Descubra formas de captar valor para sua empresa
[ editar artigo]

Descubra formas de captar valor para sua empresa

O início de desenvolvimento das atividades do Restaurante Taia vinculado ao Programa ALI iniciou em fevereiro de 2016, nesta época o casal Carol e Saulo, estava com a ambição de ir além da oferta de Buffet em horário de almoço. Sem intenção de servir janta, como verificado em análise de fatores externos de que o público-alvo do local são pessoas que trabalham próximo ao restaurante e não possuem tempo no horário de almoço para retornar para suas casas, devido à distância, trânsito e carga horária curta. Fatores pessoais como convívio familiar também impactaram para evitar o trabalho noturno.

Sobre esta vertente, considerando o pagamento mensal de uma cozinha industrial que ficava ociosa grande parte do tempo, os empresários perceberam que estavam “perdendo dinheiro”, que era possível produzir mais, utilizando a mesma estrutura disponível.

Correndo atrás de opções...

Iniciou-se então a produção de congelados, com foco principal em revenda para conveniências. Sofrendo inicialmente sobre como chegar a estes clientes e métodos de abordagens, os empresários, formados em agronomia, entendem muito da parte técnica, porém não possuíam habilidades fundamentais em negociação e marketing, fatores estes desenvolvidos em parceria com a ALI.

A venda de congelados ocorre atualmente através de revenda para distribuidores que utilizam a marca do restaurante, para lanchonetes que compram o produto congelado e o serve à la carte, diretamente a pessoas físicas e com opção de entrega a domicílio para algumas localidades.

Não parou por aí...

Os investimentos não encerraram nesta vertente, com a divulgação dos congelados, a empresa Dona Coruja entrou em contato com os empresários sobre a proposta de produção de papinhas orgânicas infantis, os empresários toparam o desafio, realizou os procedimentos e regulamentações necessárias do setor e iniciou a produção através de firmamento de contrato, o qual já foi renovado e as produções seguem.

E mais!

O restaurante permaneceu em seu ponto comercial ofertando Buffet a quilo no horário de almoço e com o cenário político-econômico instável e a vinda de um concorrente realizando disputa por preço, o Restaurante Taia sentiu queda em sua movimentação diária, para tanto, com auxílio do ALI foram alinhadas uma série de ações visando proporcionar diferenciações ao restaurante.

Itens que agregam valor ao cliente que o concorrente não trabalha, como sobremesa gratuita, a oferta de wi-fi por meio de sistemática de check-in em Fan Page. Máquina de café expresso, freezer de sorvete e picolés em estabelecimento e parceria de doces gourmets como opcional de sobremesa no fornecimento de ceias de natal e réveillon, gerando valor e divulgando marca de terceiros para seus clientes.

Retornos $$? Sim!

Atuando por esses meios, o restaurante em sua parte de Buffet recuperou a movimentação rotineira e retornou a média de consumo dos demais meses anteriores, favorecendo a divulgação do estabelecimento, por meio de mídia social Fan Page e indicações, citando os novos diferenciais e amenidades aos clientes.

Mesmo no início das atividades, tanto os pratos congelados, quanto as papinhas orgânicas infantis já estão representando cada um aumento de 10% no faturamento da empresa, totalizando um aumento de 20%!

O restaurante também atua com um programa de fidelidade de clientes online, no qual através do acúmulo de pontos é possível revertê-los em futuro consumo no local. A maioria dos clientes ao invés de utilizar este crédito em suas posteriores refeições prefere em troca do benefício adquirir os pratos congelados, mantendo o ticket-médio em Buffet e melhorando a divulgação dos pratos congelados, através de indicações após consumo, diga-se, pelos próprios clientes de forma “gratuita”.

Os retornos financeiros apresentados ainda estão no seu início de atuação, salientando que ainda em 2017 a empresa parceira proprietária da marca das papinhas orgânicas infantis pretende inaugurar novos pontos de vendas em cidades próximas. E sobre os congelados, já estão ocorrendo novas etapas, como pesquisa e orçamento em design de embalagem, para valorizar a exposição do produto ao consumidor final. Dando um passo de cada vez.

Clube Sebrae
Thais Hamann
Thais Hamann Seguir

ALI - Sebrae/CNPq

Continue lendo
Indicados para você