[ editar artigo]

Engajamento dos colaboradores para inovação: Existe um programa para isso?

Engajamento dos colaboradores para inovação: Existe um programa para isso?

Manter os colaboradores engajados, com ânimo e produtivos é um dos fatores-chave para o crescimento de qualquer empresa. Envolver os colaboradores em programas de geração de ideias e inovações, que promovam melhorias e inovações organizacionais, marketing, processos e produtos (bens e serviços) tem sido amplamente reconhecido como uma alternativa inteligente, pois a sensação de responsabilidade sobre o crescimento da empresa gera comprometimento e engajamento.

Através do Programa Agentes Locais de Inovação de Santa Catarina, também conhecido como Programa ALI, que tem o intuito de promover a cultura de inovação e melhorias na gestão de pequenas empresas, foi desenvolvido o programa de geração de ideias e inovações na empresa Inova Informática.

A empresa está localizada na cidade de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, atuando no mercado de tecnologia de informação. Possui um número de 30 colaboradores, distribuídos em diversos departamentos, os quais interagem pouco.

Quanto mais engajados e interessados estiverem os colaboradores, maiores as chances de que programas de inovações proporcionem bons resultados.

As boas ideias costumam surgir de uma boa compreensão sobre as possibilidades da empresa, o que remete ao valor de observar e analisar o que está sendo feito atualmente, para, em seguida, propor melhorias, ideias e novidades.

Uma metodologia já testada melhora as chances de sucesso do programa

Para dar efetividade ao programa de geração de ideias e inovações, foi utilizada a metodologia descrita pelo Sebrae – SP, “Programa de Gestão de Ideias: Como aplicar na prática”.

O material apresenta uma metodologia para orientar o empresário a colocar em prática um programa de gestão de ideias. Nele fica evidente o valor do envolvimento de todos os colaboradores, por gerar ações capazes de desenvolver e aperfeiçoar os negócios. O programa procura promover um comportamento ativo, sem esperar que as pessoas, por si sós, deem sugestões de melhorias ao negócio, como é o caso das famosas “caixas de sugestões”.

Para dar início à implantação do Programa de Gestão de Ideias, primeiramente foi entregue o material aos empresários para que estes conhecessem a metodologia e pudessem dar andamento na ação. Em seguida, iniciou-se a formação da equipe de avaliação das sugestões e planejamento do programa na empresa; esta comissão foi formada por pessoas em posição de comando e com conhecimento técnico. Foram definidas regras, formas de apresentações das ideias e sugestões, assim como o incentivo para a melhor ideia.

Planejamento definido e estruturado, promoveu-se a reunião de todos os colaboradores e o Programa de Geração de Ideias e Inovações foi lançado.

Entre os procedimentos, houve a divisão de 4 grupos contendo colaboradores de todos os departamentos, para o desenvolvimento de ações que gerassem melhorias e inovações dentro da empresa. Estes grupos se reuniram durante 4 semanas, tendo 20 minutos para estruturar as ações a serem propostas, bem como sua execução e quais resultados seriam gerados. Findas as 4 semanas, os grupos foram convidados a apresentar suas ideias.

O grupo de avaliadores escolheu 12 ações para serem colocadas em testes. Até o momento 6 ações já foram concluídas. E os resultados estão em análise. Outras 6, que dependiam muito de terceiros, estão ainda sendo finalizadas.

A premiação da melhor ideia será uma viagem para o litoral de Santa Catarina e passaporte para o Parque Betto Carrero World de todos os colaboradores do grupo que elaborou a ideia.

Comunicação eficaz e equipe estimulada: Foco em resultados

Através desta ação pode-se verificar que os empresários e colaboradores estão trabalhando mais em equipe, conhecendo e interagindo mais entre departamentos, fortalecendo as relações entre equipes de trabalho e incentivando o diálogo entre níveis hierárquicos, além de conhecer outros ambientes, também há a conscientização de custos e desperdícios. Os colaboradores estão mais engajados e sentem-se valorizados pelo trabalho que estão realizando.

Segundo uma colaboradora, todos estão mais envolvidos e felizes, pois as ações estão sendo implementadas e os resultados estão sendo bem positivos. Mais do que gerar inovação, sentir-se parte de um grupo que valoriza o intelecto de cada membro, estimula a sensação positiva de comprometimento e de engajamento.

A empresa cresce e se desenvolve quando a equipe trabalha unida e com espírito de cooperação, trazendo vitórias e conquistas a todos e não somente à empresa. O trabalho em equipe fortalece a união entre colaboradores, torna-os mais engajados e mais produtivos, trazendo múltiplos benefícios para a empresa, contribuindo para um ambiente inovador.

Clube Sebrae
Angela Lodi
Angela Lodi Seguir

Agente de Inovação - Sebrae / CNPq

Ler matéria completa
Indicados para você