PEQUENAS AÇÕES PODEM GERAR GRANDES RESULTADOS
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PEQUENAS AÇÕES PODEM GERAR GRANDES RESULTADOS

Por muitas vezes, os empresários têm como inovação algo que cause um grande impacto em seu negócio, no mercado ou setor no qual atuam. Em minha vivência como Agente Local de Inovação, percebo o quanto os empresários relacionam os processos de inovação a grandes investimentos e mudanças drásticas, impedindo-os muitas vezes de arriscar-se a execução de ações mais simples, por ficarem desacreditados dos seus resultados. O Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), consiste em um projeto de iniciativa do Sebrae em parceria com o CNPQ e tem como objetivo promover melhorias na gestão e a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte.

Uma das empresas da qual acompanho, participante do Programa ALI, entendeu a necessidade de buscar por melhorias e decidiu “mergulhar” no mundo da inovação e arriscar-se a implementar ações, de pequenas a grandiosas, mas que pudessem lhe gerar resultados significativos. Uma das ações implementadas, a princípio considerada uma ação de execução extremamente simples, gerou resultados impactantes na empresa.

A ação realizada e os resultados alcançados

A empresa, um Laboratório de Análises Clínicas, localizado no município de Braço do Norte/SC, necessitava para a propositura de ações, de uma análise primeiramente do seu atual grau de gestão e inovação, realizada por meio da aplicação de um diagnóstico e a posterior confecção da matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde realizou-se uma análise do ambiente interno e externo da empresa. A partir da aplicação dessas ferramentas, foi possível diagnosticar pontos de melhoria a serem trabalhados e viabilizou-se a construção de um plano de ação, determinando-se ações focadas para a resolução desses aspectos, alguns que necessitavam ser aprimorados e outros melhorados.

Dentre outras ações propostas no plano, uma delas foi a Criação de um Programa de Gestão de Ideias. Esta ação teria como objetivo estimular os colaboradores na identificação de problemas encontrados nos diversos setores da empresa e sugestões de melhorias para esses problemas ou ideias inovadoras que acarretassem um impacto no aumento de faturamento da empresa ou redução de custos.

Assim, para a execução desta ação, a empresa elaborou planilhas, que foram distribuídas em diversos setores (RH, Atendimento, Administrativo, Técnico), onde os colaboradores se reúnem e, após discussões focadas em aspectos relacionados ao setor do qual fazem parte, incluem na planilha os problemas identificados juntamente com as sugestões para a melhoria desses problemas e/ou ideias de ações inovadoras. Após o levantamento das sugestões de melhoria ou ideias, os dirigentes deliberaram sobre as mais viáveis, considerando alguns critérios como urgência, recursos, dentre outros, e implementaram na empresa, determinando os custos, prazos, responsável pela execução, forma de execução e o impacto causado. O resultado foi surpreendente. Com a implementação desta ação, além de promover um engajamento maior da equipe e melhoria no relacionamento com os colegas e comprometimento dos colaboradores com a empresa da qual fazem parte, o laboratório obteve significativa redução de falhas encontradas em exames laboratoriais, dentre outras melhorias diagnosticadas em diversos setores e que tiveram um impacto bastante positivo no atendimento, na gestão da comunicação e na prestação dos serviços.

A qualidade exigida pelo setor

Cabe destacar que, o setor no qual a empresa mencionada atua, por trabalhar com o estudo de substâncias de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente, exige que os processos sejam realizados com extrema qualidade, mediante análise, precisão e exatidão dos resultados, gerando confiabilidade e segurança aos pacientes.

Neste mesmo sentido, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, destaca que deve-se considerar a relevância da qualidade dos exames laboratoriais para apoio ao diagnóstico eficaz. Deste modo, falhas no processo de coleta ou análise dos resultados constituem-se em um problema crucial para a empresa que atua neste setor, uma vez que estes erros podem acarretar grandes impactos para a saúde das pessoas e, consequentemente, constituir em quebra da confiança do cliente para com a empresa e impactos significativos em seu faturamento.

Engajamento da equipe: imprescindível para o alcance de bons resultados

Além da observância aos critérios de qualidade que envolvem o processo de coleta e análise dos exames, é imprescindível que a equipe esteja engajada em todos os procedimentos que envolvem o setor, desde a entrada do cliente na empresa até o momento em que lhe é entregue o laudo com o diagnóstico do seu exame. Evidentemente, vários fatores contribuem para um processo de envolvimento de todos os colaboradores nas sugestões de melhorias e ideias inovadoras. O ideal é que, conhecendo a equipe, se procure adotar o melhor método que vise integrá-los neste processo, para que se sintam parte das mudanças positivas implementadas na empresa. Fatores ambientais são indispensáveis para realizar este engajamento, como a existência de recursos que possibilitem a inovação; ambiente propício para a realização de reuniões, trocas de experiências e amadurecimento de ideias; boas práticas de gestão; o suporte de colegas ou superiores e a motivação organizacional para apoiar a criatividade e inovação.

Esta ação evidencia que mediante uma boa análise, reflexão e determinação pode-se implementar pequenas ações e destas advirem excelentes resultados, que gerem impactos grandiosos para a empresa. Além disso, engajar a equipe e fazê-la sentir parte da empresa, na busca pela sua missão, seus objetivos no mercado, contribui para a busca por melhorias constantes que acarretam na execução de ações de melhoria ou ações inovadoras, e certamente refletirão no aumento do faturamento ou na redução de custos da empresa.

Clube Sebrae
Fernanda Serafim
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ALI - Sebrae/CNPQ

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