Transformando seu negócio em Franquia
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Transformando seu negócio em Franquia

Você já parou para pensar que seu negócio pode ser replicado? Muito mais que isso, pode ser conhecido e instalado em qualquer parte do Brasil ou de outros países? Para isso, as primeiras perguntas a serem respondidas são: tenho um bom produto ou serviço a ser oferecido? Possuo a marca registrada? Obviamente que somente isso não basta, mas se as respostas dessas perguntas forem positivas, sua empresa poderá vir a ser uma franquia.

O ideal é ter produto tendência em um mercado crescente. Mas como nem sempre essas condições estão presentes, alguns passos iniciais têm se revelado cruciais para o lançamento de uma franquia de sucesso: ter um diferencial que não seja apenas um “modismo” é um ponto chave; outro, é a rigorosa saúde financeira atual; além disso, a franquia de sucesso costuma ter como base um produto ou serviço já reconhecido, sucesso de vendas em algum mercado. Mesmo com tudo isso, não se deve esquecer de uma análise do mercado aprofundada, capaz de identificar potencial saturação.

Neste post, apresento o caso da empresa Xis e Cia Gourmet, localizada em Chapecó, que iniciou suas atividades em 2013 no ramo de fast foods com lanches gourmets e saudáveis. Os elogios dos clientes foram suficientes para despertar o espírito empreendedor dos sócios para a expansão. Além disso, havia um diferencial no produto que fazia os empresários acreditarem nas chances de engajamento em um projeto para abertura de franquia.

Para que a realização acontecesse, muitos passos foram dados, como consultorias nas áreas de marketing, finanças, mapeamento e documentação dos processos, realização de análise detalhada da marca, busca de capacitações e promoção de um ambiente de trabalho em que os colaboradores estejam comprometidos com a elaboração de novas ideias, assim como, com suas execuções, ou seja, com a realização de inovações, propriamente ditas.

Abaixo apresento brevemente o processo que levou a Xis e Cia Gourmet a criar o “Seu Benedito Genuine Food".

 

Formatando uma ideia

Em 2013, nasceu a Xis e Cia Gourmet que atuava na cidade de Chapecó, no ramo de fast foods. Possui como diferencial lanches gourmet e saudáveis. Gourmet, porque as receitas caseiras, produzidas no local, utilizavam matéria-prima fresca e, saudáveis, porque eram feitas sem utilização de frituras e livre de conservantes.

Logo no início das atividades, os sócios notaram que possuíam uma empresa com algo diferente dos concorrentes, seus produtos tinham sabor e qualidade diferente dos demais. Os elogios dos clientes reafirmavam a impressão dos protagonistas dessa história. Com base nisso, os sócios começaram a pesquisar sobre o modelo de negócios, conhecido como Franchising e, no ano seguinte, decidiram engajar-se no processo de inovar, buscando auxílio para transformação da empresa em franquia. Porém, muitos passos precisavam ser dados para que todo o processo realmente desse certo.

Já em 2015, foram apresentados ao Programa ALI o qual utilizaram como um importante ponto de apoio para a futura estruturação da Franchising. Além da participação no programa ALI, também iniciaram uma consultoria em Franchising, com empresa especializada neste ramo, já que essa transição de negócio não é tarefa fácil. O desafio consiste em replicar o negócio em diferentes ambientes, o que demanda documentação de todos os processos envolvidos, garantindo a possibilidade de adoção dos mesmos padrões da empresa original.

No início do programa, o foco da empresa foi ações e melhorias na dimensão ambiência inovadora, (uma das 13 dimensões de inovação analisadas no Programa ALI/SEBRAE, do qual faço parte). Essa dimensão trata de melhorias no ambiente que venham a propiciar a inovação dentro da empresa e que podem derivar do uso de fontes externas e internas de informações e conhecimento. As fontes externas, incluem entidades de apoio, consultorias e conhecimentos e tecnologias advindas de fornecedores, já as fontes internas, como o próprio nome já diz, consistem em incentivar os colaboradores a apresentarem e participarem das ideias.

Como parte da estratégia de melhorar o ambiente inovador da empresa, em 2016, participaram do kit de fortalecimento oferecido pelo Sebrae. Esse foi elaborado com o intuito de agregar valor, melhorar a gestão e conhecimentos de todas as áreas do negócio. O kit inclui cursos e consultorias, baseados em melhorias contínuas para micro e pequenas empresas. Além da participação nestes cursos, também contrataram consultorias oferecidas pelo Sebrae e por terceiros. Esse foi o início de um profundo estudo sobre o negócio. Nele, revelou-se como um dos mais importantes passos, o estudo da marca e a confecção de todos os manuais de procedimentos para a formatação da franquia, uma vez que, em fase anterior, a análise de franqueabilidade havia sido positiva.

 

Colocando a mão na massa

O estudo da marca revelou que seria conveniente uma alteração capaz de fazer a marca remeter ao produto. Depois de muitas reuniões, com participação de colaboradores, dirigentes, clientes fiéis e consultores em design e gestão de marcas, surgiu o: Seu Benedito Genuine Food. Uma marca que nasceu da crença de que o mercado de alimentação é muito mais do que comida. A marca valoriza receitas caseiras, fornecedores locais e cria lojas que prometem o aconchego da casa do cliente. Para os empreendedores, o ambiente da empresa promove a conexão de pessoas que acreditam nos valores genuínos da vida. Assim, o “Seu Benedito Genuine Food” procura ser mais do que um espaço para boa alimentação. É também um espaço de convivência de pessoas com valores comuns e positivos.

A produção de todos os manuais também foi feita de forma padronizada por consultores de áreas especializadas. Estes manuais irão servir de referência aos franqueados para que estes consigam replicar o negócio. Dessa forma, foram feitos separadamente para cada processo da empresa, como Manual de Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Operacionais Padrão, Manual de Conduta ética, Treinamentos e Capacitações, dentre outros.

Após a construção da nova marca, produção de todos os manuais, definição de design e layout a ser adotado, reestruturação de cardápio e a adesão à ABF (Associação Brasileira de Franchising), em março de 2017, foi lançada a franquia.

Ganhos de um ambiente inovador

Todos sabemos que somente ter uma ideia não basta para colocar em prática, é necessário um planejamento para que realmente saia do papel. É claro que um perfil empreendedor é de suma importância, porém muitas são as fontes que podem auxiliar neste processo.

Nota-se que quando uma empresa participa de cursos, investe na contratação de consultorias especializadas, participa de associações e possui coleta de informações dos colaboradores, muitas ideias surgem e melhoram a ambiência inovadora, permitindo com que ações impactem em outras dimensões com potencial inovador da empresa, muitas delas, aliás, medidas no radar de inovação. No caso destacado nesse post, notei que as dimensões de processos e posicionamento da marca foram as mais impactadas.

 Criando um ambiente saudável à inovação e com foco em resultados, muitos benefícios podem passar a ser percebidos e melhorados dentro da empresa. Mais do que isso, um ambiente inovador estimula e traz foco para que o diferencial competitivo seja revelado constantemente!

Angela Lodi
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Agente de Inovação - Sebrae / CNPq

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