Afinal, o que o seu cliente quer quando busca o seu produto?
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Afinal, o que o seu cliente quer quando busca o seu produto?

A importância de saber o que o seu cliente realmente anseia ao procurar a sua empresa pode ser o segredo de ouro para a evolução do seu negócio.

Uma mulher ao entrar numa loja de cosméticos, não busca apenas um produto para as unhas ou cabelos – ela busca se sentir mais bonita. Um senhor ao entrar numa loja de artigos de esportes, não busca apenas um tênis de caminhada – ele busca ter mais saúde. Saber a necessidade do seu cliente é tão importante quanto oferecer um produto de qualidade. Você pode estar perdendo resultados para uma concorrência apenas porque esta sabe oferecer soluções além do óbvio para o seu público-alvo.

Sair do comum é a saída

Foi a estratégia que o empresário da Madeireira Norte Sul resolveu abraçar: oferecer algo a mais para o seu consumidor. Localizada no município de Bombinhas, Santa Catarina, essa empresa familiar começou apenas como um depósito de madeiras. Hoje, após 25 anos no mercado, a empresa é atendida pelo projeto Agentes Locais de Inovação, vinculado ao SEBRAE/SC e o CNPq.

Desde então, o empresário Diego Baretta busca implementar a cultura da inovação no seu negócio, trazendo produtos diferenciados na região e fugindo dos padrões de venda de uma madeireira comum. Buscando informações junto aos seus clientes, Diego percebeu a necessidade de vender uma solução mais completa, e assim surgiu também a possibilidade de agregar valor ao seu produto.

Antes, a empresa não ficava responsável pela execução do serviço e as madeiras eram vendidas avulsas para montagem e instalação de decks. O cliente comprava as madeiras em peças inteiras e era de sua responsabilidade a execução do serviço de montagem. Isso inclui o corte das peças que, além da sujeira no local, dependendo da mão de obra contratada, vez ou outra gerava desperdício de material. Mantendo a qualidade da matéria e otimizando o serviço, a madeireira passou a oferecer a solução de deck modulado. Agora, as mesmas madeiras são vendidas em peças já prontas, apenas para serem encaixadas. Com uma obra mais limpa, menor tempo de instalação e pouco desperdício de material, o empresário não só percebeu o cliente mais satisfeito, como também conseguiu valorizar o produto oferecido.

Agora dei valor!

E por falar em valorização, a Norte Sul passou a oferecer soluções inovadoras no ramo da construção civil, trazendo tecnologia para o mercado no município e, obviamente, se destacando pelas novidades. Buscou fornecedores de massa cimentícia para assentamento de tijolos, produtos de impermeabilização de materiais e até mesmo peças metálicas importadas de encaixes para estruturas de madeiras. Além disso, passou a vender pallets feitos com madeira Pinus. Apesar de diferente, o item que tem sua função principal de armazenamento e estocagem, se levado pela criatividade, pode se tornar um objeto inusitado de decoração: painel, cabeceira de cama, mesa de centro e até mesmo poltrona. Que tal?

Por fim, outra solução adotada foi para dar finalidade para as sobras de madeiras. Ao invés de continuar ocupando espaço no estoque da loja, os colaboradores passaram a produzir cavaletes simples para utilização em obras, trazendo maior produtividade para a sua equipe – o tempo que era ocioso agora é para a produção destas peças. Tudo isso trouxe maior visibilidade para o seu negócio, despertando o interesse do seu público-alvo e fidelizando antigos e novos clientes.

Surpreenda!

Com certeza, hoje quem busca a madeireira é surpreendido pela gama de produtos oferecidos além do comum. E você, o que pode oferecer além do óbvio para o seu público-alvo?

Inovar no seu negócio pode ser mais possível do que você imagina!

Geovana Vello
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Agente de Inovação - SEBRAE/SC

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