[ editar artigo]

Roupa nova, vendas novas: como a Aipim Chips Müller inovou para se tornar mais competitiva

As características visuais dos produtos, suas embalagens e simbologia das marcas provocam opiniões, sentimentos e emoções que interferem no comportamento do consumidor e nas conclusões que este indivíduo obtém acerca do produto em questão. E quando o produto se trata de um alimento chegamos até a “comer com os olhos”. Isso mesmo: comer com os olhos!

Por onde começar?

Neste cenário, a escolha de uma boa “roupa” ou apresentação visual do produto se configura como importante diferencial competitivo para chamar a atenção do cliente e obter a sua escolha. Depois, assim como a beleza atrai, o conteúdo fideliza e retém. Por isso, além de um aspecto visual atrativo, é importante que a qualidade do produto promova uma boa experiência de consumo ao cliente, objetivando a fidelização do mesmo ao produto. Dessa forma, a promessa feita pelo produto, marca e embalagem deve ser coerente com o desempenho apresentado pelo referido produto.

A Aipim Chips Müller e o ALI

Atenta às oportunidades de mercado e às necessidades dos seus consumidores, a empresa Aipim Chips Müller, de Antônio Carlos - SC, decidiu em 2015, com a orientação do programa Agente Local de Inovação (ou ALI) do SEBRAE e CNPq, que era a hora de inovar e adotar uma “roupa” nova para habilitar a empresa a dar novos passos rumo ao seu crescimento. Com isso, foram direcionados investimentos para a criação de uma nova identidade visual, novo site e nova embalagem para os seus produtos.

Falando em inovação, ela possibilita que as empresas utilizem conhecimentos e recursos da melhor forma para enfrentar um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico. E inovar pode envolver pequenas ações ou baixos investimentos também, dependendo da oportunidade vislumbrada. Nesse contexto, o programa Agente Local de Inovação visita os pequenos negócios e se utiliza de ferramentas que analisam toda a estrutura de gestão da empresa e as próprias ações inovadoras que esta organização já desempenha, no intuito de identificar e propor rotas de ação que melhorem a gestão do negócio, que reforcem a sua marca e que promovam melhores resultados financeiros. Em resumo, o objetivo macro é angariar os lucros, que justificam a existência das empresas. Com esta proposta, o ALI ajuda para que a empresa “desperte” para as oportunidades internas e externas ao seu negócio, objetivando construir resultados mais satisfatórios.

Voltando à Aipim Chips Müller, que foi fundada em 2007, a mesma oferece ao mercado salgadinhos em formato chips e oriundos do aipim, tendo esta sua oferta distribuída em quatro sabores, que são:

● O Natural, que é apenas temperado com sal marinho;

● O sabor Bacon;

● O sabor Churrasco e;

● O sabor Cebola e Salsa.

Roupa nova

O logotipo e demais itens que compõem a identidade visual de um negócio são tão importantes quanto os demais capitais e recursos envolvidos na operação deste negócio, como as pessoas, os equipamentos, os recursos financeiros e outros. Isso porque uma identidade visual marcante, atrativa e diferenciada ajuda a criar a confiança do cliente nos produtos e para que este consumidor possa reconhecer a marca num ambiente de informações em excesso.

Assim sendo, o trabalho para a confecção da nova “roupa” da empresa começou pelo desenvolvimento de um novo logotipo, que representasse os principais ingredientes utilizados no trabalho da Aipim Chips Müller, relacionando a tradição familiar, o amor e o carinho colocados em cada atividade produtiva. Dessa maneira, e considerando os valores e a missão da Aipim Chips Müller, foi definido o novo logotipo da empresa. Abaixo, pode-se visualizar a logo antiga (à esquerda) e a nova (à direita):

Depois, foi a hora de a embalagem receber um novo visual. Falando em embalagem, ela é multifuncional. Ela possui inúmeras funções: protege os produtos, torna viável o seu transporte, orienta o consumidor e possui muitas outras atribuições. Além destes itens, é importante ressaltar que a embalagem deve destacar a marca e os atributos e benefícios que o produto apresenta. Os benefícios são alguns dos fatores que motivam ou justificam a compra e, portanto, devem estar explícitos na embalagem. Considerando estes critérios e outros mais, foi desenvolvida nova embalagem para os produtos da Aipim Chips Müller, conforme imagem abaixo e à direita que representa a nova “roupa” do Aipim Chips com sabor Natural. Abaixo e na esquerda está a imagem da embalagem antiga deste mesmo produto.

Por fim, chegou o momento de entregar nova “roupa” ao site da Aipim Chips Müller. A presença dos negócios em meios digitais não é mais um diferencial: é questão de sobrevivência! Nesse sentido, o site e as redes sociais se apresentam como ferramentas necessárias para uma maior divulgação e reforço da marca, para uma melhor aproximação dos clientes com a empresa e para que as próprias vendas possam evoluir.

Pensando nisso, a Aipim Chips Müller alterou seu site anterior (primeira imagem abaixo) para uma plataforma mais receptiva aos clientes e parceiros (segunda imagem abaixo), relacionando mais informações sobre a empresa, sobre os produtos e sobre os pontos de venda do produto. Além disso, os detalhes e benefícios dos produtos são destacados no novo site, cumprindo com a promessa de entregar produtos saborosos e saudáveis.

O novo logotipo passou a ser utilizado em junho de 2016, as primeiras novas embalagens começaram a ser utilizadas em agosto de 2016 (mas as embalagens antigas foram utilizadas por alguns meses posteriores ainda, até que se consumisse o seu estoque) e o site novo foi colocado no ar para o público externo em meados de setembro de 2016. Finalizados os trabalhos com a identidade visual, o site e a embalagem, chegou a hora de colher os frutos na Aipim Chips Müller!

Vendas novas

Entretanto, antes de relatar os resultados evidenciados pela empresa, após o trabalho acima descrito, vale a pena destacar que o contexto onde estas mudanças foram implementadas e houve a aferição do retorno relaciona forte recessão econômica, corte de despesas, altas taxas de desemprego, redução dos investimentos e por aí vai. Mas, inovar apoia no “enfrentamento” dos desafios externos à empresa e ainda possibilita que se vislumbrem melhores resultados, como veremos abaixo!

Os resultados obtidos pela empresa após o processo de adoção de uma nova “roupa” para o negócio envolveram:

a) Média de aumento no faturamento mensal da empresa de 18%;

b) O novo site e um consequente melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa/busca na web resultou em vendas para novos clientes em estados do Brasil que, até então, nunca haviam contabilizado compras na Aipim Chips Müller;

c) A nova embalagem gerou uma economia de mão de obra (e tempo) que era destinada a colar a etiqueta externa à embalagem. Por outro lado, o custo unitário da embalagem aumentou, porque agora ela vem com as informações impressas no seu “corpo”;

d) Em relação ao lucro, neste momento não foi percebido um resultado impactante, já que a empresa realizou diferentes investimentos, relacionando as ações aqui descritas e outros investimentos em maquinário e demais demandas produtivas;

e) A comunicação com o público consumidor foi melhorada porque, agora, os benefícios dos produtos (envolvendo os insumos utilizados, o sabor e o impacto positivo à saúde, por exemplo) receberam o devido destaque nas embalagens, site e redes sociais;

f) O fluxo para encaminhamento de novos revendedores através de formulário existente no site automatiza a demanda, quando ocorre, tanto para a Aipim Chips Müller, quanto para os parceiros que prospectam se tornar revendedores dos produtos;

g) Para os clientes que buscam encontrar os produtos da Aipim Chips Müller, o novo site apresenta mapa com o cadastro dos revendedores, conduzindo estes clientes aos produtos de maneira ágil e assertiva;

h) O novo logotipo trouxe um “ar” mais moderno e atrativo ao público consumidor, apoiando no reforço da marca no mercado.

Sim, e por fim, inovar é preciso!

Que tal começar pela escolha de nova “roupa” para o seu negócio ou produto?

Clube Sebrae
Marcelo Henrique Otowicz
Marcelo Henrique Otowicz Seguir

Agente de Inovação - SEBRAE / CNPq

Continue lendo
Indicados para você