[ editar artigo]

5 livros que ajudaram a me tornar um empreendedor melhor

5 livros que ajudaram a me tornar um empreendedor melhor

Para mim 2017 tem sido um ano dedicado a melhorar minha produtividade como empreendedor. Como nômade digital preciso me adaptar a trabalhar em qualquer lugar, sob qualquer situação e ainda assim ser o mais produtivo possível. 
Confesso que essa é uma missão bem difícil mas tenho me empenhado e tentado melhorar isso diariamente. Para isso procuro dedicar algumas horas para estudar e melhorar a performance no trabalho, vida financeira e vida pessoal. 
Tenho feito isso por meio da leitura de diversos livros, que não só me inspiram, mas também me ajudam adaptar a rotina de trabalho de consultoria com a rotina de viagens. Como sei que esse é um problema que outros empreendedores também enfrentam, resolvi listar aqui os livros que lí nos últimos tempos e que me ajudaram muito. São eles:


Trabalhe 4 horas por semana, de Tim Ferriss


Este talvez seja o guia mais claro sobre como funciona o nomadismo digital. Este livro ensina como você pode ser produtivo ao extremo, por meio de exemplos e técnicas aplicadas por Tim Ferriss, autor do livro. 
Ao longo da obra ele relata como consegue trabalhar somente 4 horas por semana e aproveitar o restante do tempo para desfrutar da vida viajando o mundo. 
É claro que o livro acaba sendo um tanto quanto sensacionalista, mas se adaptadas para a realidade de qualquer um, as dicas podem ser uma ótima forma de aprender a trabalhar menos e ser mais produtivo. Portanto, vale muito a leitura e a adaptação das técnicas usadas por Ferriss para o dia a dia de empreendedor.


Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie


Embora o título do livro se assemelhe a um guia de auto-ajuda para pessoas que não conseguem se relacionar, na verdade esta obra é um grande guia de relacionamento com pessoas, clientes e funcionários. 
Mesmo escrito em 1937, os aprendizados de Dale Carnegie continuam muito atuais, em especial por se tratarem de assuntos relacionados a como falar com pessoas, entender sinais, conquistar a confiança e até criar uma autoridade. 
Portanto, mais que um guia pessoal ele é um grande guia profissional de como você pode se tornar um profissional mais interessante e aprender alidar com pessoas no ambiente profissional.

 

Porque fazemos o que fazemos, de Mario Sergio Cortella


Mario Sergio Cortella tenta explicar neste livro um pouco dos conflitos de gerações que vivemos no mercado de trabalho. Ele fala das frustrações e desafios das novas gerações e é um balde de água fria nos trabalhadores indignados com seus trabalhos, mas muitas vezes sem entender o motivo. 
O livro é ótimo não só para jovens que querem empreender mas também para empreendedores que terão de lidar com os desafios e frustrações das gerações mais novas no futuro.

 

Como Organizar sua vida Financeira, de Gustavo Cerbasi


Ter uma vida financeira organizada é a base para uma vida mais equilibrada e também uma empresa mais saudável. Por meio de uma linguagem simples e diversas técnicas fáceis, o autor ensina sobre o mercado financeiro e a organização de finanças pessoais. 
Tem inclusive um capítulo específico para empreendedores, especialmente pois eles precisam manter as finanças da empresa saudáveis e separadas da gestão financeira pessoal.

 

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro, de Ashlee Vance


Provavelmente o empreendedor mais admirado dos últimos tempos, Elon Musk tem uma história cheia de desafios, problemas e lançamentos grandiosos. Esse livro ajuda a entender que empreender é um desafio que depende de dedicação, sorte e os contatos corretos. 
A história de Musk certamente me inspirou a buscar meus sonhos e entender que empreender é uma arte. Que não existem limites quando se tem um sonho e que ainda é possível inovar muito, mesmo após tantos produtos incríveis já serem lançados.


E você, leu algum livro inspirador e gostaria de compartilhar? Comente e compartilhe! :)

Clube Sebrae
Fernando Kanarski
Fernando Kanarski Seguir

É Nômade Digital, já rodou por 28 países e só em 2016 pisou nos 5 continentes enquanto trabalhava remotamente. Em 2015, largou seu cargo de Sócio na agência para realizar o sonho de viajar ao redor do mundo enquanto trabalha como consultor.

Ler matéria completa
Indicados para você