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4 pequenas ações para incentivar o crescimento da sua página nas redes sociais

4 pequenas ações para incentivar o crescimento da sua página nas redes sociais

O dia a dia de um pequeno empresário não é fácil. Muitas vezes, é o próprio proprietário do negócio quem atende os clientes, repõe o estoque, faz o financeiro, o administrativo, gerencia as redes sociais, organiza o estabelecimento, dá uma limpadinha, contrata e treina funcionários... Ufa! Haja horas no dia, não é mesmo?

Apesar da correria, adquirir o hábito de estar sempre conectado no universo virtual e pensar em formas de atrair novos clientes, assim como manter os atuais, é fundamental para o sucesso da empresa.

Grande parte das micro e pequenas empresas já se deram conta de quanto as redes sociais podem contribuir para o seu crescimento, é o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria Morning Consult, a pedido do Facebook. Segundo o levantamento,  75% dos pequenos negócios afirmaram que suas vendas aumentaram graças ao trabalho realizado com as páginas no Facebook. Isso significa que vale a pena investir uma parcela do seu tempo (e orçamento) para aumentar a visibilidade da sua marca e construir um relacionamento com potenciais e atuais clientes.

Se você faz parte desses 75% e já tem sua página ativa, maravilha! Eu te dou ainda 4 dicas de pequenas atitudes que você pode estar deixando pra trás, mas que ajudam no crescimento da sua página no Facebook e perfil no Instagram. Confere aí ;)

1 - Convide quem interagiu com o post no Facebook para curtir a página

Quando você faz um anúncio ou impulsiona uma publicação no Facebook, é possível traçar um perfil de público ideal baseado em dados como localização, idade, interesses e comportamento. A partir disso, o Facebook vai exibir seu conteúdo para pessoas que se encaixam no perfil escolhido, mesmo que ainda não conheçam sua marca e nunca tenham interagido com você anteriormente.

Essa é uma grande oportunidade para atrair novos seguidores qualificados para sua página, já que são pessoas que se interessaram pelo seu anúncio e, logo, as chances de se tornarem consumidores é grande. Caso o conteúdo do post em si não tenha sido suficiente para o usuário curtir sua página por vontade própria, você ainda pode incentivá-lo um pouquinho mais enviando um convite.

O processo é simples: clique no número de curtidas e reações que o anúncio teve, você verá uma lista com o nome das pessoas e logo ao lado uma opção de "convidar", caso o usuário ainda não curta a página e nem tenha sido convidado. Basta clicar ali para que o usuário receba uma notificação informando sobre o convite.

Ese pequeno gesto pode resultar em um crescimento maior da sua página, assim como fortalecer a imagem da sua empresa na cabeça do cliente, já que ele estará entrando em contato com você mais uma vez.

2 - Assim como no item 1, siga quem curtiu sua publicação no Instagram

Da mesma forma que acontece no Facebook, no Instagram sua empresa também consegue atingir pessoas dentro de um perfil específico e que não tenham interagido com a sua página ainda. A diferença é que não existe a opção de convidar para curtir o perfil, mas sim de seguir a pessoa.

Seguir alguém que interagiu com seu anúncio é uma maneira de reforçar o nome da sua marca e, se o cliente perceber que você compartilha conteúdo relevante para ele, ele pode te seguir de volta.

Com uma base de seguidores ativos e qualificados, você consegue trabalhar para incentivar um engajamento frequente. Um bom conselho é explorar o Stories, funcionalidade do Instagram em que é possível publicar vídeos e fotos que ficarão disponível para todos os seus seguidores por 24h. Assim você se mantém ativo com frequência, sem passar a sensação de estar publicando demais.

3 - Mantenha uma alta taxa de tempo de resposta

Na sessão de "sobre" da página no Facebook, no canto direito, a rede social faz uma média do tempo que leva para que uma mensagem enviada via inbox (messenger) seja respondida.

Se essa taxa for muito baixa, ela pode desencorajar o usuário a tirar alguma dúvida, solicitar um orçamento ou pedir mais informações para sua empresa por meio da ferramenta de mensagens, já que sabe que a resposta não virá tão cedo. Portanto, fique atento! Habilite as notificações da página no seu perfil pessoal e acompanhe sempre que alguém enviar mensagens, ou mesmo comentar nas suas publicações.

Caso você realmente não tenha tempo para se dedicar a isso, peça ajuda. Adicione seu sócio ou algum funcionário de confiança como administrador da página e o oriente para que as respostas sigam um padrão de linguagem, sejam sempre simpáticas e prestativas.

4 - Não abrace o mundo com as pernas

Gerenciar a página de uma empresa nas redes sociais não é tão simples. Como você já deve ter percebido, é importante que consiga desenvolver um trabalho relevante, esteja sempre atento e dê conta do recado.

Por mais que estar em várias redes sociais ao mesmo tempo seja ótimo para conquistar destaque online, é muito melhor manter apenas uma opção bem atualizada do que fazer o cadastro em diversas e não conseguir acompanhar nenhuma com qualidade. Se você acha que não vai conseguir oferecer uma experiência positiva para o cliente em 3 redes sociais, foque naquela em que seu público está mais ativo.

Afinal, sua empresa não tem a obrigação de estar presente em todas as redes sociais, mas sim garantir um bom trabalho em qualquer que seja a escolhida.

Seguindo essas dicas, em conjunto com uma estratégia bem fundamentada, suas redes sociais terão maiores chances de atrair novos clientes :)

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Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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