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4 Dimensões para o domínio do Scrum

4 Dimensões para o domínio do Scrum

Uma importante citação de Ken Schwaber é:

“O Scrum leva dois dias para aprender e uma vida inteira para dominar.”

Então, como você começa essa jornada em direção ao domínio do Scrum? Se você já está nessa jornada, como você continua progredindo?

Quando eu embarquei na minha própria jornada rumo ao domínio do Scrum, eu estava ansioso para aprender. Eu fiz cursos de Scrum. Participei de conferências ágeis. Li livros e blogs. Há muitos recursos disponíveis – alguns bons, alguns ótimos, e infelizmente alguns ruins.

O que aprendi ao longo dos anos é mantê-lo simples.

Eu confio em uma mentalidade ágil para me guiar. E concentro essa mentalidade ágil em quatro áreas principais que afetam a eficácia do Scrum e permitem os benefícios da agilidade nos negócios.

4 Dimensões para o domínio do Scrum.

# 1 – Identidade da equipe

O Scrum não resolve seus problemas. As pessoas sim. O que o Scrum faz é ajudar a tornar seus problemas dolorosamente transparentes para que as pessoas possam criar as soluções criativas.

Você deve ter uma apreciação por equipes e os indivíduos dentro dessas equipes. Você deve fornecer a essas equipes o conhecimento, as habilidades e as ferramentas para trabalhar de forma produtiva em conjunto.

Uma equipe começa com um conjunto de indivíduos. Juntos, eles formam um organismo inteiramente vivo. Este novo organismo desenvolve uma identidade ao longo do tempo. À medida que novas questões e desafios surgem, uma equipe deve constantemente procurar descobrir e evoluir sua identidade. Desenvolver uma identidade de equipe permite uma auto-organização e colaboração eficazes.

# 2 – Processo de equipe

Enquanto uma equipe descobre quem eles são, eles também estão descobrindo a melhor forma de trabalhar juntos.

Scrum não é um processo nem uma metodologia; é um framework. O Scrum fornece limites e orientação por meio de responsabilidades dos papéis do Scrum, transparência com os artefatos do Scrum e oportunidades de inspeção e adaptação com os eventos Scrum. Um Time Scrum define seu processo dentro do framework Scrum, incluindo práticas, ferramentas e como as pessoas trabalham juntas.

Para melhorar o processo da equipe, deve haver transparência no processo. As equipes devem entender como seu processo está afetando seus resultados. As equipes devem inspecionar aspectos do processo para procurar oportunidades de melhoria. Eles também precisam perceber quando as circunstâncias em torno deles estão mudando e precisam adaptar seu processo para enfrentar novos desafios.

# 3 – Valor do Produto

O produto é o objetivo do que você está fazendo. O produto é porque você cria equipes. O produto é porque você faz Scrum. Portanto, você deve se concentrar em entender e aumentar o valor do produto.

Isso inclui compreender as diferentes motivações, necessidades e comportamentos de usuários e clientes. Você deve saber o que define valor para o seu produto e realmente medir o valor entregue. Fique atento aos aspectos do ambiente e tendências que afetam o produto. Considere como você está garantindo o alinhamento entre o que você está construindo e como ele cria valor para a organização, e evolua com o tempo.

# 4 – Organização

As organizações fornecem estrutura e cultura, o que influenciará as equipes e os produtos que vivem dentro da organização.

A estrutura inclui o modelo de negócios, que é essencialmente a forma de operar com sucesso o negócio. Também inclui como funcionários, parceiros e provedores de serviços são organizados. A estrutura freqüentemente influencia processos e políticas organizacionais.

A cultura é um conjunto de hábitos que une as pessoas em um corpo coeso. A cultura é uma maneira de ver as coisas, de saber o que fazer em circunstâncias específicas. A cultura emerge da soma de todo o comportamento humano dentro de uma organização. É frequentemente influenciada pela estrutura e pelos processos organizacionais, incluindo papéis, metas e incentivos.

Maximizar os benefícios do Scrum geralmente significa desenvolver cultura organizacional, processos e possivelmente estrutura. Você deve saber como a organização está permitindo ou inibindo o sucesso do seu Time Scrum para influenciar a organização.

Conclusão

Enquanto o Scrum é simples, o domínio do Scrum é sobre o que você traz para a jornada. Você deve trazer sua criatividade e sabedoria, mas também sua curiosidade, determinação e habilidades. Estas quatro dimensões podem ajudá-lo a simplificar, dando-lhe uma lente através da qual você pode observar resultados e comportamentos. Esta lente lhe da foco e clareza para que você possa refletir e agir.

Quando você se sentir de mão atadas e desamparado, volte à simplicidade dessas quatro dimensões: Identidade da equipe, Processo da equipe, Valor do produto e Organização. Aplique uma mentalidade ágil ao olhar pela lente. Veja onde sua equipe está prosperando e onde eles precisam de apoio. Use a postura de um servo-líder para guiar suas ações (e às vezes não-ações intencionais).

Como você usará essas quatro dimensões para ajudá-lo em sua jornada em direção ao domínio do Scrum?

Fonte: Stephanie Ockerman

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Joacir Gonçalves Dos Santos
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Empreendedor de Tecnologia, co-fundador e CTO da Aelian.

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