{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Empreender para Sobreviver
[editar artigo]

Empreender para Sobreviver

 

Muito se tem falado a respeito de empreendedorismo e suas facetas, mas ao observar a trajetória percorrida ate hoje se percebe que, o interesse pelo tema aumentou apenas nos últimos anos, tendo como justificativa a necessidade que as empresas estão encontrando em buscar novas soluções para antigos e novos dilemas do cotidiano empresarial.

Para ilustrar a aplicação do tema empreendedorismo como diferencial nas empresas, utilizo como exemplo a empresa Cofres Criciúma, uma empresa especializada na fabricação de cofres e portas de segurança.

O problema que a empresa vinha enfrentando era o restrito número de clientes, que seriam empresas públicas como, correios e bancos públicos, que por meio de licitações contratavam o serviço da empresa para fabricação do produto determinado.

Acontece que o proprietário não conseguia ganhar todas as licitações as quais se inscrevia e, desta forma acabava sem trabalho em determinados períodos do ano. Para tal problema era necessário pensar em saídas diferentes das que estavam sendo utilizadas, era de suma importância para a sobrevivência da empresa, buscar oportunidades e transforma-las em um negócio lucrativo, onde o proprietário não ficasse apenas com as incertas licitações e sim conseguisse aumentar o leque de clientes.

Frente ao problema, mergulhamos então na busca pela solução da dificuldade, foi quando me deparei com vários textos a respeito do tema empreendedorismo na solução de problemas, e percebi que a chave para o que estávamos procurando era exatamente esta, empreender.

Mas o que significa empreendedorismo realmente, pode-se dizer que é a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, com alterações que envolvem inovação e riscos.

A partir desse momento, percebi que a empresa necessitava implementar novos negócios, para sua própria sobrevivência no mercado, assim iniciamos a parceria da empresa com chaveiros da região, o qual consiste na manutenção e aberturas de cofres quando o chaveiro não tem habilidade para tal, ele indica a empresa de cofre como solução.

Outra ação que vem sendo desenvolvida é o aumento do mix de produtos, onde a empresa passou a produzir cofres personalizados sob encomenda, para pessoas físicas, a empresa também está iniciando a parceria com lojas da região as quais expõe os cofres da empresa para maior divulgação dos produtos.

Estas mudanças refletem que a empresa dentro de suas possibilidades conseguiu transformar ações em inovação de produtos, onde a empresa criou uma nova linha de produtos a partir do que já fabricava como também inovação organizacional, através da ampliação de clientes e da nova forma de venda.

A empresa também está na fase final da implantação da loja virtual, a qual vai atender uma diversidade muito maior de clientes e regiões do país.

Em todo esse processo o que se percebe é que a atitude empreendedora do proprietário da empresa fez e está fazendo a diferença, pois empreender é estar altamente motivado, tendo ideias, sabendo como implementá-las de forma a alcançar os seus objetivos. É não ter medo de iniciar projetos de uma forma arrojada.

Assim, cabe, por fim salientar que empreender é uma jornada diária, cheia de árduos desafios, de conquistas, vitórias e perdas, de momentos de sucesso e insucesso, por que o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo, e para ter a disposição de empreender, tem que se ter disposição para fracassar, aprender com o próprio erro, levantar e prosseguir, e nunca desistir, porque quem espera sempre alcança.

Bianca Lopes

Bianca Lopes

ALI - SEBRAE

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar