{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
10 TED Talks para inspirar o pequeno empreendedor
[editar artigo]

10 TED Talks para inspirar o pequeno empreendedor

Os vídeos das apresentações do TED Talks (TED é uma sigla que significa Technology, Entertainment e Design) ganharam fama na internet do mundo inteiro por inspirarem milhares de pessoas. O depoimento de pessoas bem sucedidas em diversas áreas traz importantes lições e mensagens para levarmos para a vida. Reunimos, abaixo, os 10 vídeos essenciais para inspirar, motivar e tirar lições valiosas das palestras para empreendedores que foram apresentadas no TED Talks .

10 – Steve Johnson: De onde vem as boas ideias?

Nesse vídeo, Steve Johnson fala sobre grandes ideias e como sempre temos a impressão de que elas aparecem em momentos de “insight”. Porém, ele mostra que as grandes ideias precisam de tempo para serem formuladas e, a maioria delas precisa de compartilhamento de ideias entre um grupo.

9 – Sheryl Sandberg: Por que temos tão poucas mulheres na liderança?

Sheryl Sandberg, braço direito de Mark Zuckerberg no Facebook, fala sobre como poucas mulheres chegam a liderança das empresas. Vídeo essencial para mulheres empreendedoras, Sheryl comenta sobre como as mulheres adotam uma postura mais passiva sem perceber e como é necessário mudar esse comportamento se a vontade é chegar ao topo.

8 – Dan Ariely: O que nos faz sentir bem sobre nossos trabalhos?

Com base nos resultados de um experimento com pessoas montando legos, Dan Ariely comenta que existe algo nos nossos empregos que nos faz sentir bem e nos mantém motivados – e não tem necessariamente a ver com dinheiro.

7 – Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ações

Analisando o modo de pensar de grandes empresas modelo, como a Apple, Simon apresenta um diagrama de como apresentar um produto de maneira bem sucedida. No vídeo, Simon diz que as pessoas não compram o que você faz, e sim pelo porquê você faz aquilo. O modelo proposto por Simon é um exercício que pode ser aplicado em qualquer empresa.

6 – Tom Wujec: Construa uma torre, construa um time

Tom Wujec mostra uma dinâmica que consiste em construir a torre mais alta que conseguir com fios de espaguete crus, fita crepe e marshmallows. A dinâmica tem como objetivo desenvolver o trabalho em grupo em uma equipe, e é surpreendente saber que os resultados da aplicação dessa dinâmica em estudantes de administração são medianos comparados a um diferente grupo: o das crianças. Tom Wujec mostra o que podemos aprender com isso e como desenvolver a cooperação em grupo.

5 – Don Tapscott: Como a blockchain está mudando o dinheiro e os negócios

Don Tapscott mostra como a blockchain, que é conhecida como a segunda era da internet, pode influenciar os negócios principalmente com uma moeda digital: o bitcoin. Vídeo necessário para aqueles que querem se atualizar no assunto.

4 – Martin Reeves: Como montar um negócio que irá durar 100 anos

Comparando com o sistema imunológico humano, Martin Reeves nos mostra que as empresas atualmente possuem um tempo de vida muito curto, e como podemos agir se quisermos prolongar a vida do nosso empreendimento ao máximo possível.

3 – Ernesto Sirolli: Quer ajudar alguém? Cale-se e ouça!

O vídeo se inicia com um relato bem humorado de um caso que ocorreu quando algumas empresas foram fazer trabalho social na África, e como o resultado não foi o esperado. Daí, Sirolli tirou a conclusão de que, se você quer ajudar alguém, precisa ouvir o que a pessoa tem a dizer.

2 – Arianna Huffington: Como ter sucesso? Durma mais!

Arianna Huffington desmaiou durante uma reunião, chegando a quebrar sua mandíbula e tomar pontos em seu rosto, por ter batido o rosto na mesa. O motivo? Exaustão. O vídeo curto e objetivo mostra que os empresários atualmente parecem competir por quem dorme menos, sendo que, sem o devido descanso, podemos perder a habilidade de analisar as situações cuidadosamente, em um contexto geral.

1 – Haley Van Dyck: Como uma startup na Casa Branca está revolucionando os negócios

Trabalhadores do governo americano começaram a refletir sobre uma problemática cada vez maior, de que há uma dicotomia entre quem é beneficiado pela revolução tecnológica e quem não é beneficiado, mas geralmente precisa mais desse tipo de facilidade em suas vidas. Uma rede de startups foi criada para oferecer serviços online para a população necessitada a baixo custo, juntando o conhecimento tecnológico do setor privado e aplicando ao setor público, procurando diminuir também a burocracia governamental.

Juliana Soares

Juliana Soares

Gestão Site - SebraeMS

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar