[ editar artigo]

5 Perguntas antes de Formatar sua Franquia

5 Perguntas antes de Formatar sua Franquia

Semanalmente realizo reuniões com empresários que possuem negócios e que tem vontade de transforma-lo em uma rede de franquias! De fato é uma oportunidade para muitas pequenas empresas de expandir com o capital de terceiros e vender seus produtos e serviços em lugares que sozinhos não chegariam. Contudo é importante realizar as 4 perguntas abaixo:

1) Minha Marca está Queimada no Mercado?

Seu negócio possui uma marca? Excelente! Ela está registrada no INPI? Se não estiver, é importante fazer uma pesquisa para verificar a possibilidade de registro, afinal você só pode dar direitos de uso de algo que de fato é seu. Agora o mais importante é saber se quando falamos da sua marca na sua comunidade, a mesma é bem vista por ela!

2) Você percebeu que existem mercados a serem atendidos?

Você tem uma academia, uma sorveteria, uma clínica de pilates, ou até uma padaria. Esse mesmo negócio que você possui tem mercado em outros bairros, cidades ou até outros estados brasileiros? Se sim, você pode seguir em frente!

3) Você tem um conhecimento específico e experiência para ensinar?

Geralmente franqueados procuram investir em franquias porque querem aprender "a manha" do negócio. Se você tem experiência e aprendizados que podem ser manualizados para passar esse know-how a esse grupo, você está no caminho!

4) Seu negócio está dando dinheiro para você?

Para mim, franquia é coisa séria! Sempre, quando sou consultado para a formatação de franquias, avalio para ver se o negócio realmente é lucrativo, pois, se não é lucrativo ao dono, provavelmente não será lucrativo para um futuro franqueado. Se o seu negócio é lucrativo, vamos em frente!

5) Você tem produtos que podem ser vendidos em grande escala?

Se a sua franquia é de prestação de serviços, essa questão não é preocupante, mas se você é o fabricante do produto que é vendido no seu negócio, quando você tiver 5, 10 ou 50 pontos de venda, você precisará abastecer esses pontos. Você não precisa ter essa capacidade toda, mas precisa fazer um planejamento para aumentar sua capacidade.

Se você passou por essas 5 perguntas! Vamos formatar essa franquia e escalar seu negócio!

Clube Sebrae
Leandro Krug
Leandro Krug Seguir

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

Ler matéria completa
Indicados para você