Inovar para crescer e driblar a concorrência
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Inovar para crescer e driblar a concorrência

A importância da inovação é definida como essencial para a sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, tirar as pessoas da zona de conforto é um grande desafio das organizações, inovar significa tentar algo diferente e, portanto, assumir riscos no desenvolvimento das novas ideias.

O processo para obter ou desenvolver a inovação, vai muito além do avanço tecnológico, do desenvolvimento de novos produtos e serviços. Este envolve a criação de novos processos organizacionais, novas formas de atender necessidades dos consumidores, conquistar novos espaços, novos meios de competir e atender o ambiente empresarial.

COMO TUDO COMEÇOU!

Pensando neste avanço tecnológico e em conquistar novos mercados que a Papelaria Central localizada em Fraiburgo, meio oeste catarinense precisou inovar e buscar novas estratégias para manter-se sólida no mercado e atender as necessidades dos clientes.

Em 1987 a empresa iniciou com um pequeno chalé onde vendia livros e revistas, observando a necessidade do cliente que buscava outros materiais para uso escolar e de escritório a proprietária em 1992 mudou-se para um espaço maior e disponibilizou uma imensa variedade de produtos muito além do que já trabalhava.

AUMENTO DA CONCORRÊNCIA 

Porém, neste período vários concorrentes se formaram conseguindo os mesmos produtos, mas com preço muito abaixo do comercializado pela Papelaria Central, ganhando assim os clientes e também licitações da prefeitura.

Para driblar a concorrência e atingir outros públicos fazia-se necessário inovar, com isso surgiu a ideia de ir além da papelaria e apresentar aos clientes uma variedade em presentes e decorações. Neste período o espaço em que a empresa situava já estava se tornando pequeno e havia a despesa do aluguel que estava pesando no bolso.

Após realizar economias ao longo do tempo a Papelaria Central em 2010 mudou para um espaço próprio, com ampla estrutura e estacionamento coberto, disponibilizando mais de 10 mil itens de diversos segmentos aos seus clientes, atendendo também empresas da região com venda de embalagens.

Antes

Depois

 

UMA VISÃO DIFERENTE DO PRÓPRIO NEGÓCIO

Através do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) que tem como objetivo  identificar possíveis falhas e pontos de melhoria dentro da empresa foi definido ações para tornar a empresa mais competitiva e inovadora.  Como o objetivo da empresa era expandir ainda mais, melhorar o atendimento e ganhar o reconhecimento dos clientes, realizamos em setembro de 2016 um evento de aniversário da loja, durante o mês todo com diversas promoções, brindes, mudança na vitrine e no layout interno, divulgação em redes sociais, mudanças na localização dos produtos, parceria com outras empresas e fornecedores e também foi realizado uma campanha social com arrecadação de livros.

O evento foi um sucesso, obteve uma grande quantidade de acessos, novos clientes, e grande reconhecimento, porém, o faturamento da empresa não obteve aumento significativo, manteve-se o mesmo faturamento do mês de setembro do ano anterior. As visitas dos clientes e de futuros clientes durante o mês de aniversário eram frequentes, a página no Facebook dobrou o número de curtidas/seguidores, mas as vendas e o faturamento que muitas vezes é o mais importante para o empresário não sofreu alterações comparando com o ano anterior.

Porém tudo que se planta colhe e nos meses seguintes principalmente em dezembro com as vendas de natal a empresa percebeu um aumento gradativo nas vendas e no faturamento, assim no mês de Janeiro de 2017 a empresa obteve um aumento de vendas inesperado chegando a um faturamento 40% maior que no ano anterior com a venda voltada às aulas. O mês de fevereiro ainda não foi mensurado mas já conseguimos perceber que também obteve um aumento comparado aos anos anteriores.

A ARTE DE VENDER É INOVAR!

Existem inovações que o resultado não é imediato e a empresa não consegue identificar ou mensurar de um dia para o outro, exige tempo e relacionamento com o cliente. Muitas vezes os empresários não tem essa paciência e acabam com medo de arriscar e investir em inovações dentro da sua empresa.

O mundo atual vive a mudança tecnológica todos os dias, com novos progressos, mudança no hábito do cliente, tendências, mundo virtual, facilidade no acesso os produtos, e com isso as empresas precisam se adaptar e aprender a conviver realizando inovações constantes acompanhando esse fluxo tecnológico para se destacar perante ao concorrente.

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