5 dicas infalíveis para conquistar seu cliente nas redes sociais
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5 dicas infalíveis para conquistar seu cliente nas redes sociais

Ultimamente eu tenho falado bastante sobre a importância da utilização de redes sociais para aumentar a visibilidade da sua empresa. O Facebook, Instagram e até WhatsApp são excelentes ferramentas para manter um relacionamento com seu atuais clientes, e também construir um com futuros consumidores.

Mas percebo que ainda existem inúmeras empresas que, apesar de perceberem valor nessa interação entre a marca e o cliente, não sabem bem como aproveitar todas as oportunidades que a internet pode proporcionar. Empresas que divulgam conteúdos relevantes para seu público, entendem quais são suas necessidades, investem para alcançar mais pessoas que se encaixam no perfil do público alvo, mas se perdem completamente quando precisam responder uma interação.

Comentários nas redes sociais, no seu blog, mensagem por inbox ou WhatsApp são valiosíssimos e provam que a estratégia utilizada pela empresa está dando certo, pois atraiu a atenção da pessoa e fez com que ela quisesse conversar mais de perto com a marca. Agora, para que haja a venda propriamente dita, é preciso atenção e um bom atendimento. Por isso, jamais perca essa chance de conquistar o cliente!

Selecionei algumas dicas importantes para situações que, infelizmente, ainda são bastante comuns entre as micro e pequenas empresas nas redes sociais. Leia a seguir e confira se você está colocando todas elas em prática ;)

1 - Facilite ao máximo o trabalho do cliente

Sua empresa pode ter a Fanpage super completa, com todas as informações visíveis, você pode ter colocado seu telefone e endereço na publicação, mas mesmo assim vai ter gente perguntando onde fica a loja nos comentários. Não poupe esforços e responda todos os comentários cordialmente, por mais que a resposta esteja clara na descrição do post.

Já vi casos de empresas que pediram para que o cliente fizesse a conta de quanto fica 3 unidades do produtos X, já que o preço está escrito no post. Isso não se faz! O cliente espera ser atendido com boa vontade, então nada de preguiça! Se ele pedir, refaça as contas, fale novamente informações que já foram ditas, explique mais um vez caso ele não tenha compreendido, deixe tudo claro por mais que pareça óbvio pra você.

2 - Esteja preparado para realizar um atendimento online

Uma situação extremamente comum é empresas que respondem comentários/mensagens nas redes sociais pedindo para que a pessoa entre em contato pelo telefone. Se o contato foi feito pelo Instagram, por exemplo, a lógica é que ele seja respondido pelo Instagram. Se sua empresa se sujeitou a estar online, e investiu tempo e dinheiro nisso, é imprescindível que ela esteja preparada para realizar esse atendimento pela internet mesmo.

Imagine o oposto, você liga para uma empresa e é orientado a entrar em contato por e-mail, por exemplo. Não parece funcional, certo? O que muitos empresários ainda não entenderam é que as redes sociais são uma forma de contato assim como o telefone ou o e-mail. Não faz sentido você dificultar o processo e fazer com que alguém, que já tirou um tempo da vida escrevendo para você, tenha que repetir o esforço, utilizando qualquer ferramenta diferente daquela que ela escolheu inicalmente.

É claro que, se a pessoa passar o telefone ou o e-mail pelas redes sociais, é possível que ela espere outro tipo de contato. Caso contrário, evite limitar o acesso a um bom atendimento. 

3 - Não economize simpatia

Eu entendo que muitas vezes estamos de mau humor, sem paciência. Mas deixar transparecer um dia ruim na maneira com que você atende um cliente é inadmissível. Converse com todas as pessoas que cuidam das redes sociais da sua empresa e deixe claro que simpatia é fundamental.

Afinal, grosserias, indiretas e sarcasmo só vão atrair uma imagem negativa para sua marca. Por isso, procure esbanjar entusiasmo, bom humor, utilize emojis (se estiver de acordo com a linguagem utilizada pela empresa) e seja gentil. Mesmo que essa não tenha sido a postura do cliente, não se deixe influenciar.

4 - Retorne os contatos

Se o cliente te mandou uma mensagem inbox solicitando um orçamento, você enviou e ele disse que ia pensar, não custa entrar em contato novamente perguntando o que ele achou da proposta, se não gostaria de conversar melhor, ou dar uma passadinha na loja.

É como dizem, o "não" você já tem. Pode ser que a pessoa tenha se interessado pelo que você tem a oferecer mas está na correria, acabou deixando pra depois, ou até visualizou a mensagem e esqueceu de ler (tem dessas). Ás vezes, precisa só um empurrãozinho para a venda acontecer :)

5 - Evite muitas mensagens automáticas

Respostas mecânicas e automáticas podem passar a ideia de descaso. Cada vez mais as pessoas buscam relações pessoais e humanas com as marcas, sendo assim, "robotizar" esse relacionamento não é o ideal.

Por mais que sua resposta seja a mesma para todas as perguntas feitas, procure chamar as pessoas pelo nome e mostrar que você tirou um tempinho para atendê-las de maneira individual e personalizada. 

É isso! Espero que essas sugestões te ajudem a conquistar clientes e construir um relacionamento bacana com eles, vindo a gerar vendas :)

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