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10 melhores e-mails de todos os tempos e suas técnicas

10 melhores e-mails de todos os tempos e suas técnicas

O e-mail marketing permanece o líder em retorno sobre investimento (ROI). É a propaganda que mais dá lucro em relação aos custos.

Os 10 melhores títulos de e-mails de todos dos tempos, listados abaixo, seguem regras específicas.

Sem saber o porquê subjacente à eficácia de cada um, você terá pouco benefício da lista cuidadosamente pesquisada.

E quais são as regras do e-mail eficaz?

Regra Número ZERO

Saber escrever corretamente.

Erros de gramática e ortografia minam a credibilidade do mais belo produto.

Imagine a Gisele Bündchen sorrindo com dentes podres.

O tripé fundamental

Campanhas de e-mail marketing com alto possibilidade de retorno envolvem o domínio e uso otimizado de três variáveis:

Emissor: qual o porquê da mensagem, naquele dia, naquela hora, para aquele grupo e o objetivo da campanha: apresentação, reconhecimento, conversão ou agradecimento (Up-Sell).

Servidor: as regras e a taxa de eficácia do serviço contratado para transmitir as mensagens.

Cliente: quais palavras usar para que os títulos que eliciem a curiosidade, estilo de texto que precipitem a ação planejada e uso das técnicas de redação publicitária e de psicologia comportamental (Nudge).

Carteiros digitais

Você precisa que o e-mail seja entregue. E quem faz isto são os servidores. A cada 10 e-mails enviados, seis são spam.

O carteiro eletrônico são os servidores, os mesmos que hospedam sites. Quanto maior a quantidade de mensagens, mais dados, mais custo com mão-de-obra, armazenamento, energia elétrica.

Todas as empresas cobram por unidade de mensagem.

O produto é você!

Ok, mas o Gmail não me cobra dinheiro para mensagens pessoais. Há uma troca: seus dados são a moeda, inclusive para venda de anúncios personalizados. Você manda uma mensagem com a palavra viagem no texto para alguém e todo site visitado passa a exibir anúncios de companhias aéreas, pacotes.

Quando você não paga, o produto é você!

E-mail empresarial, nome@suaempresa.com.br, todos cobram, imediatamente ou a partir de determinada quantidade de usuários ou mensagens.

Visando economizar dinheiro, e a paciência dos clientes, os provedores de e-mails usam filtros muito apurados e bloqueiam quem descumpre as regras.

Se abusar, vai para a Black-List. Ninguém mais receberá tuas mensagens. Mesmo a tua mãe.

Aí, sim, é hora de reativar o cartão postal, comprar selos, pois e-mails não chegarão ao destino.

1 CD, milhões de clientes

Comprar CDs ou pacotes de milhões de e-mails é o passo mais curto ao anonimato digital. Pura falsidade, montadas por programas de computador.

Listas de terceiros, de outra empresa, “compradas por fora” é outro atalho ao fracasso. Por que?

Vão gerar baixo índice de abertura, muitas marcações de spam ou exclusões sem leitura, poucas rolagens até o final da mensagem e nenhuma interação são sinais de lixo para os servidores.

Empresas que são vítimas de seus funcionários logo denunciam aos servidores, podem acarretar, além de bloqueio do e-mail emitente, processos judiciais.

Oportunidade

Só há uma exceção aqui: quando o proprietário permite o uso. Há metodologia específica para potencializar conversão de listas compartilhadas. Não é o assunto aqui. Envolve o ciclo de permissão, apresentação e sinergia de produtos. Talvez eu escreva em outro momento.

Você concorda?

A forma SEGURA é pedir que o usuário se cadastre em seu site e receba uma mensagem de confirmação. Esta troca envio-resposta aponta aos servidores que há uma relação estabelecida entre emissor e emitente.

Justamente a função do e-mail. 10 e-mails enviados com 2 abertos é melhor que 100 mil lidos de um disparo de 10 milhões de endereços.

Sabido o que não fazer, vamos ao como fazer certo.

Como escrever e-mail eficaz

• Seja pessoal, diga olá, oi, trate o leitor como uma PESSOA.

• Use títulos que mostrem o ganho imediato ao ler a mensagem ou a proteção a uma perda provável. Dor, Prazer, Desconhecido, Angústia, Curiosidade, testemunhos são os catalizadores de engajamento dos leitores

• Evite Grátis, Dinheiro, Empréstimos, Oferta e termos que os servidores adoram bloquear

• Na dúvida, use Dor + Solução nos títulos

• Priorize três linhas por parágrafos.

• Intercale texto e tópicos

• Conte uma história que reflita a necessidade (a dor) de quem lê e cuja solução está no final ou link que leva ao seu produto ou Landing Page.

• Use dos chamados gatilhos mentais, que são técnicas de redação publicitária que precipitam a curiosidade, a identificação, a necessidade, o medo, a exclusão e muitos mais. Comece por ler As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini. Não é livro de autoajuda empresarial e sim um estudo acadêmico em linguagem acessível. Existe em português.

• Desconfie dos que oferecem solução simples, que não exijam dor (esforço) para chegar ao objetivo. Escrever não é um produto que se compra, liga na tomada e sai funcionando.

• Aprenda estilos de escrita, gramática e psicologia do consumidor.

• Em inglês há gênios. The Boron Letters, de Gary Halbert, escrito da prisão pelo pai ao filho aprendiz é o que de melhor se fez. Boron é uma prisão americana e Halbert é o Pelé em cartas de vendas.

• A relação com o leitor de e-mail, traduzida em taxa de abertura é mais importante que a quantidade de produtos vendidos.

• Entregue muita informação que resolva o problema do cliente precisa e, vínculo construído, ofereça um “produto” complementar àquilo que já foi entregue: oferta irresistível.

• Escolha serviços já testados na Internet para o gerenciamento das mensagens tais como o MailChimp, Aweber, GetResponse.

• Use o funil de vendas a partir dos dados de abertura, spam, cliques.

• Faça higiene da lista a cada disparo.

• Na dúvida, não envie a mensagem.

Bônus:

Os 10 melhores títulos de e-mail de todos dos tempos:

1-O Segredo para ser amado por todos

2-Evite o pequeno erro que me custou quase a vida

3-Aviso às esposas de maridos gastões. Uma esposa é quem escreve!

4-A criança que ganhou o coração de todos

5-A fórmula da menina feia que se tornou miss

6-Como fazer amigos e influenciar pessoas

7- Descubra a fortuna escondida em seu salário

8- A vida de uma criança vale 1 real? Sim ou não?

9-Apenas para quem precisa escrever e não sabe como

10-Assustador...

Imagem: https://pixabay.com/pt/plano-de-fundo-velho-cartão-postal-1995010/

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