4 aprendizados do Super Bowl 2017 para a sua empresa se tornar campeã
[editar artigo]

4 aprendizados do Super Bowl 2017 para a sua empresa se tornar campeã

O esporte é uma área que se assemelha muito ao empreendedorismo, em especial por conta das lições aprendidas por meio da vivência dos atletas. Perseverança, foco, treinamento e dedicação são apenas alguns dos atributos que podem sair dos vestiários para os ambientes de negócio. Neste caso, as lições vêm de um dos maiores eventos esportivos do planeta – se não for o maior – o Superbowl.

A edição de 2017 do Super Bowl, a milionária final da temporada de futebol americano, surpreendeu até mesmo os mais otimistas fãs do esporte. Nos últimos lances da partida o New England Patriots, comandado pelo supercraque Tom Brady, protagonizou uma virada histórica que rendeu a eles o 5o título da liga – até minutos antes eles perdiam por mais de 20 pontos de diferença. Diante de um cenário dos mais desfavoráveis eles reagiram e conseguiram levar o jogo para a prorrogação e vencer a partida.

Do Tom Brady para o seu negócio: confira os quatro aprendizados que listei para você!

Quando a situação for desfavorável, arrisque

A decisão do Super Bowl 2017 deixou muito claro que para aproveitar algumas oportunidades é fundamental arriscar, em especial quando a situação é adversa. Quando o time perdia por mais de 20 pontos o investimento não foi nas jogadas convencionais, mas sim naquelas que tinham um risco bem maior, ao mesmo tempo que podiam proporcionar benefícios igualmente maiores.

Especialistas no esporte garantem: naquela corrida contra o tempo, se não tivessem arriscado dificilmente os Patriots teriam virado a partida. No cotidiano da sua empresa cenários de dificuldade podem surgir a qualquer momento, e quando eles acontecerem você precisa estar pronto também para decisões mais arriscadas.

Não deixe a emoção tomar conta

Os poetas já diziam, a emoção é a maior inimiga da razão, em especial se estamos falando do ambiente de negócios. Para enfrentar momentos de adversidade ter calma e frieza é essencial. Com isso é muito mais difícil que os sentimentos venham à tona e atrapalhem suas decisões.

Não ache que situações de dificuldade nunca vão atingir a sua empresa. Ao invés disso faça como dizem os especialistas, se prepare e treine sua equipe para que todos tenham inteligência emocional o suficiente para enfrentar os momentos difíceis.

Aprenda com seus erros

Essa lição já não deveria ser novidade nenhuma para você, mas caso ela ainda não faça sentido, fique atento. Sendo o atual campeão, nenhum jogador dos Patriots esperariam enfrentar um revés como aquela desvantagem de mais de 20 pontos.

Para reverter o quadro, antes mesmo de buscar o ataque, a principal ação foi de compreensão do fracasso. Só assim eles foram capazes de analisar o contexto e aprimorar seu trabalho em busca da vitória. Você vai fracassar em algum momento e para evitar a frustração o segredo é aprender com os erros e arregaçar as mangas para revertê-los.

Fique atento ao timing do negócio

Se o plano estiver correto mas a decisão não acontecer na hora certa, sua iniciativa vai dar errado. Para isso não acontecer o primeiro passo de qualquer estratégia é entender qual é o momento certo para colocar as ações em prática. No Super Bowl, o ímpeto de ataque dos Patriots não serviria de nada se não fosse praticado na hora certa para levar o jogo à prorrogação, e consequentemente à vitória.

Se no Super Bowl um time precisou esperar o adversário perder energia para atacar, na concorrência enfrentada no mundo dos negócios pode ser importante esperar igualmente um momento mais favorável. Afinal de contas, hoje seu produto pode não fazer sucesso, mas isso não significa que ele não vai ser bem sucedido no futuro.

Ficar atento às lições que o mercado nos proporciona é essencial. Hoje sou eu que estou compartilhando um conteúdo que de alguma forma será útil para o seu negócio. Ajude outros empreendedores como você a também melhorarem seus negócios. Se cadastre agora mesmo aqui no Clube e compartilhe suas dicas e ideias!

Clube Sebrae
Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Continue lendo
Indicados para você