[ editar artigo]

4 dicas para ter um site de sucesso!

4 dicas para ter um site de sucesso!

O site é o espaço da sua empresa na internet.  O local onde você tem total controle sobre tudo o que é publicado, onde estão presentes todas as informações sobre o seu negócio e os clientes podem conhecer sua marca, seu serviço ou produto mais a fundo.

Criar um site, entretanto, não é garantia de sucesso na internet e aumento imediato de vendas, ao contrário do que bastante gente ainda acredita. É comum ouvirmos de pequenos empresários que investiram na criação de um site mas não tiverem nenhum tipo de resultado com isso.

Para que você compreenda o que um site precisa ter para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet e te trazer benefícios, separei 5 dicas fundamentais. Confira ;)

1. Focar em SEO é imprescindível para o sucesso do seu site!

Pense comigo: de que adianta ter um site se as pessoas não conseguem encontrá-lo? Estar bem posicionado nos buscadores, como o Google, quando alguém procura informações relacionadas à área de atuação da sua empresa é mostrar-se referência no ramo e facilitar o trabalho de quem precisa contratar o seu serviço.

Para que isso aconteça, é preciso ficar de olho no SEO (Search Engine Optimization), que são estratégias de otimização para os motores de busca. Isso ajudará sua página a estar bem ranqueada, ou seja, em uma posição relevante nas buscas.

Mas além de um conjunto de regras que o site precisa cumprir, o SEO está relacionado diretamente com a qualidade da experiência que você está proporcionando aos usuários. Por isso, existem empresas que conhecem as regras básicas, mas ainda assim não estão satisfeitas com o resultado obtido.

Para garantir que você esteja entregando aquilo que seu consumidor espera receber, é essencial entender qual é o público da sua empresa. A partir do momento que você souber com clareza o que as pessoas esperam do site da sua marca, ele se tornará mais relevante e isso se refletirá do resultado do ranqueamento.

2. Mostre com clareza o que você vende

É bacana ter uma história diferente e teorias interessante, mas tenha cuidado! O ser humano é bastante visual, por isso apenas textos longos dificilmente vão convencer os visitantes de que seu produto ou serviço é o que eles precisam.

Vídeos são bem práticos e uma maneira interessante de deixar claro o funcionamento do seu produto ou serviço. Caso você trabalhe com a venda de produtos, você pode mostrar qual é a composição, o material utilizado, qual sua resistência e, principalmente, como ele funciona. Se sua empresa presta serviços, você pode mostrar um pedacinho do processo, como ele é realizado, quais são os impactos que ele causa para quem o contrata e os resultados finais.

E quem melhor que seus próprios clientes para contar um pouquinho mais sobre as vantagens do seu produto/serviço, não é mesmo? Incentive que eles gravem vídeos também e publique em seu site. Além de ser uma recomendação para quem ainda não conhece sua marca, o consumidor que gravou o vídeo pode se sentir lisonjeado em aparecer no seu site, fortalecendo o relacionamento da sua marca com ele.

3. Dê o devido valor às imagens

Se você está vendendo um produto maravilhoso, precisa se certificar de que as fotos presentes no site exponham todo esse potencial. Tenha em mente que o visitante da sua página não pode pegar no produto para ver com mais detalhes ou então conferir ao vivo os resultados do seu serviço. Portanto, todas as características positivas precisam estar bem claras nas imagens.

Caso sua empresa não consiga contratar um fotógrafo profissional, verifique se as imagens estão bem iluminadas, livres de ruídos, se a resolução é adequada e se a edição está de acordo. Pense em maneiras de destacar seu produto, fazer com as imagens sejam visualmente agradáveis e despertar o desejo.

4. Utilize a quantidade correta de texto

Todos os esforços precisam ser realizados para evitar que os clientes saiam da sua página para fazer outras buscas. Se sua página tiver uma enorme quantidade de texto, as pessoas ficarão desanimadas com a leitura e acabarão não lendo nada. Sendo assim, procure evitar informações pouco relevantes. Caso contrário, cairemos no mesmo erro das páginas com pouco conteúdo.

O texto precisa ser completo, claro e objetivo. Assim você garante a relevância do conteúdo e os leitores  terão confiança de que encontrarão tudo que necessitam, sem ficar com muitas dúvidas. Então fique livre de enrolação, frases mal construídas e parágrafos sem sentido. Busque utilizar palavras simples e lembre que o cliente pode não conhecer todos os termos técnicos que você, então produza o conteúdo para que um leigo consiga compreender sem dificuldade.

5. Cuide com a velocidade do site

Principalmente com o aumento da popularidade dos smartphones, a maioria dos acessos vêm de aparelhos móveis, que muitas vezes usam pacotes de internet com dados e franquia limitados. Ou seja, se você tiver um site pesado, que demora pra carregar ou que aparece desconfigurado em diferentes telas e exige paciência do usuário, ele logo parte pra outra.

Como o objetivo do Google é fornecer a melhor experiência possível, ele leva em consideração o tempo de carregamento na hora de exibir os resultados da busca.

Pensando nisso, é importante que você verifique se seu site possui somente o necessário. Muitas vezes, há elementos desnecessários (como animações) que dificultam o carregamento do site.

Outra possibilidade é que as imagens estejam em sua maior versão. A resolução delas raramente será maior do que 1 MB. Por esse motivo, recorte as imagens e deixe elas em um tamanho adequado.

Por fim, confira a velocidade do seu servidor. Uma escolha errada de hospedagem pode atrapalhar o carregamento e dificultar seu ranqueamento.

Bastante coisa pra pensar, né? O segredo é basicamente pensar em proporcionar a melhor experiência, o resto é consequência :)

Precisa de ajuda para trabalhar com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você