[ editar artigo]

Parcerias estratégicas para impulsionar as vendas do seu negócio

Para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, é fundamental definir estratégias de marketing para que o negócio cresça. Mesmo com orçamento restrito é possível estruturar ideias para atrair clientes. É necessário apenas definir muito bem a estratégia a ser implementada. Neste post, quero mostrar como boas parcerias e um pouco de criatividade podem impulsionar ações incríveis para o crescimento do seu negócio.

Uso como exemplo, a empresa Júlio Schramm Fashion, loja de roupas femininas e masculinas da cidade de Gaspar/SC. A loja é muito conhecida na cidade e foi mantida com o nome do fundador da empresa, que vendeu tecidos e outros produtos no mesmo local durante décadas. Ao longo do tempo, a loja foi se renovando e as netas, que assumiram a gestão, transformaram a loja em referência na cidade em marcas sofisticadas de roupas e acessórios.

No início de 2015 a loja foi adquirida pela empresária Zaira Pais Spengler. Seu perfil empreendedor é a prova que não se deve ter medo de ousar para colher bons frutos. Algumas ações realizadas na loja são ótimos exemplos de que o bom relacionamento e negociação com parceiros ajudam a impulsionar as vendas. Convido o leitor a avaliar essa experiência.

DIA DA MARCA

A empresa buscou parceria com um de seus fornecedores de peças masculinas para movimentar a loja durante os dias úteis da semana, com a finalidade de demonstrar lançamentos da nova coleção. Assim surgiu “O dia da marca”.

A ação foi divulgada nas redes sociais e reforçada por convites pessoais aos clientes. No dia estabelecido, o representante da marca esteve presente, apoiando os atendentes nas vendas. Também foi realizada a distribuição de brindes, descontos em produtos e outros prêmios negociados com empresas parceiras na região, como, jantares, chocolates e sessões de massagem. De acordo com a empresária, foi perceptível o aumento das vendas de peças masculinas após o evento.

O LANÇAMENTO DE COLEÇÕES

A empresária também foi ousada ao modificar os lançamentos de coleções de uma das principais marcas comercializadas pela empresa, até então, realizados através de coquetéis e desfiles dentro da loja.

No lançamento da coleção de verão deste ano, a empresária fez uma parceria com uma casa noturna da região para a realização de uma festa, no estilo sunset, com desfile das peças. Os melhores clientes foram convidados vips, com entrada liberada. Um tapete vermelho foi colocado na entrada para recepcionar os convidados e foi produzido um backdrop (painel com inscrições e logomarcas utilizado em eventos para ações de merchandising) para fotos, com o nome da marca e o nome da loja. Várias fotos circularam nas redes sociais ampliando a visibilidade da ação.

Aproveitando a divulgação da festa, a empresária lançou uma campanha para estimular os clientes a comprarem o look para a balada com 20% de desconto. Segundo ela, as vendas foram ótimas, tendo um aumento de 25% do faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Os clientes que compraram as peças, foram convidados a desfilar com os novos looks no evento. A ação foi um sucesso, sendo percebida pela empresária como uma ótima oportunidade para as próximas coleções.

INOVAÇÃO

A empresa Júlio Schramm Fashion participa do programa ALI (Agentes Locais de Inovação) e está em constante busca de novas ideias para melhorar o seu negócio. Este é o objetivo do programa, incentivar e apoiar a cultura de inovação.

Acompanhando a empresa desde o início do programa, posso dizer que houve uma grande evolução no relacionamento com clientes e no estabelecimento de parcerias, fatores que geram inovação e revelaram-se importantíssimos elementos para o crescimento do negócio.

Exemplos como este devem ser compartilhados, pois nem sempre os pequenos negócios conseguem identificar oportunidades no ambiente onde atuam. As empresas devem estreitar relacionamento com os outros negócios. As parcerias podem possibilitar um ganho de competitividade através da união de forças. Como no exemplo da loja Júlio Schramm Fashion, os restaurantes que cederam jantares como brindes, apoiaram a estratégia da loja, mas também tiveram a oportunidade de receber novos clientes. Por que não compartilhar ações que tragam bons resultados para ambos?

As parcerias com fornecedores também são vantajosas, pois estes buscam sempre um melhor posicionamento dos seus produtos nos pontos de venda. Algumas marcas de produtos definem um orçamento específico para representantes realizarem promoções de vendas com melhores clientes. Será que o seu negócio não consegue aproveitar estratégias como essas para impulsionar as vendas? Pense nas possíveis relações e parcerias da sua empresa, crie e inove você também!

Clube Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você