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4 dicas de marketing digital para consultórios médicos

4 dicas de marketing digital para consultórios médicos

Este artigo é para você, médico empreendedor. Porque afinal de contas gerir um consultório médico, divulgar seu nome, atrair pacientes e manter um trabalho recorrente de relacionamento exige trabalho e muita dedicação. Nada diferente da vida de qualquer outro tipo de empreendedor. Por isso, começar a realizar ações de marketing digital para consultórios médicos é praticamente uma necessidade para seu negócio crescer.

O fato surpreendente é que ainda muitas pessoas acham que fazer marketing para atrair pacientes a uma clinica é praticamente impossível. Muito pelo contrário. Com alguns cuidados e com ajuda da internet, fazer marketing para atrair e se relacionar com pacientes é algo totalmente possível e altamente recomendável. Portanto, caro empreendedor do setor da saúde, siga as dicas deste artigo e faça seu trabalho ser conhecido e reconhecido a partir das dicas que apresento adiante:

1 - Respeite o código de ética médico

Antes de qualquer ação de marketing, leia o código de ética da publicidade médica clicando aqui. Algumas ações são expressamente proibidas, tais como: divulgar tratamentos que fogem da sua especialidade; usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado” e outras do mesmo sentido; garantir bons resultados em tratamentos; e o mais comum entre as ações erradas: expor a figura do paciente em anúncios e propagandas que mostrem resultados de tratamentos. Além dessas, existem outras proibições que devem ser evitadas. Não corra riscos desnecessários e faça um marketing efetivo dentro da ética profissional.

2 - Divulge seu consultório médico localmente

A internet tornará sua marca e seus conteúdos globais, mas seus pacientes terão a necessidade de encontrá-lo fisicamente, portanto, facilite a localização de seu consultório para quem fizer a pesquisa pela internet. A ferramenta mais indicada é o Google Meu Negócio. Essa ferramenta do Google permitirá que as pessoas encontrem seu consultório com mais facilidade nos próprios resultados de pesquisa. O resultado indicará seus telefones de contato, endereço e a real localização a partir do Google Mapa.

Outra dica que pode ajudá-lo a ser encontrado na sua região é sempre dar destaque ao seu endereço físico no site da sua clínica, caso tenha, e através das redes sociais, como Facebook e Linkedin. Publiquei um artigo recente explicando um pouco mais sobre divulgações locais na internet, você pode acessá-lo clicando aqui.

3 - Tenha um site profissional para converter pacientes

Muita gente acha que basta ter uma página no Facebook e um site passa a ser irrelevante. JAMAIS! Sites "cartões de visitas" deixaram de ser relevantes há bastantes tempo e se esse for o caso de sua clinica, realmente a estratégia deve ser repensada. Um bom site para um consultório médico deve ser agradável visualmente e apresentar, de forma profissional, sua esquipe e seus tratamentos, mas não para por ai, ele precisa estar dentro dos critérios de otimização do Google para que seja facilmente encontrado por quem pesquisa sobre o segmento e, ainda, oferecer uma ferramenta de comunicação e conversão para os pacientes. Ofereça informações escritas ou visuais com o objetivo de informar seus pacientes e crie um sistema de pré-agendamento onde as pessoas poderão, através do seu site, escolher melhores dias e horários para se consultar. Essas ações certamente aumentarão a produtividade de seu consultório.

4- Use o Facebook para atrair e se relacionar com pacientes

As pessoas estão no Facebook, portanto, seus pacientes e futuros pacientes também estarão. Não se esconda das pessoas que precisam do seu conhecimento e mostre seu conteúdo através desta incrível rede social. O que você deve fazer?

- Crie uma página para seu consultório ou para você mesmo. Lembre-se, pessoas utilizam perfis pessoais, empresas ou profissionais liberais utilizam páginas.

- Atualize todas as informações de apresentação. Não deixe suas informações incompletas. Isso será importante para que as pessoas conheçam melhor suas especialidades.

- Utilize sua página para divulgar conteúdo informativo. Dicas e orientações que não se caracterizem como consultas online. Ajude as pessoas criando uma reputação a sua imagem. Esse é o grande valor que as redes sociais podem oferecer a sua empresa.

- Faça anúncios. O Facebook oferece uma ferramenta completa de publicidade segmentada. Ela pode ser utilizada para ajudá-lo.

Gostou das dicas? Deixe suas dúvidas nos comentários e vamos conversar.

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