{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
O Valor do Primeiro Passo: 5 dicas para iniciar uma mudança na sua empresa
[editar artigo]

O Valor do Primeiro Passo: 5 dicas para iniciar uma mudança na sua empresa

Hoje eu gostaria de falar sobre iniciativa, sobre a brutal e quase impossível ação de darmos o primeiro passo para iniciar algo novo. Mas espere, por que é tão difícil assim? Por que para muitas pessoas iniciar um projeto ou uma nova ação é algo tão complicado?

No geral, a resposta está em nós mesmos, cada indivíduo cria ao longo da vida crenças que podem impulsionar ou limitar sua vida cotidiana. Enquanto alguns enxergam apenas dificuldades e tentam justificar-se pela “não ação”, outros olham para a execução como um caminho para chegar ao êxito, para eles as dificuldades para execução do empreendimento planejado tornam-se aliados por representarem alvos de superação.

O Programa ALI é uma iniciativa do Sebrae com parceria do CNPq e que de forma proativa visa promover a inovação no setor empresarial. Em minha atuação como Agente Local de Inovação atendo 42 empresas e noto essa certa estagnação em diversos momentos. O comodismo tem explicado perigosas inércias até mesmo nas mais simples atividades. Considerando que a intensificação da concorrência gerada pela atual velocidade das mudanças nos diversos mercados imprime necessidade de transformação dos diversos ramos de negócio, e que promover a mudança sem reflexão sobre as reais necessidades da empresa pode ser algo muito perigoso, aproveito para dar dicas sobre como iniciar a mudança:

1. Para reverter a inércia alimente pensamentos capazes de fortalecer a realidade de que percorrer um determinado caminho é algo necessário para alcançar o êxito.

2. Perceba o reforço em seu ânimo quando considerar que o aprendizado por passar pelas dificuldades do caminho lhe tornará mais preparado para as adversidades futuras.

3. Se, ainda assim, o primeiro passo parecer muito difícil, considere que provavelmente ele não está bem elaborado. É possível que um passo mais simples possa ser dado.

4. Reflita sobre os benefícios do sucesso do empreendimento, considerando as mudanças benéficas que terá de promover no seu negócio ou na sua vida.

5. Pronto, se algo em sua mente brilhou quando refletiu sobre tudo isso, se você sentiu que isso irá somar, lhe pergunto: Por que não se esforçar mais um pouquinho e iniciar?

Levamos como ALI a missão de desmistificar o "primeiro passo", impulsionarmos o fomento à inovação e transformar ela em hábitos cotidianos nas empresas que passamos. Como mensagem vital para esse objetivo, deixo o seguinte: Se no mundo atual mudar é preciso, seja você o líder das suas mudanças!

Um forte Abraço!

Andréia Figueirola

Andréia Figueirola

ALI - Sebrae / CNPq Tecnóloga em Logística, apaixonada por Marketing Digital.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar