5 erros comuns de pequenos empresários no Facebook. Você comete algum?
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5 erros comuns de pequenos empresários no Facebook. Você comete algum?

Que o Facebook é uma rede social super popular e que a maioria das pessoas fica online 24 horas por dia a gente sabe. Que muitas empresas estão vendo uma baita oportunidade de divulgar seus negócios também já não é novidade, certo? Afinal, se seus clientes estão lá, porque sua empresa não estaria?

Se sua empresa já marca presença na rede social, ótimo! Significa que você já viu o valor desse tipo de relacionamento com o cliente e entendeu que isso pode agregar muito à sua marca.

Mas será que você está realmente otimizando seu tempo e esforço para que os resultados sejam os melhores possíveis? Alguns detalhes fazem muita diferença ao desenvolver seus posts e conquistar o engajamento do seu público.

Reuni 5 erros comuns de pequenos empresários no Facebook, descubra se você está cometendo algum (ou vários) e saiba como agir para que isso não aconteça mais :)

1 - Criar um perfil e não uma fanpage

A maneira ideal de adicionar sua marca no Facebook é criando uma fanpage. Já falamos um pouco sobre isso aqui, mas resumidamente, a página permite que você tenha um número ilimitado de seguidores, te dá informações valiosas sobre quem está interagindo com você e te permite impulsionar os posts, atingindo um público específico e qualificado.

Além de que uma empresa utilizando um perfil passa a imagem de amadorismo, perde credibilidade e corre o risco de ter seu perfil excluído sem aviso prévio pelo Facebook.

2 - Falar apenas sobre seus produtos

As pessoas estão no Facebook para se divertir, conversar com os amigos e a família e se informar. Ficar postando apenas promoções e informações sobre seus produtos e serviços o tempo todo não vai atrair a atenção dos clientes.

O ideal é mesclar postagens institucionais com conteúdos que sejam relevantes pro seu público, mas que não sejam diretamente relacionados com sua empresa. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, poste sobre os as tendências de cortes, as cores de esmalte da estação, cuidados pro cabelo que o cliente pode ter em casa, etc.

Posts sobre promoção têm sua importância, você deve postá-los. Mas sempre intercalando com conteúdo. Assim, você se torna relevante para o cliente, oferece informações que aumentam o engajamento dele com a página e faz com que ele goste de seguir sua página.

3 - Adotar um visual diferente para cada tipo de comunicação

Antes de tudo, a página da sua empresa é uma extensão da sua marca. Trabalhar com mais de uma ferramenta de comunicação é super indicado, mas fique atento à sua identidade visual.

Procure utilizar um padrão de cores, linguagem e imagens. Dessa maneira, o cliente que entra no seu site consegue identificar sua empresa quando se depara com ela no Facebook, recebe um flyer ou entra na loja.

4 - Não investir nas postagens

Pouco adianta fazer post relevantes se eles não atingem seu público. O Facebook limita bastante o número de pessoas que as publicações atingem de forma orgânica, ou seja, gratuita. Pode observar, por mais que sua página esteja no ar há um tempo e você tenha um bom número de curtidas, muitas vezes as postagens não chegam a alcançar 10% dessas pessoas.

Outra desvantagem de apostar apenas em posts gratuitos é que você acaba atingindo sempre as mesmas pessoas, que já curtem sua página e já interagem com sua marca. Por meio do impulsionamento, você consegue escolher a localização, sexo, idade e interesses de quem vai ser atingido, e assim, impacta pessoas que se encaixam no seu perfil ideal, mas ainda não te conhecem, ajudando também sua página a crescer mais rápido.

E pode ficar tranquilo pois com um orçamento bem enxuto você já consegue aumentar bastante o alcance! Você tem liberdade para escolher o valor que quer investir e o tempo que quer deixar o post rolando. O mínimo é um real por dia, então é sempre bom investir um pouquinho mais que isso pra garantir um bom alcance.

5 - Deixar seus clientes no vácuo

Você se esforça pra fazer publicações atrativas, investe um dinheirinho, seleciona o público ideal e no momento que o cliente faz alguma pergunta ou comentário, seja por inbox ou na própria postagem, você demora 3 dias pra responder? Não faz sentido, não é mesmo? Afinal, se o cliente entrou em contato é porque ele espera uma resposta, e logo.

Muitos empresários têm medo de comentários e avaliações negativas em suas páginas. Erros acontecem, as pessoas entendem isso. E o fato de o cliente insatisfeito ter feito a reclamação na sua página te dá o direito de resposta. O que é ótimo! Caso contrário, ele provavelmente falaria mal por aí e você nem ia ficar sabendo.

Nunca ignore. Aproveite a oportunidade para se desculpar (mesmo que o erro não tenha sido da empresa, o cliente está sempre certo), peça um telefone para entrar em contato e resolver a situação, ou até ofereça algum agrado. Mostrar que você se importa é positivo para quem reclamou e também para quem não tem nada a ver com a história, mas viu a reclamação.

Esses são os principais erros cometidos por pequenos e médios empresários que se aventuram no universo do Facebook. Evite persistir em qualquer um desses erros e sua página tem grandes chances de conquistar vários novos clientes ;)

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Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

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Thaís Verdério
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