[ editar artigo]

5 vantagens de oferecer conteúdo relevante como forma de ganhar autoridade!

5 vantagens de oferecer conteúdo relevante como forma de ganhar autoridade!

Quando se tem uma dúvida, curiosidade ou problema, a fonte de informações que logo nos vem a mente é o Google, não é mesmo? E com a facilidade do uso da internet em dispositivos móveis, essa busca passa a ser contínua, em qualquer lugar e sobre os mais diversos assuntos, inclusive marcas e estabelecimentos da região.

Justamente por essa abundância de informação, o usuário tem a liberdade de escolher qual é o conteúdo que ele quer ver, deixando de lado o que não lhe é interessante ou que não passa credibilidade. Pensando nisso, as marcas que desenvolvem conteúdo próprio, de qualidade, focado no seu público e conseguem divulgar isso de maneira eficiente acabam conquistando o consumidor, que tem sua dúvida ou curiosidade respondida e passa identificar a empresa como referência no assunto.

A melhor forma de oferecer essas informações para o seu público é por meio de um blog. Nele você concentra todo o material produzido e pode direcionar o consumidor, que foi atraído pelo conteúdo, para seu site, página nas redes social e ainda divulgar telefone para contato, WhatsApp e endereço da loja.

As vantagens em investir no chamado de Marketing de Conteúdo são várias, por isso selecionei os principais motivos pelos quais sua empresa, mesmo sendo pequena, deve investir na produção de conteúdo. Confira!

1 - Aumento da Visibilidade

Ser encontrado por quem busca pelo seu serviço é fundamental na conquista por novos clientes. O Google posiciona nos primeiros lugares os sites que ele considera relevantes, que tenham informações de qualidade e ofereçam uma experiência positiva ao usuário. A partir do momento que sua empresa tem um blog vinculado ao site, a frequência de palavras chaves importantes no site aumenta, ele ganha mais visitas, mais interação e assim vai conquistando relevância para o buscador.

Isso dá força para o ranqueamento do seu site e faz com que as pessoas consigam acessar seu conteúdo quando estiverem buscando por eles. Traz visibilidade para a marca e fortalece sua presença online.

2 - Autoridade na área de atuação

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, compartilhar seu conhecimento com as outras pessoas não compromete o sucesso do seu negócio, pelo contrário, faz com que as pessoas entendam que você domina o assunto e passem a olhar para a sua empresa como referência no assunto.

Quando alguém está procurando por um salão de beleza próximo, por exemplo, e encontra não só o endereço e telefone, mas também dicas de como manter o esmalte das unhas por mais tempo ou como prevenir pontas duplas no cabelo, a imagem que o estabelecimento passa é de quem domina o assunto e quer fornecer dicas úteis aos consumidores.

Dessa forma, o cliente tem mais chances de interagir com a página,  construir um relacionamento com a empresa e se transformar em um visitante assíduo, já que acompanhando o blog ele sempre estará por dentro de assuntos relevantes no mundo da beleza.

3 - Atrair sem interromper

O principal objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que o cliente chegue até você por vontade própria, porque você se fez presente quando ele precisava, o seu serviço/produto é algo em que ele tem interesse ou se sentiu atraído pelo tema que você desenvolveu, seja em um artigo no blog, um tutorial em vídeo, um infográfico, etc.

Ao contrário do estilo de propaganda onde o anunciante interrompe o conteúdo para divulgar seu produto, o intuito aqui é ser o produtor desse conteúdo. De forma com que você possa introduzir informações a respeito da empresa sem parecer invasivo e desde que elas sejam atrativas e úteis no momento. Você agrega muito valor quando soluciona um problema do usuário ou fornece a explicação que ele buscando.

Para realizar esse trabalho com clareza e objetividade é crucial conhecer muito bem seu público. Entender quais são as temáticas que mais chamam a atenção, qual a linguagem que se adéqua melhor, qual o formato que o público se sente mais confortável, onde divulgar, etc.

Ninguém conhece melhor o seu negócio e tem mais propriedade para falar sobre o tema do que você mesmo, mas caso não se sinta confortável com a escrita e produção dos conteúdos, existem profissionais que podem te ajudar.

4 - Manter um relacionamento

Um dos principais desafios das pequenas empresas é manter a fidelidade do cliente. Neste quesito, o desenvolvimento de conteúdo relevante pode ser muito útil, pois uma vez que você oferece com frequência materiais interessantes para o público, começa a ser proveitoso para ele te acompanhar continuamente, fazendo com que sua marca se fortaleça na memória dele e ele sinta vontade de compartilhar esse conteúdo para amigos e conhecidos.

Divulgar o conteúdo do seu blog nas redes sociais, segmentando de maneira correta, é uma ótima estratégia. Já que você investiu tempo e esforço no desenvolvimento da mensagem, é fundamental que ela chegue até as pessoas certas. O acompanhamento dos comentários, mensagens e interação também é imprescindível na construção de um bom relacionamento. Tente responder o cliente o quanto antes, sempre de forma prestativa, facilitando ao máximo o processo de venda.

Quer ajuda para trabalhar melhor com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde! Nós somos uma franquia de marketing digital focada em micro e pequenos empresário, estamos nas 3 maiores cidades do Paraná e podemos te ajudar ;)

- Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

- Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

- Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você