aniversário da loja, foi realizado um planejamento de campanhas a serem executadas. Na elaboração, foi utilizado os 08 passos para planejar uma promoção, assim foi possível tratar de cada característica única e diferenciar os tipos de ação para atrair mais clientes e não se tornar algo repetitivo.  A seguir mostro um exemplo de promoção planejada.

Planejando uma promoção de vendas.

Objetivo da promoção: Apresentar nova coleção do segmento jeanswear.

Público-alvo: Mulheres antenadas em moda.

Tipo da ação: Divulgação da nova coleção.

Mecânica da ação: Haverá desfile, docinhos e água aromatizada para todos os visitantes. A equipe estará vestida com a nova coleção. Serão entregues brindes para os clientes que comprarem no dia.

Período de realização: 17/03.

Fornecedores: Contato com os dois principais fornecedores.

Comunicação: Panfletos, plotagem na fachada, vitrine temática, facebook, instagram, ligação para clientes convidando para o dia do lançamento da coleção.

Indicadores: Quantidade de visitantes na loja no dia da ação, quantidade de vendas no dia da ação.

Planejando deste modo, as empresárias puderam ter uma visão de todos os fatores que envolvem uma promoção para terem um preparo melhor no futuro. Um aspecto muito interessante foi que na comunicação estava prevista a plotagem da fachada e, em conversa com os fornecedores, eles aceitaram fazer este custeio devido ao fato de que as empresárias apreseantaram o projeto pronto deixando claro no que eles iriam ajuda-las. A ação foi uma experiência muito boa para a loja, que conseguiu divulgar sua nova coleção, e suas clientes, que ganharam informações das tendências de moda e puderam comprar com vários benefícios.

Preto e Branco Moda Feminina utilizou de uma ferramenta simples e planejou um calendário de ações para 6 meses, assim consegue se prevenir de futuras dificuldades e ainda tem mais poder de negociação com seus fornecedores. Agora a loja consegue comunicar melhor o conceito da marca e divulgar suas promoções sempre de maneira criativa, trazendo visitantes a loja e estimulando a compra de suas clientes. 

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