5 Dicas Importantes de Logísticas para Franquias e Varejo.
[editar artigo]

5 Dicas Importantes de Logísticas para Franquias e Varejo.

Durante os últimos 7 anos tenho me aproximado bastante dos aspectos logísticos do varejo. Tive a  oportunidade e fazer parte da criação de um e-commerce que atendeu vários estados brasileiros, gerenciei uma rede de livrarias que tinha milhões de receita com mais de 10 unidades espalhadas em vários estados e recentemente tenho 4 operações em Shopping Center em quatro cidades diferentes além de atuar como Consultor de Franquias e Redes de Varejo.

Essa experiência fez com que o varejo deixasse de ser para mim apenas ponto de venda. Atualmente quem quer ter uma rede de varejo própria ou expandir por meio da formatação de Franquias precisa necessariamente levar em conta os aspectos logísticos! Quando mal planejados, deixam escorrer seu lucro, e até mesmo esconder de você um grande prejuízo.

Abaixo estão alguns pontos importantes que devem ser considerados:

1) Cadastro do Produto:

Quando temos apenas uma loja, o cadastro do produto no sistema pode não ser tão importante, mas quando se compra para uma rede de franquias, ou se vende por meio de comércio eletrônico, o pedido pode ser do produto X e o fornecedor pode entregar o produto Y por tratarem os mesmos com nomenclatura diferente. Além disso, o inventário poderá ter vários furos por ter o mesmo produto cadastrado com códigos diferentes.

2) Controle de Estoque:

Faltar produto no ponto de venda é horrível, mas sobrar também! Não ter informações sobre seu estoque faz com que a tomada de decisão do tamanho do pedido esteja totalmente furada. E todo o empenho do transporte pode estar deixando de levar o que é necessário para levar o que já está sobrando na loja!

3) Inventário: 

Se você faz a conferência do caixa na sua loja todos os dias para ver se está batendo o dinheiro que deveria ter, deveria olhar para a sua loja e enxergar seu estoque como "notas de R$100"! Contar o estoque é contar dinheiro. Além disso, o furo de caixa pode estar sendo maquiado pela falta de produtos no estoque, que foram vendidos e não registrados!

4) Roteirização: quando se planeja um roteiro de abastecimento, a gasolina da ida pode abastecer não apenas uma lojas, mas várias! Deixando o custo médio do produto transportado ainda maior!

5) Conferência:

Nem sempre o que a loja pede é o que na loja chega. Conferir é fundamental. Caso contrário, você estará pagando por um produto que talvez nunca receberá. Graças a essa conferência já evitamos muitas perdas!

Respeitando essas dicas no Franchising ou em Redes de Lojas a chance de sucesso aumenta muito!

 

Leandro Krug
Leandro Krug Seguir

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

Continue lendo
Indicados para você