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4 Dicas para encantar e fidelizar seu cliente

4 Dicas para encantar e fidelizar seu cliente

Encantar clientes é hoje, certamente, um dos principais desafios dos pequenos negócios. A concorrência acirrada, juntamente com as expectativas cada vez maiores dos consumidores quanto à qualidade e personalização de atendimento, produtos e serviços, além de transparência e propósito das empresas, exigem agilidade e inovação por parte dos empresários e gestores.

Porém, a partir de pesquisa, conhecimento, benchmarking e observação do mercado e clientes, é possível transformar o encantamento dos clientes em um diferencial competitivo. O que os empresários precisam entender a respeito desse assunto é que as pessoas normalmente consomem produtos e serviços que unem a resolução de um problema a emoções positivas antes, durante e após o consumo.

Isso significa que, antes de tudo, a empresa deve focar não apenas na venda, mas sim na experiência de consumo do cliente. É necessário trabalhar o relacionamento desde o primeiro contato. O cliente se encanta quando sabe que é importante para a empresa e que entrega mais do que o esperado, quando ele consegue enxergar os benefícios desse
consumo, e sabe que pode confiar no negócio. Há geração de valor – ele consegue mais informações sobre o produto ou serviço e mercado do setor, recebe atendimento personalizado e altamente qualificado e mantém relacionamento com a instituição após a compra, que envia conteúdos de acordo com suas necessidades e é de fácil contato quando ele precisa. Ou seja, essa empresa se torna uma referência para ele.

Se você deseja, mais que atender, encantar o seu cliente, confira algumas dicas:

1. Ofereça uma experiência memorável

Sua empresa é facilmente localizada pelos clientes na internet? Como é o processo de compra do seu produto ou serviço? Simplificado, descomplicado? E o pós-vendas, como funciona? Faça com que seu negócio atue de maneira integrada, ofertando uma ótima experiência de compra e mostrando ao cliente que ele pode confiar na empresa. Facilitar e personalizar o caminho do cliente é um aspecto muito importante para encantá-lo.

2. Produza conteúdo

Além de ofertar qualidade no produto ou serviço, entregue também conteúdo e conhecimento ao seu cliente. É importante mostrar que seu negócio é referência no que faz. Se é uma loja de roupas, por exemplo, você pode criar posts e textos sobre moda, tendências, dicas de estilo etc. Os clientes buscam, antes de efetuar compras, informações gerais sobre o assunto no qual estão interessados. E, se sua empresa for referência, será provavelmente a primeira opção de compra dele.

3. Inove constantemente

Para se manter competitivo e encantar os clientes, é fundamental que haja investimento contínuo em inovação. E não é, necessariamente, preciso investir dinheiro nesse processo. É possível olhar para dentro de seu negócio e verificar o que pode ser melhorado, implementado, otimizado. Há melhorias que são feitas em processos que são desconhecidos pelos clientes, mas que trazem retornos positivos ao negócio e se traduzem em maior satisfação pelo consumidor final. Observar a concorrência, o mercado e o próprio negócio são as dicas de sucesso para pensar e implementar as inovações;

4. Invista em sua equipe

Como é a gestão da sua equipe? Os funcionários de sua empresa são e estão engajados? Conhecem os produtos e serviços que estão vendendo? Sabem convencer e encantar os clientes com um atendimento diferenciado, cordial, eficaz? É fundamental capacitar a equipe de colaboradores tanto no aspecto técnico quanto no comportamental e, além disso, criar um ambiente de trabalho agradável e positivo, onde as pessoas possam se desenvolver profissionalmente e colher bons resultados. Isso influencia diretamente na satisfação do cliente final, que é atendido por pessoas que “vestem a camisa” da empresa.

E então, sua empresa está encantando os clientes? Com essas dicas, você pode aplicar novidades no dia a dia do negócio, e assim atrair novos clientes e encantar os atuais. Lembre-se de buscar capacitação contínua e estar atento às tendências do mercado.

Clube Sebrae
Jéssika Tristão
Jéssika Tristão Seguir

Administradora e apaixonada por empreendedorismo. Analista de marketing no Sebrae ES. Entusiasta de inovação e colaborativismo.

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