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4 erros comuns no layout que comprometem o sucesso do seu site

4 erros comuns no layout que comprometem o sucesso do seu site

O site de uma empresa é o espaço onde ela concentra todas as informações relevantes sobre o negócio em um único lugar, facilitando a busca para o cliente e servindo como uma vitrine online da marca. Seguindo essa lógica, não faz sentido algum ter um site bagunçado, pouco funcional, ou ainda que não carrega, certo?

Quando o usuário não tem uma experiência positiva com a página e não encontra o que estava buscando, a solução que ele encontra é simples: sai da página atual e entra em outra concorrente que ofereça um produto ou serviço semelhante ao seu, mas com uma usabilidade maior. Por isso, preocupe-se em conquistar o cliente online, já que isso pode influenciar diretamente suas vendas.

A visita de um usuário ao site da empresa deve ser pensada como uma ida à loja física. Ou seja, as sensações agradáveis que ele teria em seu estabelecimento devem ser replicadas para o ambiente online: bom atendimento, fácil acesso às informações, visual impactante etc.

Desse modo, investir em um layout funcional deve ser uma prioridade da empresa, visto que é um dos aspectos mais importantes da experiência do usuário. Pensando nisso, apresento 4 dos erros mais comuns em relação ao assunto. Garanta que você não cometa nenhum deles ;)

1. Não ter um site adaptado a dispositivos móveis

Até pouco tempo atrás, não se imaginava que o celular se tornaria o principal meio de acesso à internet. Mas basta olhar com atenção ao nosso redor para vermos pessoas vidradas nas telinhas desses aparelhos, independente de onde estejam. Segundo a pesquisa nacional sobre hábitos de utilização da internet no Brasil, o smartphone já é considerado por 69% dos internautas brasileiros o principal meio de acesso à rede.

Isso significa que ter um site que não pode ser acessado perfeitamente tanto em computadores e notebooks quanto em tablets e celulares é perder quase 70% das oportunidades de negócio, ou seja, inadmissível.

Para isso, é fundamental garantir que seu layout seja responsivo ou seja, que se adapte com qualidade a todos os tamanhos de tela, não comprometendo q qualidade do acesso e oferecendo uma experiência positiva sempre.

2. Demorar para carregar

O mundo hoje é muito dinâmico. O acesso fácil à internet e o tempo cada mais escasso em nossa rotina atarefada faz com que não tenhamos muita paciência na hora de procurar por informações que precisamos. Sendo assim, um dos principais fatores que fazem com que um usuário desista de acessar um site é o tempo que ele leva para carregar.

Isso é comprovado por meio de pesquisas que mostram que 53% dos brasileiros não esperam mais que 3 segundos para que um site seja carregado e o abandonam.

O Google identificou esse comportamento do usuário e, buscando oferecer soluções para o usuário, penaliza páginas com um tempo alto de carregamento em suas buscas. Os algoritmos levam esse fator muito em consideração ao posicionar uma página nos resultados de pesquisa. Portanto, se você quiser que as pessoas encontrem sua empresa quando realizarem alguma pesquisa por termos relacionados a seu negócio no buscador, fique atento à algumas dicas:

- evite imagens muito pesadas, otimize-as por meio do TinyPNG, preservando a qualidade;

- não use Flash, alguns aparelhos não tem o plugin instalado e é uma tecnologia pesada, que carrega com dificuldade;

- foque em um layout leve: muitos banners, botões e anúncios farão com que o site perca velocidade no carregamento

3. Confusão e falta de objetividade nas informações

A internet transformou completamente a forma de consumo. Segundo o estudo “Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo“, o consumidor já não compra mais sem antes buscar informações online, deixado clara a necessidade de as empresas se mostrarem presentes e ativas neste ambiente.

Sendo assim, certifique-se de que informações fundamentais como endereço, e-mail e telefone sejam fáceis de encontrar e identificar. Cuide também com a disposição das demais informações e com a clareza delas. O texto precisa estar escrito de maneira a não deixar dúvidas, indo direto ao ponto, contendo os diferenciais da marca e a descrição completa dos produtos ou serviços oferecidos.

4. Amadorismo no layout

Tratando-se se layout de sites, as tendências estão sempre sendo atualizadas e existem opiniões distintas sobre o que é mais funcional, bonito ou agradável, assim como em outras áreas do design.

Porém, é possível identificar alguns aspectos que causam impacto no usuário e que podem influenciar na imagem que o cliente constrói da sua marca, independente de gosto pessoal ou opinião diversa. Abaixo, listo alguns detalhes que passam a ideia de amadorismo em um site:

- presença de pop-ups e anúncios indesejados;

- nenhuma possibilidade de personalização do layout;

- aplicação de tecnologias muito antigas e ultrapassadas.

Tenha em mente que o site é como o cartão de visitas da sua empresa. Se ele não se encaixa com os parâmetros de usabilidade, o usuário terá uma impressão ruim da empresa em geral, não apenas da página em si. Portanto, invista na profissionalização dos seus meios digitais!

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Thaís Verdério
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Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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