[ editar artigo]

A ISO 9001:2015 como diferencial de mercado em uma indústria metalúrgica do sul de Santa Catarina

A ISO 9001:2015 como diferencial de mercado em uma indústria metalúrgica do sul de Santa Catarina

Atualmente, o Brasil é um dos países com maior número de empresas certificadas pela ISO 9001, cerca de 25 mil empresas conforme dados apresentados pelo INMETRO no último ano. Mas o que é esta certificação e de que forma ela contribui nas empresas que a adotam?

A certificação ISO 9001 é uma norma que reúne uma série de requisitos para a implementação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas, alcançada por meio de ações planejadas e controle dos seus processos. Um dos principais focos da norma, é atender e gerenciar as necessidades dos clientes, desta forma, possuir esta certificação e havendo o comprometimento de todos os envolvidos em aplicá-la continuamente na empresa pode garantir um importante diferencial de mercado.

Para conseguir certificar sua empresa na ISO 9001, o cumprimento e a implementação de alguns requisitos são necessário, dentre os quais pode-se destacar:

• Exercício da atividade de acordo com a legislação pertinente;

• Identificação do contexto da organização;

• Identificação das partes interessadas;

• Mapeamento dos processos;

• Definição das lideranças;

• Política de qualidade;

• Planejamento do sistema de gestão;

• Recursos para atendimento do planejamento;

• Processos de operação;

• Verificação do cumprimento dos objetivos e ações preventivas.

Além disso, para obter o certificado de qualidade a empresa deverá realizar auditoria interna para aferição de adequação aos requisitos e, posteriormente, auditoria externa, realizada pelo organismo de certificação a ser contratado.

Na busca por fator de diferenciação, uma empresa do ramo metalúrgico localizada no sul de Santa Catarina, na cidade de Içara, vem trabalhando nos últimos seis meses para o planejamento, desenvolvimento e cumprimento de todos os requisitos exigidos pela certificação.

A empresa

A empresa Grampos Fera trabalha na produção de grampos metálicos para diversos segmentos, entre eles: mineração, alimentos, madeireiras, medicamentos, entre outros. Inicialmente, atuavam como prestadores de serviços para mineradoras de carvão, onde vislumbram a oportunidade de ingressar em setor bastante específico da metalurgia e com poucos fornecedores na região.

Hoje, com 20 anos de atuação atendem todos os estados brasileiros e alguns países da América Latina. No ano de 2016, a empresa passou a ser uma das principais produtoras de grampos para a indústria do país.

Diante deste cenário, uma antiga intenção da empresa, tornou-se uma adequação indispensável, possuir a certificação da ISO 9001. Mesmo não possuindo nenhum concorrente direto, considera-se fundamental destacar-se no mercado e a certificação contribui neste sentido.

O desenvolvimento interno com a ISO 9001

O processo de desenvolvimento e adequação aos requisitos da norma configura-se como uma importante etapa deste processo. Com base no ciclo PCDA (planejar, desenvolver, checar e agir) de melhorias contínuas, a empresa vem melhorando seus produtos, processos serviços e modelo de negócios, desenvolvendo um sistema de gestão da qualidade efetivo e eficaz.

Além de buscar melhorias internas, como a adequação e controle de processos, planejamento estratégico, relacionamento com clientes e fornecedores, ainda investe nesta certificação como um diferencial de mercado, isto porque, no ramo de indústria, principalmente em empresas de grande porte, seus fornecedores são condicionados e classificados com a ISO 9001, ou seja, são aceitas apenas as que possuem esta certificação.

A empresa busca constantemente inovar e promover melhorias para seus clientes, e anseiam, ainda, um crescimento no mercado interno e externo, alavancando suas vendas para países da América do Norte e Europa.

Desta forma, com a ISO 9001, sejam quais forem os objetivos (ressaltando que a certificação se aplica a de diversos segmentos) ao implementar os requisitos da norma, os benefícios certamente estarão pautados na melhoria constante da qualidade dos produtos e processos, bem como a satisfação dos seus clientes.

Neste sentido, ressalta-se ainda o contexto organizacional o qual envolve a ISO 9001 como uma inovação nas instituições. Cada organização é diferente, e os requisitos propostos pela norma, permite, adequá-los ao sistema de gestão apropriado para cada empresa. A certificação da ISO 9001 corresponde a uma importante inovação para as empresas, uma vez que através dela se desenvolve um importante suporte para o planejamento do sistema de gestão da qualidade, almejando ampliar a probabilidade de resultados mais satisfatório relacionados a estrutura organizacional e produtividade da empresa.

Clube Sebrae
Aline Vieira Borges
Aline Vieira Borges Seguir

ALI - Programa ALI/Sebrae

Ler matéria completa
Indicados para você