4 motivos porque algumas empresas não inovam

No ano passado fizemos um evento que reuniu gestores de grandes empresas brasileiras e conseguirmos definir quatro grandes motivos para as empresas não inovarem: liderança, cultura, pessoas e estrutura. Inovar de forma continua é sempre um movimento de cima para baixo.

A liderança tem um papel fundamental em traçar direcionamentos e colocar esse tema na agenda estratégica do negócio. O grupo apontou que a falta de estabelecimento de prioridades e de visão de longo prazo, somados com a pressão dos resultados de curto prazo fazem com que iniciativas que visam garantir o futuro do negócio sejam desprezadas em relação àquelas rotineiras e operacionais.

Quando falamos em questões culturais voltadas para inovação, foram citados pelo menos três motivos: falta de tempo, medo de errar e ambiente de trabalho conservador. Evidentemente ninguém tem tempo sobrando na empresa mas alocação dele para gerar e conduzir os projetos de inovação não há como sistematizá-lo. Além disso, inovar significa fazer algo que ainda não foi feito, portanto sempre haverá incerteza. Isso significa que correr o risco faz parte do processo. O último tópico levantado da dimensão cultura diz respeito ao pouco estimulo da criatividade no ambiente de trabalho. Com a padronização dos processos, muitas empresas acabaram criando uma barreira contra a busca por formas alternativas de executar as atividades.

Falando em pessoas, as dificuldades encontradas invariavelmente recaíram sobre a falta de mecanismos claros de reconhecimento ou recompensa. Em toda empresa inovadora existe alguma forma de incentivo formal ou informal. Essa simbologia é importante para fomentar o comportamento desejado. A baixa diversidade decorrente de uma política muito restrita de recrutamento e seleção também explica parte da questão. Muitas pessoas com o mesmo perfil pensam da mesma forma, o que não é bom em se tratando de buscar novas soluções.

Existe um ditado que diz que cachorro com muitos donos morre de fome. A inovação sem coordenação definida também. A falta de uma estrutura que funcione como mobilizadora para o processo de inovação pode tornar essa atividade muito difícil. Isso não significa que todos os projetos serão desenvolvidos por essa estrutura, mas sim que haja uma visão de portfólio e uma coordenação para isso.

É muito comum ouvirmos reclamações das dificuldades mercadológicas e institucionais explicando a dificuldade de competir. Muitas vezes a solução está na própria empresa. Comece avaliando esses 4 fatores.

Felipe Ost Scherer
Felipe Ost Scherer Seguir