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A reviravolta do marketing

A reviravolta do marketing

Há não muito tempo, se destacar no mercado através do marketing era privilégio das grandes empresas. A revolução tecnológica, que emergiu nos últimos anos proveniente do Vale do Silício, originou uma rede global interconectada, a qual permitiu através das redes sociais entregar rapidamente as notícias e eventos, de qualquer lugar, de qualquer assunto, de qualquer marca, entre amigos, ou até mesmo das organizações independentes, contemplando a cultura global da informação.

Nunca se falou tanto do termo inovação, já virou até um chavão dos últimos tempos. Deste modo, as redes sociais encontraram uma oportunidade através do grande número de pequenas empresas, estimulando empresários a anunciar suas campanhas de marketing em plataformas amigáveis por um preço acessível em relação aos meios convencionais.

 

As ferramentas disponíveis no Facebook junto de seus complementos, Instagram e WhatsApp, auxiliam muito a forma de se comunicar através dos anúncios, sendo eles pagos ou não, textuais ou visuais, atiçam o consumidor a se aproximar das empresas, melhorando a relação, criando fãs e aliados, estabelece um relacionamento online, tão comum hoje em dia.

Por meio das linguagens computacionais modernas, é possível ter alta assertividade na definição do público, trazendo grande impulso para as empresas. Fazer anúncios pagos em campanhas pode gerar melhoria nas vendas e consolidar a marca na região.

 

O dilema da Orion

A seguir, irei apresentar um caso da eficiência no uso das redes sociais, onde, através do Programa ALI – que visa trazer a cultura da inovação nas pequenas empresas –, acompanhou a evolução da loja Orion Modas, em Joinville, a qual obteve excelentes resultados por meio de ações com pouco investimento.

 

Quem não é visto, não é lembrado

Desde que começou o Programa ALI, em 2015, a Orion Modas já utilizava as redes sociais. Entretanto, viu seus resultados diminuírem devido a vários entraves, como, novos entrantes no mercado, a situação política e econômica. Entretanto, força de vontade e foco, aliados de um plano de ação segmentado para o marketing digital, mudaram a curva de resultados da Orion.

Fazendo uso da metodologia ALI, através da aplicação do Radar da Inovação, a Orion alcançou grandes resultados no quesito de “Relacionamento”, o qual, de acordo com a metodologia ALI, leva em conta tudo o que o consumidor vê, ouve, sente ou experimenta de algum modo ao interagir com a empresa. Dentre os recursos que trouxeram estes ótimos resultados, pode-se destacar o aperfeiçoamento no uso das seguintes redes sociais:

 

Facebook, anúncio orgânico ou pago, eis a questão!

A Orion Modas não ficou apenas nas postagens convencionais de seus produtos, ora utiliza anúncios pagos, ora anúncios orgânicos (sem necessidade de pagamento). A empresa relatou que ambos têm trazido ótimos resultados, visto que a página já tem mais de 100.000 curtidas, número conquistado sobretudo depois das ações.

 

SAC, ter um colaborador específico para as redes sociais

De nada adianta divulgar produtos nas redes sociais se a empresa não tem um meio rápido e claro para se relacionar com os clientes. Foi isso que a Orion Modas fez, criou um SAC dedicado a responder dúvidas dos clientes, revelando, por exemplo, os valores e condições de pagamento das peças ofertadas.

 

Treine seu e-commerce nas redes sociais

Para quem tem como meta abrir um e-commerce, nada mais acertado do que começar com esse exercício de aprendizado nas redes sociais. É assim que a empresa consegue avaliar previamente como será a relação para estabelecer o público-alvo, metas de vendas e quais serão os produtos chaves para trazer clientes ao novo ambiente. Pois, montar um site com todo o catálogo e funcionalidades, demanda toda uma nova equipe preparada para pôr em prática o projeto.

 

Faça transmissões ao vivo

A Orion Modas encontrou a transmissão ao vivo do Facebook, como forma de tornar mais íntimo o relacionamento da marca com o público, já foram realizados 2 eventos promocionais em transmissão ao vivo. A empresária fez uma parceria com uma blogueira de moda para dar suporte à transmissão. O público que assiste, acaba interagindo com as apresentadoras, tiram dúvidas, mandam abraços, curtem o evento, e, claro, foram no outro dia comprar as peças ofertadas na transmissão.

A última transmissão do bazar de sapatos, rendeu à empresa 400 pares vendidos no dia, resultado fantástico, acima do esperado – conta a empresária. Certamente, tal prática demanda planejamento e aviso prévio nas redes sociais. Deve-se elaborar um ótimo leiaute, ter bons produtos para apresentar e entregar um bom motivo ao público para assistir, fatores essenciais para o sucesso da transmissão.

 

Instagram, não focarás apenas no produto

Para o ramo da moda, o Instagram é outro aliado. A Orion Modas, além de postar looks e ofertas promocionais, utiliza-o para divulgar conteúdos informais descontraídos, gerando intimidade com a marca. Sintetizando, entregar familiaridade ao público nas redes sociais também é algo que ajuda no fortalecimento do relacionamento!

 

Stories, 24 horas para soltar a imaginação!

Outro recurso do Instagram são as Stories, a Orion faz uso diário desta função para divulgar vídeos de looks, campanhas promocionais, novas coleções, eventos e mensagens inspiradoras, que ficam disponíveis durante 24 horas aos seguidores da marca.

Além do mais, com prévia autorização, divulgam-se fotos que clientes compartilham com a hashtag da loja ou sua localização. Assim, além de promover os produtos da empresa, promove-se também o cliente, que por sinal, é o melhor agente indicador de marketing de qualidade para atrair novos.

 

WhatsApp, quando o relacionamento é sério!

As vendedoras utilizam o WhatsApp para se comunicar com sua carteira de clientes, entregando mensagens com soluções específicas para cada um. Fazem, além disso, listas de transmissão, um conjunto de clientes separados por demandas específicas, como exemplo: “Lista de Tamanhos Especiais”. Oferecem descontos exclusivos para os clientes das listas e felicitam-nos por aniversários. São atitudes para tornar clientes fiéis.

 

Resumo da ópera digital

Todas estas ações de marketing na Orion, só aconteceram devido a um planejamento estratégico bem elaborado, com reuniões semanais, presença online diária, envolvimento com todos os colaboradores, enfatizando a importância do bem-estar de toda a equipe. Para chegar ao topo é necessário dedicação dia a dia!

 

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Agente de Inovação - SEBRAE/SC

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