[ editar artigo]

4 fatores que influenciam muito no resultado das suas ações de Marketing Digital

4 fatores que influenciam muito no resultado das suas ações de Marketing Digital

Muitas micro e pequenas empresas já entenderam a importância de marcar presença na internet e conseguem enxergar o potencial de um site bem construído, de redes sociais bem alimentadas ou ainda de um blog com conteúdo relevante para o seu público.

Investir em Marketing Digital não é privilégio de grandes empresas, muito pelo contrário. Empresários autônomos e estabelecimentos de pequeno porte encontram excelentes oportunidades online, muitas vezes com investimentos bem menores do que em mídias tradicionais (jornal, rádio, televisão, panfletos, etc). 

Porém um erro bastante comum entre quem está começando é pensar que os esforços em Marketing Digital, sozinhos, vão aumentar imediatamente a receita da empresa e choverão compradores por todos os lados, independente de qualquer coisa.

O processo de venda de um produto ou serviço é complexo, por isso existem diversos fatores que influenciam na decisão de compra. É claro que um dos objetivos do Marketing Digital é atrair clientes, mas para que isso aconteça de fato, é fundamental analisar seu modelo de negócio como um todo e prestar atenção em outros aspectos que também são bastante importantes.

Listo aqui 4 desses aspectos para que o assunto fique mais claro e você possa fazer uma auto análise, alterando o que for preciso dentro da sua empresa e talvez até compreendendo o motivo do seu investimento não estar te trazendo o retorno pretendido.

1 - Qualidade do atendimento

Uma vez que sua empresa investe tempo e dinheiro para conquistar visibilidade na internet, é fundamental que ela conte com uma equipe preparada para atender essa demanda, utilizando ferramentas online.

Ainda é comum vermos empresas anunciando no Facebook, por exemplo, mas quando um possível cliente entra em contato pela página em busca de mais informações ou solicitando um orçamento, ele é orientado a fazer um novo contato pelo telefone. O papel das redes sociais é justamente facilitar a comunicação e deixar o processo mais prático para o consumidor, então para que dificultar? Se você entrasse em contato com uma empresa pelo telefone e o atendente te pedisse para enviar um e-mail, você acharia estranho, certo? A lógica é a mesma.

O atendimento online precisa ser igualmente efetivo e cordial quanto é o atendimento na loja física. Não responder comentários, responder de forma grosseira, demorar para dar atenção ao cliente e não utilizar o português corretamente são alguns dos principais erros cometidos por pequenas empresas nas redes sociais. Fique atento!

2 - O tipo de produto/serviço oferecido

Um pastel é muito mais fácil de vender do que um apartamento. Você precisa entender como funciona o processo de compra do seu produto para saber o que esperar.

Um produto que é vendido por impulso, como doces caseiros, por exemplo, precisa de um investimento e tempo de divulgação diferente de um serviço de necessidade, como um eletricista. Um produto de alto valor agregado, como um carro, exige muita pesquisa e tempo para que o consumidor decida pela compra. Uma empresa que trabalha com um serviço ou produto ainda não muito conhecido, como instalação de energia solar, precisa fornecer muita informação e educar o consumidor sobre o funcionamento e os benefícios disso na vida dele.

Enfim, é preciso ter em mente que cada caso é um caso. O resultado que a padaria da esquina conquistou não é o mesmo que sua empresa conquistará, ainda que utilize exatamente a mesma estratégia. Pois vários aspectos interferem, também, no seu resultado. Como o atendimento prestado por seus funcionários, os preços oferecidos, a variedade de produtos, a localização, entre outros fatores que são decisivos.

3 - Preço

Se você entendeu como funciona o processo de compra do seu produto, sabe quem é o público que precisa atingir, está caprichando no atendimento, pessoas estão interessadas no que você tem a oferecer, orçamentos estão sendo solicitados, as visitas na sua loja física aumentaram, mas mesmo ainda sua empresa não está conseguindo vender, é preciso olhar com mais atenção para seu modelo de negócios.

Muitas vezes você pode estar trabalhando com um preço diferente do praticado no mercado. Se esse preço se dá por alguma vantagem exclusiva ou qualidade especial, é essencial que você trabalhe mais na argumentação, na construção de valor, ou então foque em atingir um público ainda mais segmentado.

4 - Entender o momento

Estar por dentro do que acontece no seu mercado é muito importante para a tomada de certas decisões. Por isso, é bacana estar sempre em contato com empresas do mesmo ramo, acompanhando seus movimentos e trocando algumas ideias. 

Outra fonte de informação muito rica é o próprio cliente. Tente manter sempre um diálogo honesto com ele, entendendo o momento em que ele está vivendo e quais são suas necessidades atuais.

A situação econômica da sua cidade, estado e até do país influencia todos os setores, mas, muitas vezes, de maneiras diferentes. Uma vez que você tem o cenário atual do seu ramo de trabalho bem compreendido, fica mais fácil identificar como a economia afetará o seu negócio e agir para manter o ritmo.

Ou seja, nada de pensar que a famosa crise é a culpada por tudo de ruim que acontece com a empresa e logo sair cortando investimentos por aí. É nessa hora que a divulgação merece atenção especial, já que muitos dos seus concorrentes deixaram de se preocupar com isso, você tem maior chances de se destacar e ser lembrando pelo cliente que estiver à procura do seu produto ou serviço.

Uma coisa é certa: quem não é visto, não é lembrado! Por isso faça testes, converse com sua equipe, se policie, entenda seu consumidor e aproveite da melhor forma possível todas as oportunidades que o Marketing Digital tem a oferecer :)

Precisa de ajuda para trabalhar com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você